sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Top 10: Monstros e Seres Sobrenaturais Marvel


Top 10 Halloween

Em homenagem ao Dia das Bruxas (Halloween), site da Marvel decidiu montar um top 10 com os mais notórios monstros, entidades e personagens ligados ao sobrenatural que já passaram pela Casa das Idéias. O resultado traz algumas coisas do fundo do baú, que muita gente nem lembrava, ou mesmo tinha conhecimento, que já foi publicado pela editora.

10 – Dormammu

Aparecendo pela primeira vez em Strange Tales 126, de 1964, o mestre da dimensão negra mistura magia e horror, mesmo sem ter sido concebido como um personagem de terror. Porém, suas constantes tentativas de dominar a Terra, tornam Dormammu digno de figurar na lista.

Top 10 Halloween

9 – Lobisomem (Werewolf by Night)

Um dos inimigos mortais do Cavaleiro da Lua, o Lobisomem da Marvel, Jack Russell, estreou em 1972, em Marvel Spotlight 2. Atormentado pela maldição que o transforma em um ser extremamente poderoso, violento e desorientado, Jack também já enfrentou o Hulk em algumas outras ocasiões.

Top 10 Halloween

8 – Pesadelo

Responsável pela perturbação dos sonhos alheios, Pesadelo é o demônio que causou o estopim que levou o Hulk a perder totalmente o controle, levando o Dr. Estranho a exilá-lo na Encruzilhada. Tendo enfrentado também o Homem-Aranha, Capitão América, Wolverine, Motoqueiro Fantasma, e outros, o demônio que aterroriza as pessoas no mundo dos sonhos, e se alimenta dos sentimentos que incita, surgiu em 1963, na 110ª edição da revista Strange Tales.

Top 10 Halloween

7 – Motoqueiro Fantasma (Danny Ketch)

Apesar de dividir o título de Motoqueiro com Johnny Blaze, Danny teve uma história de vida e abordagens bem diferentes daquele. Pego de surpresa em uma maldição que o transformou no espírito de vingança, suas histórias eram mais violentas e urbanas, reunindo uma legião de fãs bem distinta de seu predecessor. Caçula da lista, apareceu no primeiro número do terceiro volume de Ghost Rider, no ano de 1990, e formou, com Wolverine, Homem-Aranha e o Hulk o Novo Quarteto Fantástico.

Top 10 Halloween

6 – Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze)

Esse é o clássico. Desde Marvel Spotlight 5 (1972), Blaze é o mais notório “cabeça flamejante” da Marvel. Ex-motociclista e dublê, que vendeu a própria alma para salvar um ente querido, o espírito da vingança e o olhar de penintência se adequam perfeitamente ao perfil de Johnny. Se você busca histórias infernais, esse é o cara.

Top 10 Halloween

5 – Drácula

Pois é! O príncipe das trevas, o vampiro número 1 já foi figurinha comum nas histórias da Casa das Idéias. Surgindo em Suspense 7, de 1951, quando a Marvel nem era Marvel, ele é o dono do conceito vampírico original. Sem precisar de uma apresentação mais detalhada, damos destaque à uma marcante aparição moderna, quando entrou em confronto com os X-Men, na fase Claremont/Byrne, quando transformou Tempestade em uma vampira.

Top 10 Halloween

4 – Mephisto

Infelizmente, hoje em dia a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos esse nome é o enfadonho Um Dia a Mais (One More Day), história em que, por interferência direta do editor-chefe Joe Quesada, a vida do Homem-Aranha sofreu um “reset” para lá de capenga. Porém, Mephisto é muito mais do que isso. Aparecendo pela primeira vez perturbando o Surfista Prateado em Silver Surfer 3 (1968), o demônio é o mal em pessoa. Pergunte a quase qualquer personagem da Marvel, especialmente ao Gavião Arqueiro ou ao Motoqueiro Fantasma. O pronunciar de seu nome é certeza de problema.

Top 10 Halloween

3 – Morbius

Adversário do Homem-Aranha, esse vampiro não é um vilão puro e simples, mas um anti-herói com uma “vida” trágica. Cientista vítima de seus próprios experimentos, não sabe que rumo dar à sua vida, permanecendo em luta consigo mesmo desde Amazing Spider-Man 101, em 1971.

Top 10 Halloween

2 – Blade

Vampiro “do bem”, filho de uma humana mordida ainda grávida dele, Blade é aquele que caminha na fina linha que divide dois mundos, compartilhando duas heranças. Afeito ao uso de extrema violência e muitas armas para destruir seus “primos” vampiros, e com visual “cool” e moderno, não deu muito certo em séries solo nos últimos tempos, mantém-se como um personagem interessante que, sem nos causar espanto, surgiu em Tomb of Dracula 10, de 1973.

Top 10 Halloween

1 – Dr. Estranho

Ele não dá medo, pelo menos não freqüentemente, mas Stephen Strange é o Mago Supremo de nossa dimensão. O que não e pouca coisa. Sua origem demonstra um longo caminho percorrido, desde o egoísta e mesquinho cirurgião, que perde suas habilidades quando um acidente de carro inutiliza suas mãos para sua profissão, até o homem que revê todo seu comportamento por meio do estudo das artes místicas. Membro dos Illuminati, e grande referência mística dos heróis, o Dr. Estranho já deve ter encarado quase todos os outros lugares dessa lista e sobreviveu à experiência. Agora Novo Vingador, o mago surgido em Strange Tales 110 (1963) é nossa medalha de ouro.

Top 10 Halloween

Assim terminamos essa lista, que, como toda boa referência de terror, serviu para remexermos em muitas teias de aranha e dobradiças enferrujadas.


« Jøåø »

comments powered by Disqus