quarta-feira, 16 de julho de 2008

Thunderbolts: Adversários à Altura?


Thunderbolts #114

O mais recente alvo dos Thunderbolts, que já provaram que pouco se afastaram de sua vida criminosa, é o Aranha de Aço. A identidade desse vigilante, que permanece não registrado por opção, é uma curiosidade. Oliver Osnick era um fanboy gordinho do Dr. Octopus e aspirante a ajudante do Homem-Aranha, cujo atual status está muito além dessa condição. Mas a pergunta é: sobreviverá Osnick aos Thunderbolts?

Em Universo Marvel 36 vimos a chegada de Oliver à sua casa, depois de uma noite de ronda. Dores múltiplas, roupas ensangüentadas e uma grande fatiga se juntam a uma vida financeira, profissional, familiar e amorosa que beira o desastre.

Thunderbolts

Na Montanha dos Thunderbolts, Robbie Baldwin persiste em sua rotina de sacrifício e auto-flagelação, irritando Norman Osborn. Mas não confunda a preocupação do diretor executivo do grupo com um lado bom, mas apenas uma preocupação com as respostas que terá de dar caso Suplício, ao invés de se redimir, estiver no caminho de uma morte quase planejada, arruinando seu papel como administrador da equipe. Ele pretende usar, inclusive, de chantagem à um membro da equipe psiquiátrica à sua disposição para que Baldwin seja declarado insano. Osborn não quer um herói em sua equipe. Principalmente um que não vê problema em se sacrificar.

Thunderbolts

Os problemas do diretor não terminam, pois em seguida Andreas Strucker, o Espadachim, o aborda de forma agressiva sobre o acordo que os dois firmaram. Com truculência superior, Osborn responde com seu sarcasmo característico que sabe que, em troca de um ano de serviço, Andreas teria um clone de sua falecida irmã, cuja pele envolver o punho de sua espada. Sendo assim, dispensa o mutante alemão como um mero subalterno.

Thunderbolts

Strucker é abordado por Rocha Lunar, que ouvia a discussão. Ele reclama que por causa do acordo, acaba sendo controlado por Osborn, fazendo-o sentir-se cada vez menos humano. E o homem que o controla parece insano, o que Rocha Lunar confirma. Ela diz que ele é bipolar, condição controlado por remédios. Mas ela afirma que controla tal condição, “brincando” com sua combinação de medicamentos a fim de atender a suas necessidades. Assim, Rocha Lunar propõe um acordo com o Espadachim. Temendo perder seu posto como líder de campo da equipe, planeja influenciar os órgãos superiores do governo a colocá-la no cargo de Osborn. Dessa forma, a clonagem da irmã de Andreas estaria garantida.

Thunderbolts

Em casa, Jillian Woods recebe um telefonema da divisão de segurança da Roxxon. Assustada, pensando que a ligação tem algo a ver com o registro, ela acaba percebendo que não é nada disso. O homem do outro lado da linha, Skorski, diz que eles têm muito interesse em contrata-la como segurança privada, fora dos parâmetros, fora da Iniciativa. E a proposta parece tentadora.

Na reserva Navajo na mesma Phoenix, Jason Strongbow, o Águia de Aço, recebe a notícia de seu amigo Steve que os homens espancados pelo Aranha de aço eram arruaceiros conhecidos por ambos. Steve pede que Jason converse com o Aranha para que maneire, já que seu ataque foi totalmente desproporcional à ameaça, e está prestes a gerar uma retaliação. Relutante, Strongbow diz que ele não é amigo de Osnick. Porém, Steve diz que se ele conseguir convencê-lo, muitos inocentes seriam salvos, argumento que parece convencer o vigilante indígena.

Thunderbolts

As ações do Aranha de Aço, porém, não passam desapercebidas e ele se torna o próximo alvo dos Thundebolts. Alfinetando ao máximo a ligação do vigilante com Peter Parker, Osborn dá os detalhes necessários à sua captura à luz do dia, para todas as câmeras de TV registrarem nitidamente o trabalho do grupo. Questionado, o diretor entra em uma de suas neuroses e começa a chamar o vigilante de Homem-Aranha, iniciando um discurso de que controla tudo, e não os heróis não registrados, dos quais deve ser feito um exemplo. A confusão dos nomes gera uma hilária seqüência, que demonstra claramente seu desequilíbrio.

Thunderbolts

Já em Universo Marvel 37, os destinos dos três super-humanos não registrados estão na iminência de se cruzarem, enquanto os Thunderbolts parte à caça de Osnick. Enquanto os aviões de reconhecimento antecedem o jato Zeus, Águia Americana aborda o Aranha de Aço. Exaltado pela aproximação de seus perseguidores, ele ouve de Jason que suas ações extremas podem gerar uma verdadeira guerra urbana na cidade. Osnick desconfia automaticamente que o homem em sua frente convocou os Thunderbolts. A discussão entre os dois se intensifica.

Osnick insiste que ele é um herói – as referências ao Homem-Aranha se mantêm –, mas continua tomando uma bronca do Águia Americana. Porém, com a chegada dos Thunderbolts, acaba percebendo que eles são piores do que o Aranha de Aço, mesmo depois que ele faz um baita discurso, lembrando o que foi feito com Jack Flag, soltando o “slogan” de Guerra Civil: “De que lado você está?”

Thunderbolts

Enquanto o grupo salta de Zeus, Águia Americana dá o primeiro golpe. Um arpão preciso atravessa o braço de Rocha Lunar, que é puxada pela nave que decolava e quase perde a mão.

Thunderbolts

No topo do prédio onde estavam, o Aranha de Aço surpreende Venom, que despenca na rua. Enquanto Soprano derruba o Águia Americana, Osnick, depois de um ataque inútil ao Homem Radioativo, acaba derrubado pelo Espadachim. Porém, no beco em que cai, o Aranha de Aço dá uma verdadeira surra em Strucker, que acaba inconsciente no apartamento de algum morador local sem sorte.

Thunderbolts

Próximo dali, Venom, enraivecido pelo nocaute, entra em frenesi, não distinguindo aqueles que deve atacar daqueles que deve defender. É o que motiva Jillian, já em seu traje de Sepulcro, a tentar impedir uma verdadeira carnificina. Mas, diante de um Venom supercrescido e enfurecido, essa não parece ter sido uma boa idéia.

Thunderbolts

Com Rocha Lunar incapacitada, Soprano e Homem Radioativo revivem um breve momento dos antigos Thunderbolts, concentrando-se apenas em seu alvo. A líder de campo oficial, demonstrando todo desequilíbrio que lhe é peculiar, não titubeia em exigir a mutilação do Aranha de Aço, autorizando a liberação do Mercenário.

Os escudos de penumbra de Sepulcro não parecem ser o suficiente para resistir ao Venom, mas ela acaba salva por um surpreendente Águia Americana. Ele, que não parecia nada mais do que um atleta fantasiado, demonstra uma força imensa, ao nocautear Mac Gargan e seu simbionte (segunda vez na edição que ele cai). Contudo, ambos terminam pegos no meio da captura do Aranha de Aço (e se arrependem disso), encontrando-se cercados pelos Thunderbolts restantes.

Thunderbolts

Mas o Aranha de Aço se junta ao grupo, assim com Venom se recupera para o que parece ser o confronto definitivo entre os três vigilantes não registrados e os desastrosos Thunderbolts, desfalcados do Espadachim e de Rocha Lunar. Na próxima edição, o resultado da contenda trazida magistralmente trazida por Warren Ellis e Mike Deodato, sob a expectativa se deve haver realmente Fé em Monstros.


« Jøåø »

comments powered by Disqus