segunda-feira, 4 de agosto de 2008

X-Factor: Ameaça Terrorista

Madrox se colocou em uma missão: reabsorver suas cópias desgarradas. Ele obteve sucesso com o agente da SHIELD, mas não conseguiu fazer o mesmo com o reverendo, o que não quis dizer um fracasso, necessariamente. Porém, essa busca pode ser interrompida por uma nova ameaça, que se revela nas edições 43 e 44, da revista Wolverine.

X-Factor

No último Natal, acompanhamos a comemoração na casa do subsecretário de defesa. Sua neta abre, alegremente, todos os presentes que ganhou. Ao mesmo tempo, ele conversa com sua filha, enquanto dá algumas alfinetadas no genro, que ainda dorme. Uma cena comum em qualquer família, se um elefante de brinquedo não tentasse matar o subsecretário.

X-Factor

O homem só não morre por intervenção do genro, que é policial e atira no brinquedo mortal. No cartão que estava junto com o objeto, uma mensagem: "Queremos nossos poderes de volta. Célula X."

Voltamos ao presente, mais precisamente na cidade de Detroit. Ali, Madrox encontra mais uma cópia sua, que afirma já saber que isso aconteceria. Como ele poderia saber disso? Simples, ele se auto-denomina o maior detetive do mundo, o que gera uma piada bem divertida sobre o Batman.

X-Factor

Mas como uma cópia enviada para aprender técnicas de detetive, o que fez com maestria (ele está ciente até do rolo com Syrin e M), se tornou um bebâdo no fundo do poço? A resposta é dada pelo próprio Madrox, o detetive descobriu algo tão chocante que está bebendo para esquecer.

A cópia diz que seguiu pistas e viu padrões, sabendo o que está por vi, sobre o Uber e a verdadeira fonte dos poderes de Madrox. O que tudo isso significa? Ele diz que quando Madrox o absorver, saberá de tudo, mas o ama tanto que até pensou em se matar para impedir isso. Jamie responde que isso seria inútil, pois a morte de uma cópia, recentemente, provou que ele ganharia essas memórias. O detetive, no entanto, diz que isso ocorreu porque foi uma criada depois dos poderes se descontrolarem e que, inclusive, sabe porque isso aconteceu.

Seu suícidio não ocorreu porque não queria morrer em vão e por ainda estar em um caso. Ele aponta para uma delegacia em frente, onde o capitão é extremamente corrupto, mas sempre consegue escapar. O sósia de Jamie se revolta, pois não pode provar o que sabe, questionando que tipo de mundo é esse. Ele saca uma arma, matando o capitão e recebendo exatamente aquilo que esperava.

X-Factor

Dessa forma, dois coelhos foram com apenas uma cajadada: o tira corrupto e o próprio sósia, que evitou a absorção de suas informações por Jamie.

Ainda abalado, Jamie recebe uma ligação de Layla, que pede que o líder do X-Factor volte para casa, pois até ele chegar já terá acontecido algo.

No Distrito X, Rictor tenta uma reaproximação de Rahne. Porém, o que poderia ser uma retomada de uma antiga amizade, torna-se uma discussão feia, começando com a revolta dela com a amizade de Ric com Mercúrio e o mexicano dizendo que ela está brava por Madrox não ter dormido com ela também. Antes que a situação piore, gritos de socorro chamam a atenção deles, que correm para ajudar um menino que está sendo assaltado.

X-Factor

Mas, como Rictor disse há poucos minutos, as aparências podem enganar. Os supostos assaltantes, na verdade, eram agentes do FBI. Isso resulta na prisão dos dois heróis e com a invasão da sede do X-Factor pelos federais.

X-Factor

Quando Madrox chega, é recepcionado por Valerie Cooper. Ela explica do atentado contra o subsecretário, de autoria do grupo terrorista Célula X, composto por ex-mutantes que culpam o governo pelo Dia M. O rapaz que Rictor e Rahne ajudaram é o líder, Elijah Cross, que agora está se encontrando com Pietro Maximoff.

Segundo Elijah, a dizimação e o registro foram as primeiras etapas de algum plano do governo, sendo assim, eles não ficariam parados vendo começar a 3ª etapa. O motivo dele procurar Mercúrio é o boato que ele ajuda ex-mutantes. Quando o filho de Magneto vai "ajudar" o rapaz, é impedido por Callisto, mas antes que ela faça algo, é derrubada pela chegada de um outro Pietro. Ah, essas viagens no tempo.

X-Factor

Callisto lembra a desastrosa tentativa de recuperar os poderes, mas Pietro repete a mesma conversa já dita antes, sobre ela não ser digna. Só que, dessa vez, ele vêm com algo novo, o fato de Callisto ter sido vítima de seu "processo de aprendizagem". Segundo ele, para refinar o processo, precisaria de um intermediário, alguém que fosse um catalisador, que receberia o poder dele, passando-o para o beneficiado. Mercúrio já teria, inclusive, alguém em mente.

Quem seria esse? A mudança de cena para o depoimento de Rictor nos dá uma óbvia sugestão, mas deixemos esse assunto mais para a frente. Aqui, o ex-mutante cansa e resolve contar tudo, admitindo que conhece um membro da Célula X, chamado Robert, com pele amarela e cabeça quadrada. Este teria dito que morava no fundo do mar, dentro de um abacaxi. O depoimento é interrompido por Val Cooper, que libera o rapaz, para se juntar ao X-Factor. Quando a diretora da UNI vê o que Ric depôs, dá pouca importância. Mas quem seria esse Robert? Só alguém casado com o trabalho poderia não saber.

X-Factor

Monet e Syrin estão de volta, trazendo a menina Nicole. As duas temem que a presença do governo na sede do X-Factor seja por causa delas, mas o exército sai assim que elas chegam.

No interior da sede, Madrox pede para Layla, a menina que "sabe das coisas", informar o paradeiro da Célula X. Ela se recusa, dizendo que eles não precisariam fazer nada, pois o grupo iria se autodestruir sem ajuda. Nesse instante, Syrin, Monet e Nicole entram, o que provoca uma cena, digamos, curiosa. A menina francesa surpreende Layla Miller, o que é até meio assustador.

Monet quer expôr a verdade sobre a dizimação, não concordando com a punição do grupo. Madrox concorda, mas quer resolver pacificamente antes que os federais comecem a forçar a barra. Vendo que o X-Factor vai agir de qualquer forma, Layla dá instruções para eles.

Rictor e Madrox entram em uma loja, onde tinham que pegar sanduíches para Layla. Monet e Syrin ficam paradas em uma esquina, sendo confundidas com garotas de programa. Por fim, Guido e Rahne abrem um bueiro, mas não entram, ele por não passar pelo buraco e ela por causa do cheiro. Lupina resolve ir ao beco onde encontraram Elijah, para fazer o que faz melhor.

X-Factor

No caminho de volta, um mendigo tenta roubar os sanduíches e acaba se revelando como Fred J. Dukes, o Blob. Rictor tem certeza que ele é da Célula X, não estando ali apenas para pegar sanduíches. Tenta pressioná-lo, sob protesto de Madrox, mas em um momento de distração, Dukes acerta o rapaz à traição.

Jamie vai ajudá-lo, mas é atacado por Fatale, a antiga ajudante do Fera Negro (lembram disso?), que também tornou-se humana, mas não menos perigosa. Aliás, perigosa é a cópia do Homem-Múltiplo, resultante do ataque da moça. Ele transmite muita calma, mas dá um ataque brutal na inimiga.

X-Factor

Isso não evita que Fatale o acerte com uma lâmina envenenada, fugindo com Blob em um carro roubado. Mas, na fuga, eles passam pela esquina onde Monet e Syrin estavam, sendo perseguidos pelas mutantes. Na velocidade em que estavam, acabam se acidentando em um certo bueiro aberto.

X-Factor

Layla Miller, de fato, sabe das coisas.

Quando os dois terroristas ficam à mercê das heroínas, as duas se deparam com Medula, ex-Morlock, ex-X-Man, ex-Arma X, ex-mutante e atual membro do Célula X.

X-Factor

Gostei muito desse "novo" grupo de inimigos, bem interessante e lógico, até demorou para surgir algo assim. Lembra, inclusive, um grupo bem semelhante na série The 4400. Vamos ver como será desenvolvido e como continuará a busca de Madrox.

Eddie

P.S. título do artigo baseado em filme de um monte de gente que eu não conheço, mas que encaixa direitinho com a história.

comments powered by Disqus