Em entrevista ao Comic Book Resources, o editor Nick Lowe e o roteirista C.B. Cebulski (especialista na cronologia mutante a ponto de editar algumas revistas) explicaram que a idéia sempre foi usar o arco da dupla Craig Kyle e Chris Yost para reintroduzir a personagem, uma das favoritas dos fãs. Sua volta, inclusive, era discutida nos bastidores da Marvel há um bom tempo, faltando apenas definir de que forma ela ocorreria.
Falando mais da trama da mini-série, intitulada X-Infernus, Cebulski disse que pode ser considerada uma continuação da saga Inferno, clássico mutante da década de 80 que envolveu todos os títulos da linha e até mesmo outros sem relação como Daredevil e Fantastic Four. Em X-Infernus, Illyana trará seu exército infernal ao novo lar dos X-Men, em São Francisco, após destronar Belasco mais uma vez, e contará com a servidão da dupla demoníaca Sym e Nastrith.
Segundo Lowe e Cebulski, Illyana não poupará nada nem ninguém para reaver sua alma, e seu irmão Colossus precisará lidar com isso. Outros personagens que terão destaque são Wolverine, Noturno e Fada; Noturno por estar com a Espada Espiritual de Illyana dos tempos que namorava Amanda Sefton e Fada por ter sido torturada pela Filha do Inferno em "Quest for Magik". Só a inexplicável importância de Wolverine que não foi esclarecida.
Marcada para o final do ano, X-Infernus termina no ano que vem e ainda não tem um artista definido, só sabe-se que David Finch (Novos Vingadores) cuidará das capas. Espere também por grandes mudanças no status quo de alguns personagens e dos títulos mutantes como um todo.
Brizola