sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Wolverine: Lembranças de Madripoor

* Artigo escrito por nosso colaborador Jefferson Vasconcellos


Madripoor

Eu era novo quando conheci Seraph. Instintos e músculos sem cérebro. Um predador bípede. Ela me conteve com uma risada... Meu mundo ficou mais bonito. Melhor. Mas isso tinha um preço. Ela me deu liberdade. Antes eu fazia o que queria. Ela me ensinou sobre os ônus dos meus atos. Como se lida com isso? É o que define a moral. Antes de Seraph, eu podia alegar inocência. Eu sinto falta daquela época.


Dando uma pausa nas buscas para preencher as lacunas de seu passado, e ao mesmo tempo, tentando salvar o seu filho Daken recém-descoberto na Europa, Logan dirige-se a Madripoor, em procura de uma pessoa que já morreu. Ele entra em contato com um dos seus últimos amigos remanescentes desta pequena ilha-nação, o chefe de polícia Tai.

Madripoor

Imagens de Wolverine Origens Anual e Wolverine v1 98

Ele procura pelo jazigo de Seraph, uma linda pequena jovem que arrastava corações dos marinheiros, e era a atração principal das noites quentes de Madripoor, na década de 1930. Como ele mesmo se lembra hoje, Logan, usando já na época o semi-disfarce de Caolho, era sutil como um rinoceronte, e destilava violência em quem ultrapassasse o seu caminho.

Madripoor

Usando sua considerável influência sobre Logan, Seraph o ensinou a ser discreto e a se safar quando ele estava “a trabalho”, tornando-o um agente eficiente.

Certa noite, ela recebeu a visita de um ninja do Tentáculo disposto a negociar em sangue um novo trato com o “mestre” desconhecido dela. O trato nunca foi descoberto, pois o Caolho esganou o infeliz, não antes de ser quase dividido ao meio.

Madripoor

Seraph o levou a um esconderijo para protegê-lo de toda a verdade e de seus inimigos ocultos, e prometeu nunca revelar os segredos que pareciam guardados numa caixa, levando-os assim até o próprio túmulo.

Madripoor

O tempo passou, e eles se separaram. Vemos Seraph novamente numa aventura em que a criança Natasha Romanoff é salva por ela, Wolvie e o Capitão América, por volta de 1945, quando o Tentáculo fez um pacto com os Nazistas que queriam transformar Natasha (hoje a Viúva Negra) numa super agente precoce.

Seraph foi morta pelo Dentes-de-Sabre, e Wolverine voltou para procurar a caixa, mas não a encontrou. E tem certeza que ela ainda está escondida, esperando para que ele a ache. Por isso precisa que Tai descubra onde ela foi enterrada. Tai não volta, e Logan recebe uma ligação dele dizendo para que deixe a ilha.

Madripoor

Imagens de Wolverine Origens Anual e Wolverine v1 126

Perdido em seus pensamentos, Logan junta tudo o que lhe disseram ao passar dos anos, e forma uma linha de raciocínio. Muitas dessas frases eram códigos subliminares, e destruindo o celular que Tai lhe dera, ele consegue encontrar o chefe de polícia, desesperado em ocultar o caixão de madeira de Seraph.

Encarando Logan com uma determinação suicida, Tai apenas diz que ele também faz parte do mesmo “treinamento especial” que Wolverine teve, e que ainda faz parte do complô. Mesmo impedindo-o de se matar com uma arma, Tai já havia se envenenado e morrendo, diz que tentou destruir a prova que Seraph levou para o túmulo, mas que não havia nada a ser destruído.

Madripoor

Relembrando todas as mulheres de sua vida, como a Raposa Prateada, sua esposa Itsu, e as agentes Janice e Janet, que morreram por tentarem controlar ou descontrolar a sua fúria, ele contempla o caixão de Seraph, que foi a única que tentou ajudá-lo a ser melhor.

Descobrindo que, existia uma caixa de segredos, só que ela é era bem maior do que ele pensava. Removendo o corpo de Seraph da urna, ele enfim percebe, que não era por “eles” que ele estava atrás desde que recuperou sua memória. Era por “ele”. No melhor estilo Lost, a “câmera” sobe, e o nome ROMULUS ganha destaque dentro do caixão.

Madripoor

Uma obra-prima, trazida por Daniel Way e desenhada por Kaare Andrews.

Jeferson Vasconcelos

comments powered by Disqus