sábado, 23 de agosto de 2008

Um Brasileiro Visita a Wizard World Chicago 2008

Artigo escrito por nosso colaborador Fabricio Mesquita Leite.

Wizard World Chicago 2008

Recentemente recebemos uma mensagem bem bacana, de um leitor do Marvel 616 que teve oportunidade de ir em uma das principais convenções de quadrinhos e afins, promovida pela revista Wizard. Agora, às vésperas da Fan Expo 2008, publicamos o relato do felizardo Fabrício.

A convenção de quadrinhos Wizard World Chicago 2008 ocorreu nos dias 26 a 29 de julho no centro de convenções Donald E. Stephens, na cidade de Rosemont, perto do aeroporto internacional de Chicago. Tive a oportunidade de estar na convenção nos dois últimos dias, sábado e domingo, e conto um breve relato do que vi por lá.

Sempre acompanho as fotos das convenções pela internet. Porém, presenciar aquilo tudo pessoalmente foi uma grande satisfação. O evento me pareceu a Bienal do Livro, que ocorre aqui no Rio de Janeiro e em São Paulo, porém apenas com coisas relacionadas a quadrinhos, games, etc...e o público também era todo de fãs. Foi muito legal ver várias famílias por lá. Pai, mãe e filhos, todos vestidos a caráter, com as camisas dos seus personagens preferidos, com algumas famílias até fantasiadas dos personagens. Isso me surpreendeu...famílias inteiras de fãs de quadrinhos!

Wizard World Chicago 2008

Havia dois grandes stands da Marvel e da DC, seguidos por outros menores de editoras como Dark Horse, Top Cow, da própria Wizard, empresas de games, etc.

Wizard World Chicago 2008

Havia também uma área enorme, dedicada a lojas, e outra exclusivamente aos artistas. As lojas estavam repletas de coisas legais pra comprar, com excelentes preços. Pôsteres, action figures, revistas em quadrinhos, estatuetas, camisetas, enfim, a vontade era de sair comprando tudo, mas infelizmente não comprei muita coisa, pois passei os dois dias conhecendo meus artistas preferidos.

Um deles foi o veterano Bob Layton, desenhista clássico do Homem de Ferro. Responsável pela arte de arcos aclamados, como O Demônio na Garrafa, publicado recentemente pela Panini, e por idealizar as armaduras mais maneiras como a Silver Centurion e a Stealth Armor. Eu tinha feito contato através do site www.boblayton.com, e o cara lembrou de mim! Levei uma edição de Grandes Clássicos do Homem de Ferro, publicada pela Panini dias antes de eu partir em viagem, de presente, além de umas revistas “formatinho” da época da Editora Abril, com sua arte nas capas. Ele se amarrou no presente, elogiou a qualidade do encadernado, das letras em dourado na capa e das páginas internas. Tiramos fotos, mostrei algumas capas com alterações feitas pela Abril (Heróis da TV 90 e a mini-série encadernada do Homem de Ferro), e ele me disse pra voltar no final do dia que teria um presente pra mim. No final da convenção voltei e me deparei com um desenho do homem de ferro feito em caneta nanquim numa folha maior que A3. Bob Layton mostrou ser um cara muito legal.

Bob Layton

Conheci outros grandes artistas da atualidade também, como:

Greg Horn, autor das belissímas capas de Mística, Emma Frost, Mulher Hulk, etc.

Greg Horn

Angel Medina, dono de um traço bem característico, tendo recentemente desenhado algumas histórias do Homem-Aranha.

Angel Medina

Arthur Suydan, que fez as capas de Zumbis Marvel.

Arthur Suydan

David Mack, responsável pelas capas de Alias.

David Mack

Alex Maleev, desenhista que, juntamente com o roteirista Brian Michael Bendis, assumiu o título do Demolidor por 5 anos, tornando-o um sucesso de vendas.

Alex Maleev

Gene Ha, que desenhou as mini-séries Ciclope & Fênix e do Jovem Cable, publicadas aqui pela Abril.

Gene Ha

Ethan Van Sciver, desenhista dos X-men e atual desenhista de Lanterna Verde.

Mike Norton, desenhista do título do Arqueiro Verde.

Shane Davis, atual desenhista de Superman/Batman.

Aaron Lopresti, desenhista de Exiles, New Excalibur, Hulk, Ms Marvel.

Aaron Lopresti

Sal Abbinanti, Atomika, Monstro do Pântano.

Mike Perkins, desenhista de Capitão América.

Mike Perkins

Mitch Breitweiser, que desenhou a série do Drax, prelúdio para Aniquilação, e também Capitão América.

Adi Granov, desenhista do fantástico Homem de Ferro: Extremis.

Adi Granov

Mike Choi, X-23 e Uncanny X-Men.

Mike Choi

Mas quem me surpreendeu foi Olivier Coipel – desenhista de Dinastia M, Thor, dentre outros. Quando disse que era do Brasil, ele começou a falar comigo em português!! Disse que já veio um monte de vezes ao Rio de Janeiro, e que tem amigos que moram aqui. Falou o nome de bairros, e só quis conversar em português comigo. Elogiei seu português, que estava melhor que meu inglês. Ele disse que vem ao Brasil em setembro. Agora, foda é um artista deste nível vir ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro de forma completamente anônima. Onde estão as lojas de quadrinhos? Porque não se mexem e organizam um evento, uma tarde de autógrafos ou algo do tipo? Eu tinha que trabalhar neste ramo .Saudades da Cia dos Quadrinhos.

Olivier Coipel

Outro que está doido pra vir ao Brasil é o Humberto Ramos – já desenhou Homem-Aranha, X-Men e Wolverine, e atualmente está com Runaways – e sua esposa. Eles moram no México, e me confidenciaram que tem muita vontade de vir ao Brasil. Pelo que entendi, os dois já rodaram o mundo graças ao trabalho do Humberto com quadrinhos. A última parada deles foi Paris, na França, onde autografaram em lojas de quadrinhos. Expliquei que não temos convenções aqui no Brasil, mas eles insistiram que, a exemplo da França, poderiam vir pra fazerem tardes de autógrafos em lojas de quadrinhos.

Humberto Ramos

Alex Ross era o convidado especial da convenção, e acabei descobrindo que ele é considerado quase um deus pelos fãs. Sua sessão de autógrafos precisava de um ticket especial pra entrar (no sábado de manhã foram distribuídos os convites, em uma fila imensa) e apesar de estar marcada de 13:00 às 16:00, o cara ficou até 18:00 autografando. Cheguei às 13:00 na sala, e desisti de ficar na fila, pois havia por volta de 200 pessoas no local. Resolvi voltar à convenção e conhecer mais gente. Voltei depois, faltando 10 minutos para as 16:00, mas ainda tinha muita gente. Voltei às 18:30 e, com apenas 15 pessoas na fila, tentei entrar, mas o segurança não deixou. Não satisfeito, fiquei em pé diante da mesa onde ele autografava, e quando a fila chegou ao fim driblei os seguranças e consegui tirar fotos com o cara, que assinou minha Marvels.

Alex Ross

Também conheci o Brian Michael Bendis no Domingo. O roteirista estava no stand da Marvel, tirando umas fotos e a caminho de um painel, em que ele e Alex Maleev discutiriam como foram os 5 anos dos dois em Demolidor. Circulando quase forma anônima, o abordei e consegui autógrafos e fotos com ele.

Brian Michael Bendis

Na noite de sábado, após a convenção, rolou uma premiere do filme Batman: Gotham Knight. O lançamento, que saiu direto em DVD, é composto de 6 curtas feitos pra preencher a lacuna entre o filme Batman Begins, e sua seqüência, Batman: The Dark Knight. Após o filme houve uma sessão de perguntas e respostas com os criadores do filme: os escritores Brian Azzarello (100 Balas), Alan Burnett (Batman Animated Series), Josh Olson e Greg Rucka (Wolverine) e o produtor executivo Bruce Timm (Batman Animated Series, Superman Animted Series, Batman do Futuro, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Jovens Titãs). A sessão de perguntas e respostas foi muito boa. No final, os caras da Wizard avisaram que os participantes estariam no domingo autografando, mas como não sabia se conseguiria falar com eles, driblei os seguranças e fui conhecer meu ídolo Bruce Timm. Conversei com ele e Alan Burnett, explicando que aqui no Brasil existem muitos fãs dos desenhos, porém a Warner não lançou todos os boxes. Bruce Timm, que se limitou a me dar um autógrafo, recusou o pedido de um rascunho, pois se alguém o visse fazendo um para mim, ele não sairia mais dali.

Bruce Timm e Alan Burnett

Com certeza a Wizard World Chicago não é uma San Diego Comic Con (um amigo americano que esteve em ambas falou que a SDCC foi 8 vezes maior e tinha 20 vezes mais pessoas), mas para um brasileiro, fã de quadrinhos, orfão de convenções em seu país de origem, já etava de bom tamanho!!! Voltei para casa feliz da vida. Agora a meta é um dia participar da SDCC.


Fabrício

Quer dar uma olhada em mais fotos? É só visitar o Fotolog do Fabricio.

comments powered by Disqus