segunda-feira, 12 de maio de 2008

X-Factor: Mentes Perigosas

Jamie Madrox iniciou uma complicada missão. O rapaz pretende localizar e reabsorver todas as suas cópias desgarradas. Porém, logo na 1ª tentativa ele foi capturado pela Hidra. Se Wolverine nas mãos da organização tornou-se um assassino enlouquecido, o que aguarda o Homem-Múltiplo?

X-Factor

Enquanto é levado ao QG da Hidra, Madrox se questiona sobre merecer ou não as coisas que acontecem. Pois muitas vezes sente-se como sendo punido, mas nem sabe o que fez de errado. Entretanto, no caso dele, nunca se poderia ter certeza, pois ele vê todos os lados e possibliudades, indo em todas as direções ao mesmo tempo.

X-Factor

Nesse momento, ele é prisioneiro da organização terrorista, confundido com sua cópia agente da SHIELD ou, segundo ele, Sequestradores de Heróis com Intenção de Eviscerar, Lacerar e Destruir. Hilário.

Jamie, embora nessa situação, não deixa de fazer suas piadinhas. Em especial, brinca com o lema da Hidra, pois se duas cabeças tomam o lugar de uma, ficaria difícil conseguir camisas que sirvam.

No entanto, a situação é grave e perigosa. Jamie é colocado aos cuidados de alguém chamado de Dr.Locke, ironicamente, o mesmo homem que fez lavagem cerebral em Guido, na Investigações Singularidade.

X-Factor

Locke, um daqueles vilões que despertam ódio instantaneamente, demonstra entusiamo com a presença de Madrox, pois o conhecia dos arquivos da IS. O herói, quando perguntado se precisa de algo, responde que quer uma arma para matar o vilão, dizendo depois que não está brincando.

Locke sabe dos problemas de personalidade do Homem-Múltiplo, embora acredite que não tem o original em mãos, pensa que as cópias também possuem a mesma característica. Todas as pessoas possuem várias facetas, mas apenas Madrox as manifesta fisicamente. Fazendo uma comparação, isso torna, nas palavras de Locke, Bruce Banner um símbolo de saúde mental.

Enquanto a experiência de Locke começa, vamos em direção de Paris. Lá encontramos Monet e Theresa, que tentam se acertar depois dos problemas recentes. M diz que já teve príncipes aos pés dela, mas agora foi para a cama com Madrox. O que seria aceitável para Syrin, não para ela. Arrogante, mas Monet sempre foi assim e Theresa até reconhece que, se criada nas mesma condições, agiria da mesma forma.

X-Factor

A conversa é interrompida por um protesto nas proximidades. Alguns ex-mutantes moram em apartamentos nas proximidades e foram descobertos, tornando-se dessa forma alvo da multidão raivosa. As duas moças decidem intervir, mas acabam detidas pelas autoridades locais.

Syrin acredita que se entregar seria melhor, pois fugir mandaria a mensagem errada. Infelizmente, algum tempo depois, ao lado da cela delas passa um novo prisioneiro familiar, um dos homens presentes no protesto, este revela que após a prisão delas os apartamentos foram queimados, matando os ex-mutantes. M atinge o homem com um pedaço da barra de sua cela, pena que isso não pode mudar o que aconteceu.

X-Factor

Na base da Hidra a lavagem cerebral de Locke prossegue. Ele estimula determinadas seções do cérebro do mutante, fazendo o subconsciente fazer o resto. O processo possui uma certa subjetividade, enquanto dez minutos ocorreram no mundo real, para Madrox, foi um dia de tortura. Ou seja, semanas de programação tomariam apenas algumas horas.

X-Factor

E o que acontece na mente de Jamie Madrox? Ele está diante de seus pais, sendo punido fisicamente por existir, afinal, se ele fosse "normal" os dois ainda estariam vivos.

X-Factor

A cada golpe, acontecia uma divisão, o que enfraquecia sua personalidade central, tornando-o a cada momento mais próximo do domínio da Hidra. E Locke adorando cada minuto no mundo real, é claro.

Por fim, a lavagem é completada e Jamie Madrox torna-se uma tábula rasa, totalmente preparado para ser reprogramado segundos os interesses da Hidra.

X-Factor

Locke considera um desperdício utilizar o mutante como agente infiltrado na SHIELD, uma vez que com a essa aquisição, passam a ter, literalmente, um exército de um homem só. Podendo até mesmo duplicar um artefato nuclear em posse dele, um aspecto ainda pouco explicado do poder de Jamie.

Só que Locke não contava com apenas um detalhe, a mente não pode ser desligada. A "punição mental" dos pais de Jamie continuava em sua mente, chegando em tal nível que Madrox começou a se esbofetear, duplicando-se repetidamente e de maneira incontrolável ao fazê-lo. Os agentes da Hidra tentam parar o processo, mas como saber qual era o original?

X-Factor

O resultado disso é encontrado por um grupo de agentes da SHIELD que chegam ao local: todos os agentes da Hidra mortos por esmagamento. Esse grupo conta com a presença do agente Madrox, mas não por muito tempo, pois ao verificar um sobrevivente, ele é surpreendido pelo Madrox original, que o reabsorve.

Jamie sai do local, concluindo que quanto mais cópias surgiam, menor era o controle de Locke, o que permitiu sua libertação. Mas o que era realmente assustador foram tantas mortes causadas por Madrox e o fato dele não sentir nada a respeito, nem arrependimento, prazer ou horror, apenas um vazio.

X-Factor

E isso é muito, muito ruim.

Eddie

P.S. título do artigo baseado em um filme de Michelle Pfeiffer

comments powered by Disqus