segunda-feira, 14 de julho de 2008

Biblioteca Histórica dos Vingadores

Um fato já é bem sabido sobre a história dos Vingadores, popular equipe de super-heróis do Universo Marvel. A formação do grupo, em diferentes épocas, sempre foi marcada pelo acaso, pelas peculiaridades do destino. E isso ocorre desde o primeiro encontro dos Mais Poderosos Heróis da Terra, quando uniram-se para deter o Incrível Hulk a pedido de Rick Jones e a Brigada Juvenil.

Biblioteca Histórica Vingadores

Antes dos Vingadores, a Marvel já havia chacoalhado o mercado com a estréia do Quarteto Fantástico de Lee e Kirby em 1961. No ano seguinte, veio a expansão com as seis primeiras edições da revista do Incrível Hulk e a criação de novos personagens que viriam a se tornar ícones da editora como o Homem-Aranha, Thor, o Homem-Formiga e o Invencível Homem de Ferro. E mesmo com tantos heróis novos e diferentes, o que marcava os leitores acima de tudo eram as constantes aparições de um desses personagens na revista de outro. E isso motivou Stan Lee em seu próximo passo.

Em Setembro de 1963, Lee mais uma vez associou-se com Kirby para criar dois novos grupos de heróis. Um deles formado por alunos com poderes oriundos de suas características genéticas, que somente muito mais tarde voltariam a fazer sucesso – Os X-men. O outro foi montado com personagens já bem conhecidos e queridos pelos leitores dos anos 60 – Os Vingadores.

A primeira formação do grupo era composta por Thor, Homem-Formiga, Vespa e o Homem-de-Ferro, que foram reunidos graças a um chamado do eterno vingador honorário Rick Jones e a uma mal sucedida trapaça de Loki. O Deus da Mentira que havia manipulado o Hulk para atrair atenção do seu meio-irmão, Thor, acabou por destinar a criação dos Vingadores. Ao final da primeira história, eles aliaram-se ao próprio Hulk e juraram lutar juntos ou separados para o bem de muitos.

Biblioteca Histórica Vingadores

Essa primeira história denominada “A Chegada dos Vingadores” pode ser encontrada na coletânea de luxo Biblioteca Histórica dos Vingadores, lançada pela Panini no Brasil em 2007. Nela, também foram publicadas as outras nove primeiras histórias da equipe contendo não só as primeiras aparições de alguns clássicos vilões como também o resgate de personagens há muito tempo esquecidos.

Quem leu a Biblioteca do Quarteto Fantástico, bem sabe que Stan Lee já tinha interesse em trazer a tona personagens em quadrinhos que fizeram sucesso durante a Segunda Guerra Mundial. Namor, o príncipe Submarino, foi o primeiro a ser reintroduzido direto neste novo universo e até mesmo chega a confrontar a equipe na terceira história dos Vingadores. E na quarta edição, mesmo sem ter total idéia do que fazia, Namor promoveu a volta do Capitão América.

Biblioteca Histórica Vingadores

Preso num bloco de gelo por muitos anos desde a década de 40, Steve Rogers, o Capitão América, acabou sendo resgatado pelos Vingadores assim que seu corpo foi lançado a mares mais quentes por Namor. Então, o grupo o acolheu e não demorou para o mesmo assumir o devido posto de líder, mesmo ainda tão confuso com as mudanças em uma Nova York vinte anos a frente do seu tempo.

E já que o herói ressuscitou do limbo editorial, nada mais justo do que um dos seus mais poderosos inimigos retornar para atormentá-lo. O primeiro Barão Zemo, Heinrich, surge de seu esconderijo perdido na América do Sul para se vingar. Nas últimas dez edições desse histórico encadernado, é Zemo quem mais atormenta a vida dos Vingadores, reunindo uma equipe adversária chamada Mestres do Terror, unindo-se a vilões asgardianos e criando Magnum, um personagem que viria a se tornar parte fundamental da cronologia dos Maiores Heróis da Terra.

Biblioteca Histórica Vingadores

E mesmo com tudo isso,, não estaríamos ainda sendo justos com a importância dessa edição se não comentássemos que é nela que vemos pela primeira a luta dos Vingadores com Kang e, mais tarde, com sua versão ainda mais poderosa chamada Immortus. O envolvimento deles daí por diante se torna tão intenso com os personagens que os seus encontros foram bases para a fabulosa edição “Vingadores Eternamente”, escrita por Kurt Busiek e desenhada por Carlos Pacheco.

Biblioteca Histórica Vingadores

Certamente, entre as quatro primeiras bibliotecas lançadas por aqui, a dos Vingadores é item obrigatório para ser adquirido, não só pelo valor histórico dessas histórias, mas também pela repercussão que elas têm até hoje para cada um dos personagens.

Coveiro

comments powered by Disqus