quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Biblioteca Histórica: Quarteto Fantástico

A Casa das Idéias fez esse ano 40 anos no Brasil e têm mais de 45 de existência, mas nunca em Terras tupiniquins houve um investimento desta maneira para trazer até os leitores nacionais a história do início dos heróis Marvel. Desde Junho, a Panini vem lançando as Bibliotecas Históricas Marvel e as primeiras 10 histórias a inaugurarem essa idéia foram do Quarteto Fantástico.

Biblioteca Histórica do Quarteto

Para os leitores mais jovens, talvez seja um tanto difícil se acostumar com os desenhos menos rebuscados, colorimento mais simples e roteiro plenamente usado e abusado pelo narrador com os quadradinhos explicativos. Para quem já têm alguns anos nessa estrada, as Bibliotecas Marvel são de fato História. E nos trazem uma boa perspectiva de como os nossos personagens de hoje eram tratados naquela década.

No caso do quarteto, temos quatro retratações que talvez sejam até irreconhecíveis para alguns. Logo após virar a clássica capa original do primeiro número, vemos um sinal de convocação do grupo, bem diferente do “4” flamejante que ficou tão conhecido depois. E assim, somos apresentados para cada um dos membros do quarteto em particular.

Sue Storm, que ainda era apenas a noiva de Richards e nada tinha da mulher decidida e forte de hoje, era apenas uma garota. Seus poderes sequer tinham se desenvolvido a magnitude de hoje. E mesmo após a décima edição deste título, seus campos de força invisíveis são desconhecidos. As maiores piadas giram em torno de ela mais parecer um fantasma aos olhos das pessoas comuns.

Biblioteca Histórica do Quarteto


Benjamin Grimm sempre vive sob o disfarce de um imenso sobretudo, até tirá-lo e se mostrar como o horrendo coisa. Seu temperamento ainda é difícil e por vezes parece se portar quase como um vilão, ameaçando o amigo Reed pelo acidente que causou ou mesmo até dando em cima da jovem Sue. Colocando desta forma, é bem interessante para quem acompanhou o Ben muito depois sendo o bom praça que é.

Biblioteca Histórica do Quarteto


Johnny Storm é ainda um garoto. Não dá nem pra dizer que ele é metido a garanhão ou que planeja ter fama abusando de suas capacidades. Naquela época, os garotos eram fascinados por carros e é isso que o Johnny é. Sua rebeldia e provocações com o Coisa não são claras logo de início e só vamos sentir isso se desenvolvendo no final deste encadernado. Seu poder é aparentemente mais limitado quanto ao fator tempo, mas Lee e Kirby pareciam dar mais criatividades em seu uso.

Biblioteca Histórica do Quarteto


Reed Richards, no entanto, foi aquele que mais me surpreendeu. Nada realmente muito escandaloso, mas nestas primeiras edições fica nítida a similaridade que Stan e Jack queriam dar a ele e a Sherlock Holmes. Isso, claro, se perdeu intencionalmente com o tempo, mas foi deverás divertido ver o “borracha” com o cachimbo na boca enquanto elaborava mais um de seus planos.

Biblioteca Histórica do Quarteto


Assim, quando os quatros se unem pela primeira vez, mais parecem um caso de “Além da imaginação” com todo o ar que lhe é cabível das histórias de ficção da época. A clássica cena da origem do grupo é contada como “flashback”, sem esconder a imprudência do Reed ao invadir a base aérea e lançar-se ao espaço sem autorização. Depois, o acidente no espaço e a descoberta dos poderes de cada um assim que retornaram a Terra.
O cerne da equipe é fortalecido ali, não como meros heróis, mas como exploradores do desconhecido. Seus rivais vão desde alienígenas até pretensos charlatões metidos a “milagrosos”. Por sinal, aqui está para os mais interessados em histórias clássicas da Marvel a primeira aparição dos Skrulls, que foram astuciosamente derrotados pelo Sr. Fantástico e transformados em meras “vacas”.

E como não podia faltar para todos grandes heróis, vilões de peso e fortemente caracterizados se faziam necessários. Assim, o clássico personagem da década de 40, Namor, foi recuperado nas histórias como um vil e solitário Senhor dos Mares em busca de vingança. Por outro lado, Victor Von Doom é criado pelos autores para fazer frente ao gênio científico de Richards. O governante da Latvéria foi concebido desde de o início para ser uma das maiores ameaças deste planeta, algo que é respeitado até o dias de hoje. Juntos ou separados, esses dois foram responsáveis pelas mais emocionantes histórias do grupo.

Por fim, chegamos a primeira aparição de Alicia e de seu pai Phillip Masters, também conhecido como o vilão chamado Mestre dos Bonecos. Ela foi o encaixe perfeito para vermos a sutil mudança de atitude de Ben Grimm – uma cega que estava ali para ensinar que internamente ele não havia mudado e que qualquer grotesca mudança no exterior poderia na verdade ser vista mais do que como uma maldição.


Biblioteca Histórica do Quarteto


Não há como finalizar este artigo de uma maneira própria, pois até mesmo o encadernado deixa aquele gostinho de esperança de que pode haver muitos outros mais. Afinal, é na continuação destas histórias que muitos outros personagens clássicos ganharam vida como Homem-Impossível, Pensador Louco, Super-Skrull e Homem-Molecular. As primeiras histórias integradas com outros heróis também nasceram aqui, com a participação do Hulk e do Homem-Formiga. Enfim, nada mais justo do que edições futuras surjam e recheiem a “nossa” biblioteca pessoal.


Coveiro

comments powered by Disqus