terça-feira, 21 de outubro de 2008

Especial Homem-Aranha: Uma Aranha Suburbana

Na última edição do Homem-Aranha pudemos testemunhar uma grande mudança na vida do cabeça de teia. Uma reformulação polêmica, que trouxe um sentimento de revolta em boa parte dos fãs. Mas, além disso, isso também deixou um certo sentimento de nostalgia, uma saudade de épocas onde não eram necessárias tantas reviravoltas, apenas histórias bacanas todos os meses. E é uma delas que iremos revisitar nesse artigo, onde um dos vilões secundários é um cachorro e para capturar o principal é preciso o auxílio de bravos e corajosos...lixeiros.

Homem-Aranha

Ironicamente, a edição também era de número 82, só que da Abril Jovem. Ela foi publicada em janeiro de 1990 e a vida de Peter Parker estava em transição. Tinha descoberto há pouco tempo que seu uniforme negro era um simbionte alienígena (a cena nos sinos da igreja havia ocorrido na edição anterior), ainda não tinha superado totalmente o fim do relacionamento com Felícia Hardy, a Gata Negra.

Além disso, tinha brigado com May Parker, uma vez que ela não aceitava bem ele ter trancado a matrícula na Universidade e, somente há pouco tempo, tinham recomeçado a se falar. Fora esses problemas mais sérios, ainda tinha o surgimento de uma hilária equipe, formada por Groxo, Homem-Sapo e Garoto-Aranha (agora conhecido como Aranha de Aço).

Homem-Aranha

Enquanto pensa sobre esses problemas em cima de um prédio, o herói acaba atraindo a atenção do Tocha Humana, que preocupa-se diante da possibilidade do Aranha ter sido dominado novamente pelo simbionte. Felizmente, era apenas uma versão da roupa feita de tecido normal, costurada por sua ex, Felícia. Isso rende vários elogios de Johnny Storm para a moça (com ênfase na palavra "sensual"), que muda rapidamente de opinião quando sabe do término do namoro.

O péssimo humor do Aranha o motiva a ir para casa, o que faz o Tocha rapidamente partir. Entretanto, um homem armado em um prédio próximo chama a atenção de Peter. O que o herói não sabia era que a arma era apenas um isqueiro em forma de pistola, o que tornava o ladrão inofensivo. Exatamente por isso, o homem se assusta ao ver o herói se aproximar e pega uma refém para facilitar sua fuga.

Mesmo com seu sentido de Aranha mudo, Peter resolve não arriscar a vida da moça. Assim, o ladrão consegue entrar na estação de trem, deixando a refém imóvel do lado de fora. Muito imóvel, aliás, uma vez que se tratava de um simples manequim. Revoltado com o vacilo, o Aranha corre atrás do marginal, mas o máximo que consegue é atingi-lo com um rastreador, pois os guardas da estação, sem reconhecê-lo por causa da roupa preta, não permitem sua entrada.

O homem, que se chama Ron, se dirige para sua casa no subúrbio, onde vive de maneira pacata com sua esposa. Já Peter vai para casa, esperando poder capturar o bandido no dia seguinte.

No outro dia, enquanto o ladrão dorme, o Homem-Aranha perde a manhã inteira e o começo da tarde balançando entre os prédios, sem conseguir sinal nenhum do rastreador. Até perceber que, graças à distância, precisaria do rastreador de rastreadores-aranha. Mais uma pequena bobeada do herói, que percebe que têm deixado a ciência muito de lado e sente saudade do tempo que fazia "engenhocas".

Agora, com um alcance maior, ele capta o sinal e pega uma carona no trem até o subúrbio. Durante a viagem, canta "Trem das Onze" para passar o tempo. Coisas de edições antigas, esse tipo de referência é mais rara hoje em dia.

Chegando no subúrbio, pula uma cerca e já precisa encarar seu 1º desafio, um cachorro bravo. Mas esse é apenas um obstáculo menor.

Homem-Aranha

Em seguida, conhece uma pequena garotinha chamada Tina e se depara com um problema, não existem prédios para balançar. Sua tentativa de imitar Kazar e pular pelas árvores produz um resultado desastroso.

Homem-Aranha

Tina pede para o "tio" Aranha ensiná-la esse truque, mas essa bagunça atrai a atenção de Irving e sua esposa Frida. Ele é um tipo de inspetor da vizinhança e, sem se intimidar com o uniforme do herói, resolve revistá-lo. Ele não quer prender os dois com teia, tentando explicar a caça ao bandido. Porém, uma mão boba de Frida rapidamente o faz mudar de idéia.

Ele pega carona em um ônibus e, finalmente, seu sentido de aranha capta a presença do rastreador. Porém, a falta de dinheiro para a passagem obriga o herói a ir a pé, chamando muita atenção das pessoas e provocando um baita rebuliço. O Aranha, claro, nota que está dando show de graça e se pergunta se vale a pena essa humilhação toda por um ladrãozinho, afinal, ele ainda seria chamado de ameaça depois.

Mas nem tudo está perdido, pois um caminhão de lixo pára ao seu lado, e um dos lixeiros fica feliz, pois encontrou o herói que salvou sua irmã de alguns bandidos. Aproveitando a receptividade, o Aranha pede uma carona no caminhão, com direito à um dos lixeiros tentando transformar o herói em cunhado.

Homem-Aranha

Finalmente, o tempo de brincadeiras termina. O sinal está cada vez mais perto. Infelizmente, Ron resolve lavar roupa e localiza o rastreador, destruindo-o. Seria muito azar para o aracnídeo, mas ele já estava em frente a casa de Ron, que tenta atropelá-lo para poder escapar. O Aranha tenta segurá-lo com sua teia, mas o pára-choque se solta e começa a perseguição.

Tentar pegar Ron sem prédios para se pendurar e a pé não seria tarefa das mais fáceis. Porém, ao contrário do que Peter pensava, um táxi surge quando ele mais precisava. Infelizmente, o motorista fala apenas espanhol, mas entende que deve seguir o carro do bandido.

Na correria, a pequena Tina quase é atropelada e a velocidade acaba chamando a atenção da polícia, que corre atrás dos dois carros. Só o Aranha mesmo para entrar em um carro de um motorista que não fala sua língua e ainda está em seu 1º dia.

Homem-Aranha

Por fim, a perseguição termina em um cruzamento. Lá, a viatura bate no táxi, que bate no caminhão de lixo. O herói pula no ônibus, no carro de Irving e, finalmente, no de Ron, fazendo-o bater em um poste.

Infelizmente, isso não foi o bastante. Era preciso prestar contas do ataque à Irving, da árvore quebrada e de ter viajado sem pagar a passagem. Ah, e do cachorro amordaçado, como o próprio Aranha lembra.

Homem-Aranha

Quando Tina pergunta se o Aranha iria se mudar para o bairro, ele responde que não, pois iria voltar para a cidade.

Os subúrbios são muito agitados para o velho Homem-Aranha.

Eddie

comments powered by Disqus