domingo, 30 de dezembro de 2007

Homem Aranha: O Fim?

*Atenção! Informações inéditas no Brasil!!!

Os últimos dias do ano trouxeram aos fãs o final do arco em quatro partes do Aracnídeo chamado “One More Day”. Uma história que sofreu muitos atrasos desde que foi concluída a fase Back in Black, e se tornou bastante esperada pelos seus leitores – mas não necessariamente por um bom motivo. A última edição foi Amazing Spiderman 545, lançada nas lojas especializadas americanas nessa última semana de 2007, já concorre como uma das revistas mais odiadas de todos os tempos.

One More Day - Conclusion


Os motivos para tamanha rejeição já vinham sendo comentados pelos fãs há um bom tempo, e o terreno vem sendo preparado desde outubro com a edição anterior de Amazing Spiderman 544, quando nos deparamos com um Peter extremamente desesperado por ser o culpado de sua velha tia May, personagem clássico de suas histórias, ter levado um tiro pelo próprio ter revelado sua identidade em público. Ali, Peter teve certeza que sua tia iria morrer e que ciência ou dinheiro algum poderia salvá-la. Foi então que ele recorreu à magia, e bateu na porta do Dr. Estranho, em Friendly Neighborhood Spiderman 24. Seu pedido foi sabiamente negado, mas não as opções de Peter Parker. Em Sensational Spiderman 41, o demônio mais ardiloso da Marvel – Mephisto – vai até ele e faz seu jogo. Mesmo mostrando todas as probabilidades alternativas e suas conseqüências, estaria Peter Parker disposto a fazer um sacrifício para salvar sua tia?

A resposta para isso estava nesta última edição, e todos os fãs estavam com os dedos cruzados, torcendo para que o editor-chefe da casa das idéias, Joe Quesada, estivesse mais uma vez fazendo uma daquelas suas brincadeiras. A proposta de Mephisto era apagar seu casamento e seu amor pela Mary Jane da existência, que o demônio considerava genuíno e poderoso. Por outro lado, é algo que colocaria mais de 20 anos histórias do cabeça-de-teia pelo ralo. Sendo assim, apesar do temor, todos guardavam um fio de esperança de que ninguém levaria à frente, e de forma tão egoísta, tal proposta.

One More Day - Conclusion


Mas não foi assim que aconteceu. Aquilo que Joe Quesada mais clamava em entrevistas foi feito. Ele conseguiu separar os dois. E como não suportava a idéia de envelhecer o personagem, tornando-o um homem separado, fez simplesmente com que ele nunca tivesse casado.

Na história, Peter não aceitou a proposta, mas também não foi capaz de dizer não ao demônio. Coube a Mary Jane, em prantos, tomar a frente de tudo e realizar aquilo que poderemos considerar o maior crime feito nas histórias da Marvel de todos os tempos... um crime do qual J. M. Straczynski tentou não participar, cogitando até em retirar seu nome dos créditos.

One More Day - Conclusion


E como num estalar de dedos a realidade alterou-se e o demônio sorriu – e, provavelmente, Joe Quesada deve ter esboçado algo similar com os lábios. Só que aquela pequena mudança no passado pode muito bem, modelar coisas muito maiores no novo presente, como bem alertou Mephisto.

O mundo desperta alterado, e agora Peter não é mais casado com Mary Jane. Sua tia May está junto dele, viva e saudável. E numa festa em que velhos amigos são reunidos, ele reencontra Flash Thompson e praticamente ignora Mary Jane. Contudo, o pior está por vir... Harry Osborn está vivo!

One More Day - Conclusion


É aí que todo o peso de uma realidade alterada cai em nossas costas. Harry não morreu, estragando assim mais uma das mais brilhantes mortes nas HQs. Todas as histórias interligadas com isso foram simplesmente mudadas. O atual status quo do pai, Norman Osborn, também pode estar em perigo. A identidade do Aranha, que se tornou conhecida do público, é novamente uma incógnita. Toda a relação que ele teve com os Novos Vingadores até então, antes e depois da Guerra Civil, está comprometida. Em suma, Joe Quesada apunhalou profundamente não só as histórias do Aranha, mas também a de outros títulos mais próximos que só fizeram engrandecer nos últimos três anos.

As conseqüências de tal ato impulsivo e impensado da Marvel já mostram resultados nos principais sites americanos de crítica. No conhecido Newsarama, uma enquente sobre a aceitação dessa mudança mostra claramente a insatisfação dos fãs. O fórum do Comic Book Resources está repleto de fãs revoltados, e o site com mesmo nome iniciou uma entrevista dividida em cinto partes com o próprio Quesada sobre esse evento. O site IGN Comics, por sua vez, faz uma divertida paródia com a seguinte chamada “Podemos também fazer um trato com Mephisto para apagar isso? Por Favor?

One More Day - Conclusion


É incerto dizer se essa saga é aquela que mais mexeu com os fãs do Aracnídeo ao longo de todos esses anos, mas me parece que foi a de impacto mais negativo. Superou clones, ressurreições injustificadas, filhos esquecidos de Gwen Stacy e revelações de identidades.

O artigo que deveria ser imparcial, como é de costume para todos os demais da 616, vem acompanhado de uma decepção amarga do autor que escreve. É algo inevitável, tamanho é o acontecimento que mexe com todos nós. Assim, o que me resta é exigir que Mephisto ao menos honre a patifaria de sempre de seus pactos, e assim como fez com Crash Simpson, pai adotivo de John Blaze, mate a tia May e mande-a pro inferno logo!!

Sem mais a dizer e pedindo um minuto de silêncio


Coveiro

comments powered by Disqus