quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Repercussões de Um dia a Mais no Brasil!!

Um ano atrás, eu fui o responsável por acompanhar e levar até os leitores os acontecimentos de Um dia a Mais (originalmente chamada One More Day), arco de quatro partes que marcou por ser a história do Homem Aranha que levou a um retrocesso de mais de 20 anos no personagem. Lembro bem que o sentimento na época, era de desespero misturado com decepção. Muitos leitores, utilizando o poder democrático da internet, puderam mostrar ao mundo o seus mais profundos sentimentos sobre essa história.

Um dia a Mais


Com a história finalmente se concluindo no Brasil, chegou o momento de saber como foi a aceitação dos leitores brazucas. Ciente de que em nossa comunidade 616 existem muitos fãs antigos do cabeça de teia que nos últimos tempos andavam bem decepcionados com os direcionamentos dados a Peter Parker, esperei por esse momento para ver qual seria a reação geral para o novo status quo do Aranha e abri a oportunidade para expressarem tudo o que sentiram ao ler Um dia a Mais em nosso site. Afinal, leitor, o que você achou desta drástica mudança na vida de Peter Parker?


Uma das opiniões mais significativas certamente deveria vir de dentro da casa. Nosso editor, Eddie (vulgo Capitão Pomba) é um aracnofã tão antigo quanto eu e aceitou com muito bom grado o convite para fazer a resenha deste arco. Fiel defensor da cronologia e das boas histórias, fiquei até curioso para saber o que ele achou de fato desta polêmica história. Parte de sua revolta, você pode constatar na conclusão de seu artigo. Agora, de cabeça mais fria, ele volta a falar sobre o que pensa sobre tudo isso:

O sentimento que veio foi uma sensação de perda. Muita gente define o Aranha como "aquele que só se ferra", algo que eu não poderia discordar mais. O "se ferrar" da vida de Peter Parker eram problemas financeiros, com garotas e outras coisas do cotidiano que, no caso dele, eram um pouco piores pela responsabilidade de ser o Aranha. Isso gerava a identificação com o leitor, problemas normais. Mas vieram os clones, poderes totênicos, May morta que não era May, gêmeos de Gwen crescidos e, por fim, identidade revelada publicamente. Essa loucura irreal é que tirou a identificação com o leitor, mas Quesada achou que era o casamento do herói, pois o envelhecia. Assim, surge um pacto macabro que reverte o casamento dele, não só retrocedendo suas histórias, mas bagunçando a cronologia da própria Marvel. Não sei vocês, mas se eu fosse Luke Cage, em meio à uma conspiração Skrull, e de repente esquecesse a identidade de um membro da equipe, eu ficaria meio desconfiado. Dessa forma, o grande herói das HQs que admirava, que há um certo tempo estava em coma, teve seus aparelhos desligados. Em seu lugar, surge um novo, solteiro, morando com a tia, com três namoradas em potencial (MJ sendo, claro, uma delas), seus amigos clássicos (inclusive Harry, o que me pergunto "por quê?") e um pacto demoníaco manchando sua vida. Se vou acompanhar? Por motivos financeiros, sou assinante, então irei. Se irei guardar as revistas na coleção, já é outra história”.

Edvando Tertuliano Nogueira
Editor 616, Membro das comunidades Universo Marvel 616, DC Terra-1 e X-Men Brasil
Moderador da comunidade "Tenho mais de 20 e amo HQs, e daí?".

Um dia a Mais

Se uma pessoa pode superar Eddie em conhecimento sobre o universo Marvel, essa pessoa se chama Diogo Gomes Luque, nosso grande colaborador e amigo de muitos do site. Quando perguntado sobre o que achava de tudo isso, Diogo apenas respondeu com um “lixo”. Insisti por uma crítica mais fundamentada e eis que ele atendeu meu pedi. Obviamente, o arco não pede isso, mas nada paga ver esse sujeito criticando um arco num bar com um chopp na mão. Na impossibilidade disto, me mandou o que achou por email.

"Em 1º lugar, a coisa toda me faz sentir meio perdido. Quando eu comecei a ler Homem-Aranha, ele já era casado há muito tempo. Depois eu até peguei as histórias mais antigas para ler, mas o personagem já havia me conquistado. Por motivos lógicos, me parece bastante incompreensível que ele deva ser solteiro para conquistar o público jovem, porque eu, aos 13 anos, o lia muito bem casado. Sem falar, que a idéia, historicamente, não rendeu bons frutos. Já enviuvaram ele e, francamente, deve ter sido seu pior arco de histórias. E, ao contrário, as histórias da reconciliação dele com a Mary Jane pelo Straczinsky devem ter sido, de longe, suas melhores. O amor de Peter e MJ era palpável, te dava a impressão de que nada mais certo que juntar os dois. Mas o que eu mais odeio mesmo é a infantilidade como trataram tudo. Não podia simplesmente se separar dele porque um divórcio é "danoso" aos leitores (sendo que em suas páginas houve a primeira discussão sobre drogas nas HQs). E Peter não aprendeu nada em 13 anos de aventuras, ao fazer um pacto com o demônio?! Aliás, não pode se comportar como um homem de 28 anos (que é o que ele é), tem de ser um adolescente idiota?! Sair atrás de garotas (coisa que ele nunca fez)?! Conceitualmente, toda a idéia é imbecil. E olha que nem falei dos 20 anos de cronologia arremessados pela latrina..."

Diogo Gomes Luque
Colaborador 616 e Membro da comunidade do Orkut 616.

Um dia a Mais

Por vezes, eu penso que a comunidade tem quatro dígitos, mas pouco mais de algumas dezenas devem de fato lembrar que estão nela. Afinal, é difícil acreditar que todos os demais acompanhem. Pois bem, no último evento de quadrinho em São Paulo acabei conhecendo um desses leitores que sempre estão a espreita na comunidade, mas raramente optam por comentar. Felipe Maia é um deles e, depois da convenção, decidiu que esta poderia ser uma boa oportunidade para começar a falar publicamente o que pensa.

"Sempre fui um fã confesso do Homem-Aranha, até tatuei o emblema do personagem no meu braço direito. Admiro muito o personagem, que foi responsável por me interessar a ler quadrinhos novamente, há pouco mais de 3 anos. Para ser honesto, o herói sofria com histórias fraquíssimas fazia tempo. Esse quadro melhorou com a entrada do roteirista J. Michael Straczynski no título. A fase de JMS mostrou uma melhora na qualidade, mas o Amigão da Vizinhança continuava indo mal. Os fãs eram testados com coisas ridículas como os poderes totêmicos, os filhos de Gwen Stacy com Norman Osborn, a morte e ressurreição em 'O Outro', com novos e mal explorados poderes, e a revelação da identidade secreta do aracnídeo. Achava que as coisas não podíam piorar, mas é aí que me enganei. Comprei Homem-Aranha #82 no mesmo dia que lançou, afinal queria ver o que aconteceria no arco 'Um Dia A Mais'. Quando Mefisto disse que queria o casamento de Peter e Mary Jane em troca da salvação da Tia May, parei um pouco pra tentar achar o sentido nisso. "Ok, o Quesada odeia o Homem-Aranha casado, mas ele não vai pôr um fim nisso de um modo tão ridículo", eu pensei. Voltei a ler a revista e fiquei indignado quando o casal aceitou a proposta. $%@¨$%@¨&! Quer dizer que tudo que foi publicado do Homem Aranha desde que eu nasci foi jogado no lixo? Me sinto traído com essa decisão editorial. Não consigo descrever a raiva que sinto dessa edição. Um Dia A Mais é bem escrita e desenhada, mas trás uma idéia completamente imbecil. Só resta esperar até o mês que vem para vermos se esse recomeço do personagem será bom. Aí talvez os fãs considerem Um Dia A Mais um mal necessário. Fica aí a esperança."

Felipe Maia
Membro (agora participante) da comunidade Universo Marvel 616

Um dia a Mais

Indo mais longe em nosso Brasil, chegou a vez de parar em Tocantins. Apesar de não estar tão presente nos demais tópicos de nossa comunidade, Caio é um leitor fiel da Marvel e tem uma história igualmente antiga como fã do Aranha.

"Bom, pode até ser que as próximas historias sejam boas, mas eu como cliente, leitor, consumidor do produto, fanático em hqs me sinto ultrajado! Minha 1° hq comprada por mim mesmo foi do aranha em 1996, em Portugal. Eu tinha na época 9 anos, e essa revista foi justamente o casamento do Aranha com a MJ. Ai eu lhes pergunto, o q faço com essa revista? Jogo fora? Queimo? Guardo como prova de como uma editora me fez de besta por 12 anos? Deixe-me arrumar. O que eu faço não só com essa hq, mas o q eu faço com TODAS as hqs que tenho do aranha? Sou um apaixonado pelo cabeça de teia, e um apaixonado pela minha coleção que tem buracos, mas por escolha minha, mas sim por obstáculos enfrentados, e depois de ler essa historia (q mais me parece um tiro de shotgun 12 nos testiculos), pela 1° vez em minha vida estou pensando em não comprar mais as revistas do aranha. A decepção foi muito forte!"

Caio Diniz
Participante de várias comunidades do Orkut como UM 616; Incrivel Hulk (BRASIL); X-men Brasil; Universo marvel; Thor(BRASIL); Homem aranha; USM e Cosmo Marvel.

Um dia a Mais


Do norte para o Nordeste, resolvi buscar a opinião de um leitor mais jovem, mas nem por isso menos entusiasmado com boas histórias. Daniel Magalhães está sempre presente nos principais fóruns de quadrinhos, principalmente o oficial da Panini, inclusive sendo um dos que tomaram a iniciativa de criar um podcast não só de quadrinhos como também de outros bem variados temas.

"Já sabia o que ia acontecer, mas me surpreendi com a história.O Straza faz uma boa história, mostrando um Peter desesperado por qualquer solução(que nem o Fera em "Especie em Extinção").Apesar do Quesada usar uma das mais vagabundas desculpas da história, ele fez uma boa iniciativa, tirar a merda que Millar, Straza e outros colocaram na vida do Teioso.MAS POR QUE A MJ?!?!?Na própia história, o Straza retrata muito bem o amor entre o casal, car@*&%!!Na mente daquele gordo filho da mãe, o melhor é fazer um Parker com mesma personalidade durante 40 anos em vez de amadurece-lo junto de seus fãs.Mesmo assim, vou ler as próximas histórias e aguardar explicações."

Daniel Magalhães
Membro 616 e do Forúm Panini, participante e editor do PodCast Panini e figurante de curta-metragem independente.

Apesar de não ter me enviado devidamente a sua opinião por email, resolvi catar na comunidade a opinião de outra pessoa da nova geração que certamente têm sempre um persectiva bem peculiar sobre histórias em quadrinhos. A fluminense Julia (literalmente falando) resolveu dar sua chance a mudança:

"Um dia a Mais tem uma base podre. É como construir uma casa numa fundação podre,não importa que a história tenha sido bem escrita(E foi!Dá para ver que não foi feita de qualquer jeito,mesmo que você reclame muiiiiiiiiiiiiiiito.),o negócio não vai para frente. Um dia a Mais não desce.Fica entalado como um reboot desnecessário,que mudou um dos aspectos que não precisava ser mudado na vida do Aranha - O Casamento. No entanto,esse reboot pode abrir espaço para novas histórias,histórias bacanas. (...) É um retrocesso? É. Mas o passado é um local legal para se visitar. Porque não tentar buscar elementos do passado e tentar evolui-los? Porque não aceitar que realmente,o Aranha andava precisando mudar um pouco? É verdade mesmo. Se você consegue superar Um dia a Mais como história,acaba se divertindo com o que virá."

Julia Blunk
Participante da Comunidade Universo Marvel 616 e fã de carteirinha do Demolidor

Pra finalizar, decidi chamar alguém que sempre guarda uma boa surpresa na manga. Diretamente de Goiás, o garoto-maravilha, o omniman, o multifacetado Erlan mostra da sua maneira o que acha de tudo o que aconteceu.

"Rapaz, hoje é quarta! Alguma novidade? Além do sono, hoje é um dia a mais que não compro Homem Aranha. A razão é saber a atual situação do cabeça de teia. Há quem não ligue, mas 20 anos de cronologia fazem diferença pra mim. O que farei com meus formatinhos? Viraram what if! Mas como? Se foi mágica, onde está a explicação? Pacto com Mephisto, vida da Tia May, casamento como pagamento. Não, não, isso é demais, não dá pra aceitar. Não sem chororô (in?)fundado."

Um dia a Mais
Imagens valem mais que 1000 palavras. Então ficam aí 3000 palavras.

Erlan Tostes

Participante das comunidades X-men Brasil, Incrível Hulk Brasil e Universo Marvel 616.


Não preciso dizer que não me responsabilizo por nenhum dos comentários de outros aqui colocados, não é? Principalmente, se vier do Erlan!! Mas deixando piadas a parte, vamos encerrar por aqui esses três dias de pequena “revolução branca” arquitetada por nós do site.

Estavámos desde segunda-feira apenas relembrando que há sempre possibilidades de fazer boas histórias, principalmente com um personagem tão rico como o Aranha, e não é necessário recorrer a qualquer mágica. Já o passado, quando voltamos nossos olhos para ele, está lá para ser relido e aprendido, mas a vida segue sempre à frente. E era este o caminho que sempre desejamos aos nossos heróis.

Coveiro

comments powered by Disqus