sexta-feira, 11 de julho de 2008

Novos X-Men: Do Inferno*


New X-Men #39

A Dinastia M trouxe Illyana Rasputin de volta. Com aquela realidade encerrada pelas palavras da Feiticeira Escarlate, muitos creram que a irmã de Colossus se esvaiu como quase tudo construído por Wanda Maximoff. Isso foi um engano. Sendo uma criatura integrada ao limbo, a ex-nova mutante permaneceu existindo, despertando a obsessiva sede de vingança de Belasco. Cego por esse sentimento, o demônio viu entre si e sua antiga pupila e rival a mais nova (e talvez última) geração de mutantes, levando os Novos X-Men a seus recém conquistados domínios. Agora, o preço a ser pago pelo retorno dos jovens parece ser alto demais.

Na edição anterior de X-Men, vimos Pedreira explodir ao tentar usar seus poderes, Anole ter seu braço arrancado por um demônio, pouco antes de Illyana salvar um pequeno grupo de Novos X-Men que fugiu ao alcance de Belasco, que arrancou o coração de Prodígio ao interrogar os reféns restantes. Agora, na edição número 79, a luta por sobrevivência continua, com uma reação coordenada por X-23. Enquanto ela envia Astral para se projetar através da fenda na qual todos foram tragados, para assim buscar ajuda, inicia uma luta desesperada, libertando o máximo possível de amigos.

Ao mesmo tempo, Elixir, que acabou de absorver quase todos os conhecimentos do Fera, corre na direção de David. De forma impressionante, mas confirmando previsões feitas pelos próprios X-Men, o mutante transcende a “cura”, elevando sua habilidade de biomanipulação ao extremo. Unindo os conhecimentos de anatomia recém adquiridos, Josh reconstrói (!!) o coração do Prodígio enquanto havia tempo, tombando exaurindo em seguida.

Novos X-Men

X-23 não pensa duas vezes, e parte direto na direção de Belasco. Irritado, ele diz saber que ela é um ser biológico produzido em laboratório, reduzindo-a a ossos com um simples gesto das mãos, chocando seus amigos.

Novos X-Men

Na Terra Desolada, o outro grupo tenta se recuperar do susto, enquanto começa contato com Illyana, ainda confuso sem a liderança do ferido Anole. Aparentemente muito ligada a seu lado demoníaco, a menina envia Nastirth na direção da Fada, que acaba salva por um supercrescido Nezhno. Mas o jovem wakandiano, cujos poderes deterioram seu corpo lentamente, mesmo com as aplicações de vibranium que recobrem seu corpo, acaba tombando.

Novos X-Men

Na Mansão X, Faísca e Satânico lutam contra as chamas infernais que ocuparam o espaço em que os outros alunos foram tragados. Astral, antes de sua forma extra-corpórea retornar, consegue dar o recado de que estão no inferno, que Belasco os capturou e que muitos já morreram, inclusive David, deixando Noriko em choque.

Novos X-Men

Nos domínios de Belasco, a tortura dos estudantes continua, quando e Mercury se libertam e começam a enfrentá-lo. O demônio é experto, e usa seus medos contra ambas, citando a extrema religiosidade de Soraya e o trauma recente de Cecily.

Enquanto na Terra a UNI começa a se mobilizar para o resgate, sabendo inclusive do aparecimento de Amanda Sefton, Julian e Noriko recusam “veementemente” que fiquem de fora da missão. No Limbo, David, miraculosamente salvo, tenta formular um plano para que reajam a Belasco. O demônio, ainda enfrentando Pó e Mercury, continua a gritar o nome de Illyana. As duas, tais como elementais da natureza, entram em um estado de total violência contra seu raptor, recusando-se a aceitar que hajam mais mortes.

Novos X-Men

Na Terra desolada, Illyana explica, então, que está ali para salvar os Novos X-Men. Porém, há um preço a se pagar. A única forma de derrotar Belasco é através do uso de uma espada espiritual. Ela já teve uma, forjada com sua própria alma, mas a perdeu. Agora, era preciso forjar mais uma, e a alma mais indicada para tal é a da pequena fada.

Novos X-Men

A profecia de Olhos Vendados parece se concretizar, pois dizia que Megan deveria ser protegida das trevas. Anole, que nem sente direito a perda de seu braço, insiste que ela não ouça Illyana. Porém, isolando a si e a pequena mutante dos outros, a jovem Rasputin pergunta se ela não daria a própria alma para salvar os amigos que estão morrendo.

Novos X-Men

Em prantos, sob extrema pressão psicológica exercida por Magia, a Fada aceita o acordo, e a extração de sua alma se inicia, afundando mais ainda a jovem geração de mutantes nas trevas.

Novos X-Men

Se isso funcionará, e se os remanescentes serão resgatados, apenas as próximas edições revelarão. Mas é certo que ninguém sairá incólume dessa experiência infernal.

Particularmente, nesse arco em específico, acredito que Craig Kyle e Chris Yost conseguem trazer um fôlego do que já foram os Novos Mutantes, e suas aventuras surreais, em que não podiam contar com a ajuda dos mutantes seniors. Preocupados em desenvolver o grupo como um todo (personagens que não são dos Novos Mutantes "oficiais" acabam ganhando foco nessa história), os dois roteiristas elevam essa revista a um dos principais títulos mutantes atualmente publicados no Brasil.


« Jøåø »


* Título do artigo inspirado no filme de título homônimo, que por sua vez é baseado na Graphic Novel de Alan Moore e Eddie Campbel, de mesmo nome. Agradecimentos ao Josenildo pela referência.

comments powered by Disqus