segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Profecia Mutante


Fabulosos X-Men

Em X-Men 80, nos subterrâneos de Nova York, no que já foram os túneis dos Morlocks, Caliban e Sanguessuga procuram os poucos remanescentes do seu povo, reduzido quase à extinção depois do Dia M. O pequeno mutante parecesse assustado e desconfiado, mas o morlock com poderes rastreadores tem certeza: eles estão lá. Mesmo os que perderam seus poderes. Por detrás das paredes, um pequeno grupo prepara uma recepção nada calorosa. Lixeiro ajusta os explosivos, enquanto Erg e Alegria coordenam tudo sob supervisão de alguém que fica nas sombras. Seu alvo são os dois retornados, que devem ser capturados, mas não mortos, já que a “profecia” (o que quer que isso queira dizer) afirma que seria assim. A explosão ocorre, pegando a dupla de surpresa. Assustado, Sanguessuga é paralisado pela mordida de Alegria. Ferido e confuso, Caliban questiona porque seus amigos morlocks falam aquilo. Surgindo das sombras, o deformado Masque fala que está muito mais poderoso, e que nunca mais serão amigos.

No dia seguinte, temos um panorama do Instituto Xavier depois da chegada de parte do grupo liderado pelo Professor X até o Império Shi’ar, ainda lidando com as conseqüências da missão. Charles testa a extensão dos seus poderes recém readquiridos, constatando que estão mais fortes do que nunca. Noturno parece mais preocupado com isso do que com a permanência de Destrutor, Polaris e Rachel no espaço, mas Xavier não consegue parar de se culpar. Kurt diz que eles assumem esse tipo de risco ao agirem como X-Men, e que a mensagem de Alex vinda do espaço lhe dava certeza que logo eles voltariam.

Voltando a falar dos poderes recuperados de Xavier, o professor diz que a falta de prática torna difícil se evadir dos pensamentos alheios, o que gerou sua mais recente preocupação. Ouvindo o nome de Magneto nos pensamentos de Valerie Cooper, não resistiu e sondou sua mente para descobrir que a UNI está no encalço de Eric. Sob o olhar desaprovador de Noturno, Xavier justifica suas ações por crer que, como mutantes, eles tem de lidar com a possibilidade de Magneto recuperar os poderes. Utilizando Cérebra em vão para achá-lo, Charles detecta outra coisa. Em tom de urgência, pede a Kurt que fale com o Fera para que a ala médica seja preparada e que Apache seja chamado imediatamente.

Fabulosos X-Men

Nos bosques do Instituto, James Proudstar e a pirata espacial exilada, Hepzibah fazem uma espécie de treinamento, demonstrando certo entrosamento em razão da natureza de suas habilidades. Lutando para se adaptar, a felina não parece animada em voltar ao espaço. Não depois da morte de Corsário. Ela diz estar cansada de vingança, então talvez seja bom permanecer na Terra por um tempo. Tentando ser solidário ao seu sentimento, Apache acaba fazendo uma piada sobre o quanto a ressurreição é comum entre os X-Men. Hepzibah aprecia a amizade de Proudstar, mas diz que só poderá conversar com Ciclope sobre a morte de seu pai quando se sentir preparada.

Fabulosos X-Men

Ao longe, os sentinelas da UNI, que agora rondam o Instituto como seguranças, detectam a aproximação de alguém com assinatura mutante. Antes de especificarem quem é, Apache já corre tendo certeza da identidade do “invasor”. Interferindo na quase execução sumária protagonizada pelo sentinela, Apache protege o mutante que chegava sem se identificar, pois ele é seu amigo. É Caliban. Deformado, mutilado e enfraquecido pelos poderes de Masque.

Fabulosos X-Men

Ao tentar levar Caliban sob custódia, o sentinela é ameaçado por Apache, enquanto Noturno usa seu teleporte para, rapidamente, levar Caliban à enfermaria preparada sob as ordens de Xavier. E seus problemas apenas começaram, já que uma mutante retornada combate sua truculência apenas com palavras. Tempestade está de volta, e como rainha de Wakanda e membro honorária do Quarteto Fantástico reduz a jurisdição da UNI a quase nada.

Fabulosos X-Men

A situação não passa em branco, e Valerie Cooper (finalmente desenhada como uma mulher de meia idade deve aparentar! Ponto para o desenhista retornado Salvador Larroca) vai até Xavier cobrar a custódia de Caliban. A UNI precisa investigar sob que circunstâncias ele chegou ali naquele estado. Charles, então, apela ao passado em comum que Val tem com os X-Men, e pede que eles cuidem do ferido morlock. Ela acaba cedendo, mas exige que lhe entreguem relatórios sobre tudo que descobrirem.

Fabulosos X-Men

Sem saberem ainda exatamente porque Caliban teve sua massa corpórea reduzida, a única certeza que há é que isso foi resultado de ação dos morlocks (por isso Xavier convocou Tempestade, outrora líder dos mutantes subterrâneos), mais especificamente de Masque, extremamente poderoso após sua mutação secundária. Preocupado com o que os morlocks estão tramando, Chalres crê que cabe aos X-Men impedirem, já que, para ferir Caliban dessa forma, não pode ser algo bom. Relutante, mas com apoio de Apache, Tempestade aceita lidar com o problema, e irá até os túneis morlocks.

Fabulosos X-Men

Nos túneis, Alegria se sente incomodada com a forma como Sanguessuga está sendo tratado, submetido a um colar inibidor de poderes. Masque afirma não ser permanente, mas apenas até ele entender quais são seus planos. Erg fala logo em mostrar-lhe “o livro”, mantendo o mistério sobre o que tramam. Masque fala na palavra do profeta, e as ações do grupo parecem cada vez mais serem movidas por uma crença de caráter profético, na qual poucos poderiam crer. Somos surpreendidos por uma nova presença entre eles: Skids, que já foi uma Exterminadora, Nova Mutante e membro da Frente de Libertação Mutante.

Fabulosos X-Men

O plano parece claro para Masque, que diz que sanguessuga servirá como ferramenta para que eles se aproximem de Magneto, para então explicarem a ele que ainda há esperança de domínio mundial mutante. Movidos por profecias religiosas, os morlocks parecem ser novamente uma ameaça a ser detida pelos X-Men.


« Jøåø »

comments powered by Disqus