quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Apache: Um índio no espaço

* Artigo escrito por nosso colaborador Jonathas Sales

'Apache

As novas fases dos X-Men pelas mãos de Brubaker e Carey estão trazendo mudanças na vida dos Filhos do Átomo. Mudanças extremamente precisas, já que os últimos roteiristas deixaram a desejar. E uma dessas mudanças, que ocorre na saga de Vulcano, é a presença de um novo X-Man: James Proudstar, o Apache, recrutado pelo Professor X. Mas muitos novos leitores das revistas X estão se perguntando “quem é o cara e de onde ele surgiu?”. A 616 está aqui pra isso: responder perguntas cabeludas e refrescar as mentes dos menos afortunados de memória.

Passáro

Pra começar, James é o irmão caçula de John Proudstar, o primeiro Pássaro Trovejante. John foi um dos Novos X-Men que recrutados para salvar os X-Men originais da ilha Krakoa, na histórica revista Giant-Size X-Men #1. Mas John, apesar de Wolverine acreditar que iria passar mais tempo com o grupo, foi o primeiro a morrer, em uma aventura dos mutantes, pelas mãos do Conde Nefária. Depois disso, o nome Pássaro Trovejante foi esquecido, até que um outro Proudstar decidiu incorporar o personagem. James apareceu trajando a antiga roupa do falecido irmão e querendo respostas para a morte do mesmo.

O Professor X tentou persuadí-lo a entrar nos Novos Mutantes, mas James, ainda com dúvidas sobre a honestidade dos X-Men, decidiu se juntar ao grupo formado pela Rainha Branca: os Satânicos. James não se bicava nem um pouco com Banshee, pois acreditava que ele também era responsável pela morte do irmão. Quando percebeu que ninguém tinha culpa pelo acontecido com John (a não ser o Conde Nefária, é claro), retornou para a reserva apache, seu lar, e lá permaneceu alguns meses. Mas isso foi um erro, o Círculo Interno do Clube do Inferno resolveu dar a ele uma punição por sair do grupo. Foi aí que decidiu entrar para a X-Force, grupo que formado pelos antigos Novos Mutantes, e salvar sua pele.

'Apache

A vida do mutante não para por aí. Ele ainda teve sua participação na X-Force e na Corporação X. Ou seja, James teve mesmo uma vida de muitas aventuras. Depois disso, ele só apareceu em algumas histórias envolvendo a Corporação. Temos sorte de ter Brubaker como roteirista de Uncanny X-Men e de ele ter a brilhante idéia de colocar Apache em sua nova equipe. Pois é, Brubaker teve uma idéia que nem a NASA teve: mandar um índio pro espaço!

Agora James pode mostrar que pode prosseguir de onde o irmão parou. Ele pode ser o herói que John nunca teve a chance de ser.

'Apache


Onde quer que John Proudstar esteja, que ele sinta orgulho do calçula.


J.S.

comments powered by Disqus