segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Speedball: o bode expiatório da guerra?

Robbie Baldwin, outrora a maravilha mascarada conhecida como Speedball, agora está totalmente sozinho. Seus amigos morreram, sua família o abandonou, a lei está contra ele, assim como os próprios bandidos. O rapaz está no fundo do poço, mas pode descobrir que ainda existem lugares piores.

Speedball

A continuação de "O acusado" prossegue. Robbie é transferido da prisão onde estava, mas sua situação apenas piora. No caminho testemunha um inflamado protesto contra ele, cartazes que o chamam de "assassino de bebês" e várias pessoas irritadas. Jennifer Walters diz que Robbie se tornou o símbolo do "excesso super-heróico", mas o rapaz ainda tenta se apegar ao fato que "todo mundo adora o Speedball".

O protesto logo é esquecido quando Robbie se depara com seu novo lar. Um portal irá levá-lo para a prisão 42, localizada na Zona Negativa. Jen ainda tenta convencer o rapaz a se registrar, mas é inútil e ele junta-se aos outros prisioneiros na fila. Alguns desses presentes na reunião onde Sally Floyd estava.

Prisioneiros da 42

Logo os prisioneiros chegam ao seu destino e a visão da prisão impressiona todo o grupo. Como acontece com a maioria das prisões, esta também tem um apelido, ela é conhecida como "Ilha da Fantasia".

Ilha da Fantasia

O apelido não poderia ser mais irônico, já que um pesadelo demonstraria melhor o que todos passam a viver. Isso fica evidente na triste carta que Robbie escreve para sua mãe. Nela ele demonstra todo o desespero da prisão, com até mesmo um suicídio que testemunhou, e o final da carta é ainda mais triste, pois sabe que sua mãe não a lerá.

Acontece um encontro entre Robbie e Reed Richards. O rapaz pergunta como o cientista se sente causando tanto sofrimento e aponta a loucura de basear tudo em probabilidades matemáticas, já que uma margem de erro de 1% ainda é uma margem de erro. Reed continua convicto que o registro é o melhor, embora demonstre um certo incômodo pela situação dos prisioneiros, e oferece para Robbie a oportunidade de testemunhar perante o congresso. Talvez essa seja uma oportunidade para uma reconciliação e, quem sabe, trabalharem juntos para resolver as diferenças. Robbie concorda.

Um acordo?

Assim, o jovem vai com Jennifer Walters ao congresso. Apesar do protesto de Jen, ele vai com o seu uniforme, talvez em mais uma tentativa de provocar. Chegando ao local, um grande protesto e, estranhamente, um sistema de segurança confuso e diferente do programado. Do meio da multidão surge um senhor, pai de uma das crianças vítimas de Stamford, que atira em Robbie. No melhor estilo Lee Harvey Oswald.

Referências

Tudo se transforma em uma grande confusão. Robbie é socorrido e colocado em uma ambulância, com Jen sempre ao seu lado. Nesse momento ocorre o melhor momento da história. O rapaz começa a delirar e relembra todos os momentos mais marcantes de sua vida. Lembra de sua origem, da formação dos Novos Guerreiros até o incidente em Stamford. Nesse instante, descobrimos que Robbie sempre sentiu culpa pelo acidente, mas nunca admitiria, pois, assim, teria de admitir que seus amigos estão mortos, assim como todas as outras pessoas.

De repente, ocorre algo semelhante ao que houve no ringue de boxe da prisão. A dor provoca um rompante de suas habilidades cinéticas, causando um acidente com a ambulância. Jen, apesar de suas habilidades, fica ferida e, temporariamente, cega. Duas pessoas que estavam na ambulância morreram.

O acidente

Maria Hill coloca a Mulher-Hulk como suspeita de ser cúmplica de Baldwin e, além disso, acrescenta as duas mortes nas acusações dele. A diretora da SHIELD é informada da fuga misteriosa de Hickey, o colega de cela de Robbie. Ela ordena a recaptura dele o mais rápido possível, sem suspeitar que ele está mais perto do que ela imagina.

Fora isso, a Hill reclama que o Presidente quer uma reunião, mas ela diz que ele está em um lugar longe de férias, fazendo referência a uma "pesquisa" recente, dizendo que o Bush é o presidente que tirou mais dias de férias nos últimos tempos nos EUA.

No laboratório, Hill pede que ele explique em palavras simples a condição de Speedball. Afinal, ela terá que explicar isso ao Bush. Reed dá algumas explicações sobre o estado do rapaz decorrente do tiro e comenta que está buscando compreender quais mudanças estão ocorrendo com Robbie, que parece manifestar novos poderes cinéticos. Mas Maria Hill não se importa, ela quer que o rapaz acorde e volte para a prisão, que é exatamente onde ele escolheu ficar.


Transformações

O futuro da "maravilha mascarada" está cada dia mais incerto. Será que a sua situação ainda pode piorar? Saberemos na próxima edição, quando ela sair, vá saber quando, é claro.

Eddie

P.S. agradecimentos especiais ao « Jøåø »

comments powered by Disqus