domingo, 20 de julho de 2008

A Guerra Kree-Skrull

Duas raças alienígenas antagônicas, que há muito escreveram uma história em comum de guerras e dominação, voltaram certa vez suas atenções para um pequeno planetinha de civilização um tanto quanto rudimentar. Esse planeta, chamado por seus habitantes de Terra, era considerado por ambos os lados como um ótimo posto estratégico a ser dominado. Assim, em diferentes épocas, as duas raças tentaram tomar aquele lugar, mas sempre foram impedidas pelos fabulosos feitos dos heróis terráqueos. As tentativas destes, no entanto, não pararam e acabaram por culminar na aclamada Guerra Kree-Skrull, republicada aqui no Brasil em Os Maiores Clássicos dos Vingadores #1

Kree Skrull War

Escrita entre 1971 e 1972 por Roy Thomas, a história foi surgindo sem qualquer pretensão de tomar a repercussão que teve até os dias de hoje. Para o escritor, que veio a ser editor da Marvel por dois anos logo depois desse arco, a Terra poderia ser comparada apenas a uma das ilhas do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Ou seja, apenas um pequeno pedaço de todo o cenário de um evento maior na perspectiva das duas raças expansionistas, porém que poderia causar o fim de toda humanidade.

O ponto central desta Guerra acabou sendo um "exilado" de um dos mundos, o herói de origem Kree Mar-Vell, que viria a se tornar um apaixonado por esse planeta e verdadeiro defensor do lugar. Em Vingadores 89, Mar-Vell que assumiu o codinome de Capitão Marvel, tinha acabado de escapar da sua imposta prisão na Zona Negativa, que dividia sazonalmente com o jovem Rick Jones. Com a ajuda do portal criado por Reed Richards para escapar da Zona N, ele e Rick puderam existir ao mesmo na Terra, porém havia um preço. Desde que escapou da prisão, Mar-Vell passou a portar uma forte radiação desconhecida que colocaria não só sua vida em risco como a de toda o planeta.

Kree Skrull War

Desta maneira, os Vingadores – formados na época por Visão, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Clint Barton, que assumiu o codinome de Golias após ficar preso num tamanho muito maior que o seu – juntamente com Rick Jones decidiram capturar o herói de qualquer maneira e buscar uma cura. Sob as instruções do doutor Donaldson e utilizando a capacidade de armazenar energia solar do Visão, eles puderam aparentemente retirar toda carga radioativa acumulada pelo Capitão Marvel. Contudo, esse era apenas um dos perigos que ameaçavam a vida de Mar-Vell naquela época.

Em Hala, Capital do Império Kree, Ronan, o Acusador, adentra a câmara que abriga a Inteligência Suprema e anuncia a tomada do poder local. E o primeiro decreto do novo governante Kree é vingar-se de seu proclamado inimigo, Mar-Vell, a quem acusa de traição. Assim, o Acusador ativa um Vigilante Kree, uma máquina de combate com poderes incrivéis, para atacar Mar-Vell e todos que se puserem no caminho. E mesmo com a presença dos Vingadores, não foi possível impedir que o herói kree fosse levado para um destino ignorado.

Atendendo uma nova emergência para salvar Hank Pym e sua esposa Janet, os Vingadores acabam deparando-se mais uma vez com o Vigilante. A máquina, no entanto, não veio sozinha a Terra. Ronan decidiu vir pessoalmente para não só se vingar de Mar-Vell, como também para destruir toda a civilização, seguindo o chamado Plano Atavus. Segundo Ronan, a Terra passou a se tornar um problema (ou uma futura ameaça em potencial ao Império Kree), e a solução seria reverter todo o seu processo evolutivo até o dia em que pela primeira vez os Krees pousaram neste planeta antes de começar a interferir nele.

O plano do Acusador sequer chega a tomar grandes proporções. No auge da grande batalha, Ronan recebeu uma mensagem de seu povo alertando que os seus mais árduos inimigos, os Skrulls, atacaram o Império. Assim, ele deixou de lado a luta com os Vingadores e partiu para salvar o seu mundo.

Esse evento, no entanto, não passou batido na Terra. Não demorou muito para que o assunto chegasse até a televisão e oportunistas decidissem tirar proveito da situação. Na TV, foi anunciado que o fervoroso político H. Warren Craddock acabou se tornando o novo diretor da comissão de atividades alienígenas e ele prometeu agir de forma enérgica contra os invasores. E ele já tinha um primeiro alvo: Mar-Vell.

Diante disto, os Vingadores decidiram investir em outro plano. Acabam recebendo uma oportuna visita da Capitã Carol Danvers que ofereceu abrigo ao alienígena em sua fazenda particular e os Vingadores ajudaram os dois a fugir dos caças da SHIELD. Todavia, essas ações acabaram se voltando contra os heróis que são julgados e odiados pela opinião pública. Chega ao ponto de que no final da edição 92, três dos Vingadores originais voltaram até a velha mansão para desativar o time.

Kree Skrull War

Grandes mudanças, no entanto, ainda estavam por vir. A partir da edição 93, o desenhista Neal Adams assumiu no lugar do veterano Sal Buscema e estreou numa história que viria a ser considerada uma das mais clássicas dos Vingadores. Nela, Visão surgiu agonizante na mansão dos Vingadores e caiu inconsciente, deixando várias perguntas no ar. Coube a Hank Pym vestir mais uma vez seu traje de Homem-Formiga, realizar uma fantástica aventura dentro do corpo do andróide para reativá-lo e assim solucionar aquele mistério.


Vision Voyager

Vision Voyager

Aos despertar, Visão começou a explicar a Hank, Thor, Homem de Ferro e o Capitão América o que aconteceu desde os eventos da última edição. Assim, descobriu-se que os Vingadores originais que debandaram o grupo na edição 92 eram impostores e que alguma coisa de muito errado havia acontecido na fazenda de Carol Danvers.

Em sua história, Visão elucidou que eles a princípio foram estranhamente atacados por vacas, que depois se metamorfosearam em três dos integrantes do Quarteto Fantástico. O andróide foi o único capaz de escapar se desmaterializando pra baixo da terra e usando suas últimas forças para fugir dali.

O mistério por trás do ataque do Quarteto Fantástico poderia ser facilmente desvendado pelos leitores que compraram a Biblioteca Histórica Marvel do Quarteto Fantástico 1, em que na segunda história vemos a primeira vez que Skrulls ameaçaram a Terra e foram derrotados pelos heróis. Os aliens terminaram hipnotizados por Reed Richards, que os fez acreditarem por longo tempo que eram meras vacas.

Kree Skrull War

História originalmente publicada em Fantastic Four 2

Pelo que mostra a edição, três desses aliens acabaram se desvencilhando daquela humilhação e juntaram-se ao Super-Skrull para arquitetar seus planos e roubar um antigo segredo Kree. Obviamente, eles não conseguiram realizar tal feito, sendo impedidos pelos Vingadores. Os heróis acabaram capturando três dos vilões transmorfos e evitaram que eles roubassem o segredo da Omnionda, mas mesmo assim não puderam salvar Mar-Vell, a Feiticeira Escalarte e o Visão, que foram levados como reféns.

A vingança do Super-Skrull ainda ia muito mais longe. Antes de partir para o Império Skrull, ele tentou explodir a capital dos Inumanos na Terra, Attilan, mas não houve sucesso. A cidade inumana estava misteriosamente protegida por um domo negro e resistiu à bomba avassaladora. Restou ao super-soldado skrull apenas levar seus prisioneiros ao Imperador, mas mal imaginava ele que seria traído pelo seu próprio governante.

Kree Skrull War

Uma vez de posse de seus prisioneiros, o Imperador Skrull ameaçou extinguir a vida dos Vingadores se o segredo da Omnionda finalmente não lhe fosse entregue. Essa foi a única maneira que o ditador encontrou para que finalmente Mar-Vell aceitasse trabalhar na construção de tal poderoso artefato.

Já na Terra, a situação só piorou para os Vingadores. Depois de mais uma ameaça alienígena vir à tona, H. Warren Craddock lança contra os Vingadores os Mandróides, ameaçadoras armaduras operadas por soldados que justamente foram treinados para lidar especificamente contra o grupo.

Kree Skrull War

E se não bastasse essa batalha, outro contratempo surgiu. Os Vingadores foram requisitados para ajudar Triton e Raio Negro a derrubar o novo governante de Attilan, o enlouquecido Maximus, que prendeu todo aquele povo numa grande redoma negra. Maximus, irmão de Raio Negro, só conseguiu tal intento com a ajuda externa de Krees, revelando mais uma vez que as intenções daquele povo para com a Terra não haviam cessado.

O grupo consegue colocar Raio Negro de volta ao poder, contudo, têm mais uma perda. Rick Jones, o jovem vingador honorário é misteriosamente levado pelos Krees. Aparentemente, a Inteligência Suprema Kree reservou ao humano um destino muito maior nesta batalha. Já os Vingadores, que até então só se defendiam, não vêem outra escolha a não ser entrar de vez nessa Guerra absurda.



Kree Skrull War

Da edição 96 em diante, Roy Thomas e Neal Adams nos colocaram na verdadeira frente de batalha. Praticamente perfurando as linhas de combate skrulls, Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Visão e o Golias chegaram até a nave capitã inimiga e entraram em contato com o Imperador, tomando ciência de seu ardiloso plano. Mas foi graças à perspicácia de Mar-Vell e aos planos secretos da Inteligência Suprema Kree, que os terráqueos tiveram chance de rechaçar esse conflito que usou a Terra como um dos campos de batalha.

Vision Voyager

Kree Skrull War

É nesta edição que pela primeira vez vemos a manifestação da Força do Destino, capaz de manipular o espaço e o tempo. Sob orientação a Inteligência Suprema, Rick usou tal poder e convocou heróis do passado, que ele só conhecia através de seus gibis, para lutar ao seu lado. Assim, ele trouxe o Capitão América, Namor, Caveira Flamejante e muitos outros personagens dos anos 40 para enfraquecer as fileiras Krees.

A extensão do poder da Força do Destino em Jones chegou até mesmo a níveis incompreensíveis. Mediante instrução da Inteligência Suprema, Rick foi capaz de paralizar toda a fronta Kree e Skrull que estava em combate.

Kree Skrull War

O alcance dos dons de Rick foram ainda mais longe e chegaram até o planeta Terra. Lá, ele acabou atingindo a mente de Warren Craddock, que se revelou como sendo na verdade um Skrull transformado (Na verdade, o quarto skrull que escapou do Quarteto Fantástico em sua segunda história, como mais tarde viria a ser explicado). A farsa de Craddock destinou o seu fim e, conseqüentemente, sua campanha voraz contra os outros alienígenas.

Os Vingadores retornaram a uma Terra, agora livre do perigo. Krees e Skrulls ganharam mais uma vez uma trégua, mesmo que forçada. Já o Capitão Marvel optou por se unir ao exaurido corpo de Rick Jones afim de salvá-lo. E assim a primeira grande ameaça de invasão da Terra foi encerrada... ou, assim, acreditávamos.

Kree Skrull War



E não deixe de Adquirir o seu exemplar pelo Submarino:
A Guerra Kree Skrull

Maiores Clássicos dos Vingadores 1 por APENAS 20,70 em até 2X sem juros. Aproveite!! Desconto de 5 reais.


Coveiro

comments powered by Disqus