sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Em Foco Definitivo 2007: O Quadragésimo Ano Marvel

Os Editores continuam sim oficialmente de Férias, mas o Universo Marvel 616 não poderia encerrar seu ano sem a sua última coluna de maior sucesso – o grande e conclusivo EM FOCO DEFINITIVO 2007 está no ar trazendo como tema o “Quadragésimo Ano Marvel do Brasil”, uma verdadeira retrospectiva de tudo de bom que aconteceu neste último ano.

Em Foco Definitivo 2007

Com vocês, o temível João, o interiorano Jota, o heróico Eddie, a famosa Cammy e o milenar Coveiro unidos para discutir o balanço final sobre os novos títulos mensais, os encadernados, Maxisséries, filmes e Edição Especial comemorativa da Marvel que chegaram até vocês nesses últimos 365 dias!!



¤ CX ¤ diz:
Como é comum ocorrer em muitas mídias, com a chegada dos últimos dias do ano, é sempre bom voltar nossos olhos para trás e ver tudo que aconteceu - de bom e de ruim. E no nosso caso, não faremos diferente. A Universo Marvel 616 começa sua retrospectiva de 2007 com o Em Foco Definitivo analisando todos os eventos do Quadragésimo Ano Marvel no Brasil.

Bem-vindos todos ao nosso último Em Foco do ano. E vamos começar fazendo um esforço na memória e tentar lembrar todos os grandes fatos. Comecemos alguns meses antes de Janeiro de 2007, quando o próprio editor Fernando Lopes anunciava em nossa comunidade que o ano vindouro seria o "Ano Marvel no Brasil". Podemos dizer que de muitas maneiras ele estava certo? Nunca houve um período tão bom pra Marvel aqui no Brasil?

« Jøåø » diz:
Coveiro gosta da palavra "vindouro".

Eddie diz:
Bem, não sei se diria que "nunca houve um ano tão bom". Quando estamos no meio da empolgação, sempre é comum dizer coisas do tipo. Mas, sem dúvida, esse foi um ano excelente para a Marvel. Novas revistas, novas séries. Aniquilação e Guerra Civil detonando nas bancas e a participação cada vez maior dos leitores.

Cammy diz:
Eu não sei muito sobre isso, aliás esse será o em foco mais nulo pra mim. Mas, comecei a ler mais coisas da Marvel esse ano, e, não sei muito quanto a antes (mas pelo que sei posso dizer), mas esse ano foi sim um ano "marvel". Publicando mais títulos, relançando e fazendo mais propaganda, acho. Guerra civil com certeza ajudou essa maior divulgação da Marvel aqui e a Panini aproveitou muito bem...

Fora que foi um ano com mais filmes Marvel sendo lançados o que ajuda a divulgação de outras mídias.

J.R. Dib diz:
Em toda minha vida eu não vi tantas edições da Marvel no Brasil, isso é uma verdade incontestável. Desde Dinastia M, Novos Vingadores, Guerra Civil, Marvel Action e Avante Vingadores. Eu diria mais, 2007 foi o ano dos Vingadores no Brasil. Os lançamentos e as sagas praticamente só envolveram essas revistas. X-Men caiu de produção ficando meio que latente uma futura recuperação. Homem Aranha sempre ficou na mesma durante o ano todo, exceto pelo fato de se tornar um vingador. Foi um bom ano.

Em Foco Definitivo 2007
Um universo sempre em movimento... sempre em mudanças...

« Jøåø » diz:
Acho que, de uma forma geral, o "Ano Marvel" ao qual o Lopes se referia procede. Só que não podemos nos esquecer que ele foi, de certa forma, um reflexo do crescimento da própria Matriz da Marvel. A passagem de 2006 para 2007 lá fora foi muito boa, o que acabou tendo repercussões aqui. Então, o que acho que ocorreu de legal no Brasil foi a confiança de que, com o bom material publicado ultimamente lá fora, o crescimento do material publicado teria uma boa recepção. E creio que teve. E não foi só com relação à Marvel. A DC, também publicada pela Panini, ganhou bastante espaço e tende a ganhar mais.

Os filmes também foram um aspecto positivo. E as projeções para o ano que vem são ótimas também. Dando uma geral, fora uns escorregões aqui e ali, o ano foi bom mesmo.

¤ CX ¤ diz:
Só comentando um pouco sobre esse anúncio feito pelo Lopes naquele tempo, vale ressaltar que coincidiu com a fase em que a Panini quase perdeu os direitos sobre as publicações DC. Dias depois da polêmica correndo em nossa comunidade, o Lopes soltou essa frase. Juntando isso com o quadragésimo ano que estava para acontecer, acho que não tinha como ser diferente. O investimento em encadernados também foi algo destacável. Acho que nunca pensei que teríamos o reflexo dos TPBs americanos ocorrendo da mesma forma aqui. Isso pra mim foi o sinal mais pavoroso de que algo grande estava para acontecer.

« Jøåø » diz:
Ah, sim. O Coveiro ressaltou uma coisa bacana. Além de novas mensais, tivemos essas publicações de encadernados. Muito bom mesmo. Tenho esperança de que isso se solidifique no mercado editorial brasileiro com Marvel, já que esse formato trouxe outras editoras para as livrarias.

J.R. Dib diz:
Eu nunca comprei tantos encadernados em um ano como no ano de 2007. Isso mostra que a qualidade e as revistas melhorou.

Eddie diz:
Acho que a Cammy é um exemplo vivo de como foi um "ano Marvel". Ela sempre foi uma leitora mais focada em X-Men e começou a expandir seus horizontes esse ano, procurando ler mais coisas. Se as histórias não fossem boas mesmo, isso não aconteceria.

Em Foco Definitivo 2007
Sim... existe vida na Marvel fora dos X-men...
(Desenhos por John Byrne)


¤ CX ¤ diz:
Se vocês lembrarem bem, uma das nossas primeiras notícias na 616 foi o anúncio das novas revistas da Panini, antes mesmo de sair a informação na Wizard (ou Wizmania). Lembro bem de que houve uma boa polêmica quanto a escolha dos nomes e principalmente a distribuição do mix da revista (ao menos, no que condiz a Avante, Vingadores). Depois de praticamente 1 ano de publicações, como vocês avaliam cada título hoje?
O que deu certo e o que não deu?

Cammy diz:
Eu acho que nem posso responder essa... Embora critiquem muito Avante, gosto do mix. E nem sei quais mais são os novos títulos! hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Avante, Vingadores e Marvel Action

Cammy diz:
Mas eu não leio Action, não sei

« Jøåø » diz:
Acho que os nomes são o de menos. Sério. Apesar de Marvel Action ser meio estranho. Quanto aos mixes, acho que não há erro. Só acredito que seria mais correto tirarem Thunderbolts de Universo Marvel, trocando de lugar com Pantera Negra na Action. Mas é opinião pessoal.

Avante, Vingadores!, na verdade, é a preparação de terreno para um importante título que vem por aí. Então acho que, apesar do nome ser estranho para quem pega a revista atualmente, em breve fará todo sentido.

J.R.Dib diz:
Marvel Action foi o mix mais consistente, começando com Cavaleiro da Lua, Demolidor, Pantera Negra, etc... quanto à Avante, é um mix que foi criado pensando no futuro, especialmente pós guerra. Fugitivos, Jovens Vingadores sempre foram bem vistos pelos leitores. Mulher Hulk para mim só adicionou um lado cômico para as revistas que as vezes vinham muito carregadas devido aos temas tocados, especialmente em Jovens Vingadores. Os nomes, acho que eu reclamei na época em que sairam, mas hoje eu vejo que ficaram de bom tamanho. Gosto de Avante Vingadores numa revista.

Eddie diz:
Eu detesto o nome "Marvel Action" e acho que irei morrer odiando. Uma coisa engraçada sobre essa revista é que ela foi criada para substituir Demolidor, mas em vários locais já vi muito leitor dizer que só lê por causa do Murdock (eu mesmo sou um), soube até de alguns casos que o camarada parou de comprar até o título voltar. Não tem jeito, Demolidor é o carro-chefe desse negócio.

Mas, se o Lopes diz que com o nome genérico vende mais, quem sou eu para discordar? Falando dos mixes das duas, só acho "Filhas do Dragão" e "Heróis de Aluguel" duas furadas. O resto, até mesmo Pantera Negra e Mulher-Hulk, que são meio criticados por aí, eu curto. Quanto ao nome de Avante, como disse o Jão, fará todo sentido em breve.

« Cammy diz:
Esqueci de Filhas do dragão/heróis de aluguel (porque nem leio essa porcaria), essas eu acho nada a ver de estar lá...

« Jøåø » diz:
Filhas do Dragão foi para apresentar as personagens e Heróis de Aluguel é um título descompromissado até determinada edição, quando terá uma relativa importância. E fica bem legal. Não digo para todos adorarem, mas não é viagem da Panini publicar aquilo lá.

Cammy diz:
Vou ter que vencer meu preconceito, então, que na verdade é pós conceito...

Em Foco Definitivo 2007
Avante, Vingadores! foi certamente o título mais esperado de 2007

Jøåø » diz:
E acho que o lance de mudarem o nome para Marvel Action e zerarem, Ed, tem a ver com a flexibilidade que um nome genérico dá. Até porque, como vimos, Demolidor ficou um tempo sem ser publicado. Seria estranho uma revista com esse nome não ter justamente histórias do Demolidor. Ficaria mais estranho que Avante, Vingadores!.

Eddie diz:
Sim, mas o Demolidor não ficou adiantado justamente porque precisaram adiantar ele para começar na Action com a fase Brubaker?

« Jøåø » diz:
Huummm.. tem razão, Ed. Acho que o lance foi mais marketing mesmo.

Cammy diz:
E se eu fosse editora da Panini faria o mesmo

¤ CX ¤ diz:
Bom, outras justificativa para recomeçar o título foi zerar a numeração para atrair novos leitores. Eles foram bem claros quanto a essa opção.

Eddie diz:
Até concordo com tudo isso, mas um poderia ter um nome melhor. Acho que meu lado saudosista queria Superaventuras Marvel na capa...rsrs

Cammy diz:
"Superaventuras" é um nome considerado meio infantil, não atrai todo público novo

Eddie diz:
Eu sei, é meu lado de "nerd das antigas" falando... Quanto ao mix, eu concordo com o João. Pantera deveria ir para Universo Marvel, e em seu lugar, T-Bolts ou Motoqueiro.

¤ CX ¤ diz:
Existe um paradoxo mesmo na Panini quanto a essa questão. Quando soubemos de novos títulos, estava esperançoso quanto ao ressurgimento da SAM. Daí, surge a "Action" e eu me pergunto até hoje onde foi parar a relutância do pessoal em manter os nomes "americanizados" nas histórias nesse momento.

Cammy diz:
A única coisa que pensam nisso é: "nome chique" (como teoricamente é o action) vende mais... E a gente pensa muito como leitor, mas se for pensar em vender revistas acabaríamos fazendo algumas coisas iguais, talvez.


Eddie diz:
Como comentamos um dia, ficaria mais ou menos: Marvel ACTION!!!!
Teoricamente, mais impacto!!

Em Foco Definitivo 2007

Marvel Action teve nome polêmico e um herói não tão popular em suas primeiras capas...

« Jøåø » diz:
Deve ter alguma explicação "marketiana" aí que eu sinceramente não faço idéia de qual é.

Cammy diz:
É... eles pensam nisso, e eu acho bom, porque quanto mais vender, mais o negócio cresce e melhora, e isso é bom pra Panini e para nós, leitores! Tem milhares de programas de tv e horários de filmes com o nome "action", com certeza é pelo impacto.


« Jøåø » diz:
Pode ser por aí, Ed. E Action, apesar de em inglês, é parecida com português e creio que dificilmente não seria compreendida.

¤ CX ¤ diz:
Eu não vou entender nunca mesmo esse paradoxo. Deixo pra lá! Voltando ao conteúdo dos títulos, quero dar minha opinião sobre o que pensava no começo e o que tenho impressão até hoje.

Sobre Avante, Vingadores! tenho que dizer que uma das maiores preocupações foi quando anunciaram no texto da Wizard que o carro-chefe seria Jovens Vingadores. Eu sabia que este era um carro-chefe de vida bem limitada e fiquei pensando que o Homem de Ferro entraria no Mix no meio do ano pra segurar a barra do título. Pra mim - e acho isso ate hoje - acho que equilibraria bem os dois titulos dos Vingadores atualmente existentes. Só que não aconteceu e veio as Filhas do Dragão "abrilhantar" o título junto com as loucuras do Slott em Mulher-Hulk.

Essa revista - Avante, Vingadores - pra mim só se segurou por conta dos fãs dos novos grupos - Dos Fugitivos e Jovens Vingadores - embasando assim como eles se tornaram fortes em tão pouco tempo. Se a revista vendeu bem, é mérito deles.

Quanto a ACTION, eu não compro e tenho pouco o que falar. Não leio o Demolidor do Brubaker, nao leio o Cavaleiro da Lua do Houston e acho o Pantera um título mediano. Eu não teria o mínimo interesse na revista se não fosse a entrada do Justiceiro agora... Vou pedir até emprestado ao Eddie,porque é um título que vale por toda uma revista.

Não querendo menosprezar os demais, claro.

Cammy diz:
Eu acho, mas pode ser só minha visão de iniciante, que Avante ficou um título mais ligth e Novos Vingadores mais "pesado" com os títulos do Homem de Ferro e Capitão... eu não acho isso ruim, até acho bom porque compro uma só assim...rs

Eddie diz:
Não conheço esse título novo do Castle, mas para ser melhor que o Demolidor do Brubaker, tem que ser realmente MUITO bom.

¤ CX ¤ diz:
Eu não leio o Demolidor, Eddie. Falei sem comparações.
E, Cammy, não sei se foi proposital. Pelo que aconteceu, eu só vejo um título sem apelo batendo de frente com um cheio de apelo. Achei meio suicídio não dividirem grandes nomes dos vingadores entre as duas revistas.

Cammy diz:
Mas eles precisam "bater de frente"?
Não podem simplesmente contemplar públicos diferentes?
Pra panini isso é pior, claro, porque vendem menos, mas pros leitores nem achei tão ruim...

Eddie diz:
Eu acho que os pockets dos Fugitivos e a mini devem ter vendido bem. Dessa forma, a Panini fez essa aposta.

« Jøåø » diz:
É uma possibilidade de ser isso que a Cammy falou.
Se bem que Ms. Marvel caberia em Avante, Vingadores!.

Cammy diz:
Também acho, Jão, mas até que não é ruim em Novos, Avante ficou com títulos mais "jovens" talvez... tirando Filhas do Dragão.

¤ CX ¤ diz:
Como eu disse, não sei se foi idéia deles dividir entre dois públicos.

Cammy diz:
Não sei se é proposital, só achei que não me incomoda exatamente por isso.

« Jøåø » diz:
Isso está parecendo eu e Coveiro discutindo as projeções para o que sai onde e quando. hahahahah

¤ CX ¤ diz:
Na verdade, estamos fazendo o contrário e discutindo o passado. Mas foi o mesmo papo que tive com o João um ano atrás. Ou seja, faz parte da retrospectiva também!!

Eddie diz:
Se o título do Castle realmente é tão bom assim, fico feliz. Teremos dois ótimos títulos em Action, quanto a Avantes, acho que ficou uma revista mais "leve" mesmo. Tanto que quando vou ler, já fico preparado para me divertir. Fora que já pensavam no título que vem por aí, então confiaram na popularidade de Jovens Vingadores e Fugitivos para segurar até lá. Aposta alta, mas que vimos que deu certo.

Em Foco Definitivo 2007
Demolidor, revista cancelada mas ainda o carro-forte de Marvel Action

¤ CX ¤ diz:
Em 2007, além das novas revistas mensais, a Panini resolveu expandir os títulos voltados para o público mais juvenil e estendeu a série "Geração Marvel" para pequenas mensais do Quarteto Fantástico, Vingadores e Quarteto Futuro que foram somados a já existente do Homem-Aranha. Sei que poucos tiveram oportunidade de acompanhar isso, mas mesmo de maneira não aprofundada como vocês viram esse investimento?

Só somando o fato que depois de 10 meses de publicações, dois deles acabaram sendo cancelados - Quarteto Futuro e Vingadores.

J.R.Dib diz:
Ahh, como eu não li, não sei se dá pra comentar, mas Geração Marvel é um jeito interessante de tentar aproximar o leitor jovem, se tivesse dos X-Men ia vender que nem água graças aos desenhos da TV.

Cammy diz:
Não faço a menor idéia! hahaahaha... Únicas vezes que vi essas revistas foi quando vi o Coveiro comprar... Mas não sei se fizeram muito bem, porque era difícil achar o raio da revista...

« Jøåø » diz:
Está aí algo que gostaria de saber como foram as vendas. A recepção. Pelo jeito não foram boas, o que é uma pena. Porque essa série "Marvel Adventures", no original, é bem legal. Lá fora, inclusive, já saiu a do Hulk e do Homem de Ferro. Tenho alguns números do Quarteto Futuro e gostei bastante. Mas acabo dando preferência para as revistas principais.

Aliás, uma coisa que tenho notado. É pequeno o número de moleques de 13, 14, 15 anos que vejo empolgados de ler HQ. O videogame e o Computador meio que ocuparam o espaço antes destinado à leitura.

Em Foco Definitivo 2007
Geração Marvel apostando nos próximos leitores!

Cammy diz:
Eu nem sei exatamente como são as revistas, do que se trata... Mas como o Jão disse, também não vejo gente mais nova, acho que quem acabava comprando mesmo o título eram os que compram as outras, os mais "velhos", tirando o Coveiro que não precisa de aspas.

Eddie diz:
Eu concordo com a Cammy nessa.

¤ CX ¤ diz:
As do quarteto futuros o Jão comprava na banca com a desculpa que era pra sobrinha dele. Só eu batia no peito e admitia que comprava a molecada.

« Jøåø » diz:
Prima.

¤ CX ¤ diz:
Que seja.

« Jøåø » diz:
Mas eu comprava para ela e lia depois mesmo. Aliás, preciso comprar as do Quarteto para ela. Ela se amarra no Quarteto Fantástico.
Vou catar as antigas em alguma Comic Shop.

¤ CX ¤ diz:
As do quarteto fantástico ainda não foram canceladas.

Eddie diz:
Bem, falando sério. É uma iniciativa interessante, mas não sei se tem futuro em meio a tanta coisa. Quando falam dessa linha a única coisa que penso é: "se o Coveiro parar de comprar, vai embora 50% do faturamento"

Em Foco Definitivo 2007

Quarteto Futuro, cancelado em menos de 10 edições!

« Jøåø » diz:
Hahahahah Que sacanagem, Ed!
Turma da Mônica é bem forte entre o público infantil aqui no Brasil.
E é da Panini agora!

Cammy diz:
hahahaahaha

Eddie diz:
Bem lembrado, quando falam em HQs para criança, só vem Turma da Mônica e Disney pra mim. Super-herói é coisa de adolescente/adulto, em sua maioria.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu tenho um comentário sobre essas revistas. Primeiro, quero falar do que provavelmente elas representam e lá vai o Coveiro citar o Editor-Sênior-Membro 616 mais uma vez.

Foi logo no começo de sua participação que tivemos um pequeno quebra-pau sobre quem deveria ser o público alvo das editoras hoje. Nessa discussão, o Lopes meio que salientava a preocupação com os futuros leitores, afinal daqui a uns anos são eles os clientes do mercado. Não, nós. Portanto, acho que o fato dessas revistas terem sido canceladas meio que reforça a preocupação deles. E, agora, começo a entender mais essa preocupação.

Contudo, eu acho que teve uma série de problemas que fez as revistinhas venderem não tão bem. Esses problemas incluem o preço, que achei bastante alto para revistas que deveriam antes de tudo buscar um espaço para serem populares até a falta de uma maior publicidade. Comentei com a Cammy sempre que comprava que só a dificuldade de encontrar as pequeninas na banca era tão grande que certamente já prejudicava a venda.

Eu nunca tracei um paralelo entre as revistas do Quarteto Futuro e uma da Mônica. As da Geração Marvel você para 2,50 reais por 22 páginas de formatinho com papel não tão bom... e uma do Cascão, quanto esta?

Cammy diz:
Não faço a nem mais vaga idéia...

Eddie diz:
Dnv não está on-line agora....

Cammy diz:
É 2,90 por 64 páginas!

Segundo a Panini, é uma revista mensal, formato 13,4 x 19,0 cm – 64 págs., R$ 2,90 – distribuição nacional); passatempo, Correio do Cascão e mais 5 histórias."


« Jøåø » diz:
Hummm. Isso é. Essa revista tinha que custar R$ 1,50 no máximo.

Cammy diz:
Concordo com o que você falou da preocupação em atrair mais leitores jovens...
Sim, o preço alto quebra qualquer tentativa de atrair publico novo

Em Foco Definitivo 2007

A família Power derrotada pela Turma da Mônica?

Eddie diz:
Coveiro comprando essas revistas me fez lembrar dos Simpsons. Homer começa a fazer regime, aí o entregador de rosquinhas da Usina Nuclear chega e tá tudo cheio de rosquinhas, ele questiona e quando falam que Homer não come mais, ele se desespera e acha que vai a falência.

« Jøåø » diz:
Coveiro é o Homer Simpson da Geração Marvel.

Cammy diz:
hahahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Eddie, eu sou daqueles que segue a premissa de que li e gostei, compro. Não houve um título até hoje que de fato tenha lido, gostado e deixado pra lá. Acho que faço o contrario até. Com o Ultiverso, tá na hora de começar a parar pra não me decepcionar, mais.

Eddie diz:
Agora, um comentário sobre esse negócio de novos leitores. Hoje em dia, não sei se isso é tão preocupante assim. Filmes baseados em HQs tornaram-se um sub-gênero no cinema, e filmes sempre atraem novos leitores. Fora desenhos animados sempre em produção e videogames.

¤ CX ¤ diz:
Esse ano fomos agraciados com três filmes Marvel e todos já tiveram seu devido Em Foco. Não falaremos especificamente sobre nenhum deles, mas não podemos deixar passar em branco essa mídia também. Assim, rapidamente, o que acharam do Motoqueiro Fantasma, Homem-Aranha 3 e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado? Qual foi o favorito de vocês?

Em Foco Definitivo 2007
Quarteto Fantástico voltou aos cinemas em 2007, mas ao invés de Galactus lá estava o J.O.Ã.O destruindo o Planeta...

Cammy diz:
Tres filmes ?? Não seriam quatro?

¤ CX ¤ diz:
Qual foi o quarto?

« Jøåø » diz:
Bebeu?

Cammy diz:
Lê sua pergunta!!! Bom, vou responder...

« Jøåø » diz:
Em plena quarta-feira*?

*Sim, o EM FOCO DEFINITIVO ocorreu numa quarta-feira, Caro Leitor!
Nota do Editor



¤ CX ¤ diz:
Espera! Teve um quarto filme?

Cammy diz:
Homem... você citou quatro e disse três...

¤ CX ¤ diz:
Eu citei três!

Cammy diz:
Motoqueiro Fantasma, Homem-Aranha 3 e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

« Jøåø » diz:
Que quatro, Cammy????
Bebeu?

Eddie diz:
Quarteto Fantástico e Surfista Prateado é um filme só

Cammy diz:
ahhh bebi

« Jøåø » diz:
Huahhuauahauhauhhauauhauauh PQP

¤ CX ¤ diz:
Cammy... HAUhauhAUhauHAUah

Eddie diz:
kkkkkkkkkkkk

Cammy diz:
Juro q deu tilt!!! eu nem li os nomes só vi o "e"...hahahahaha

« Jøåø » diz:
Essa foi a piotr* (sic) de hoje.

*Piada interna da comunidade...
Nota do Editor

Eddie diz:
hahhahhahhaha Que pérola!!!

¤ CX ¤ diz:
Eu queria ver ela comentando sobre o filme solo do Surfista Prateado.

Eddie diz:
Só ela viu

¤ CX ¤ diz:
Vai lá. Cammy.

Em Foco Definitivo 2007
Ninguém mais viu, mas a Cammy jura que teve um filme solo do Surfista neste ano que passou...

Cammy diz:
Eu gostei dos filmes, mas eu não sou parâmetro porque eu gosto de quase todas porcarias Marvel que saem por aí...hehehehe. Eu gosto pelo simples fato de ver um filme do tema que curto e pela diversão, não sou fã alucinada que se estressa com erros de adaptação... Enfim, gostei dos filmes, me possibilitou aprender mais sobre o universo marvel que não sou muito familiarizada ainda e também foi legal porque vi todos com pelo menos um de vocês.

Meu preferido acho que foi Quarteto... ah, não sei, gostei de todos mesmo, me pergunte isso fim do ano que vem...rs

« Jøåø » diz:
O que mais gostei foi do Motoqueiro. Foi bem divertido e com uma trilha-sonora daquelas. O Quarteto & Surfista eu achei melhor que o primeiro, mas como quase todo mundo fiquei triste com Galactus não ter aparecido. Homem-Aranha 3, infelizmente, foi o mais fraco da trilogia do Aranha. É um filme legal, mas inchado de personagens, além da nítida má vontade do diretor com o Venom.

Cammy diz:
É...motoqueiro, talvez
Apesar de conhecer nada do personagem

Eddie diz:
Acho que desses três, me diverti mais com o Motoqueiro. Aranha foi realmente muito fraco e Quarteto foi bacana, mas me decepcionei com o Galactus, não por ele em sim, mas da forma que foi derrotado. Fora a porcaria do Dr.Destino. Agora, o que tô P da vida de ter perdido foi o filme solo do Surfista. Cammy nem para convidar a gente.

Cammy diz:
ha-ha-ha
O motoqueiro foi mais legal porque você viu comigo...

« Jøåø » diz:
Ela assistiu em sessão exclusiva.

Eddie diz:
Ah, a modéstia....rsrrsrs

Em Foco Definitivo 2007

Poucos apostaram, mas o Motoqueiro Fantasma foi o melhor de 2007 para os Editores 616

Cammy diz:
O quarteto seria mais legal se o coveiro tivesse dado a volta no cinema como prometeu

¤ CX ¤ diz:
Sou fã do Motoqueiro Fantasma. Sou fã absoluto. O certo seria eu votar nele e o filme tem sim seu mérito, diferente do que muitos zés colocam aí. As cenas, cenário, adaptação e a trilha foram espetaculares. Contudo, eu tenho um termômetro que costumo usar pra avaliar filmes. Depois de ver na telona, preciso ver em casa e "sentir" se o impacto foi o mesmo. Motoqueiro até que teve, mas sabe que eu continuei rindo como besta do Quarteto Fantastico e do Surfista Prateado (digo, do mesmo filme, Quarteto Fantastico 2)?

Eddie diz:
Surfista é outro filme.

Cammy diz:
Chega, né?

¤ CX ¤ diz:
É dificil eu rir da mesma piada, mas aconteceu com o Quarteto. É bem engendrado.

Eddie diz:
Desses, só revi em casa o Aranha.

¤ CX ¤ diz:
Aranha, eu já achei meio fora do parametro apesar de ter excelentes atores ali e cenas fantástica. Mérito pra todas as cenas do Homem-Areia.

« Jøåø » diz:
Tecnicamente eles são muito bons mesmo.


J.R. Dib diz:
Dos filmes da Marvel, o melhor desse ano foi Motoqueiro Fantasma. Muita ação e uma história que se sustenta. Homem Aranha 3 foi uma decepção sem fim e Quarteto, superando minhas expectativas, foi bem legal, prometendo muitas ações no futuro. Essa decepção com o terceiro filme do Aranha vem mais em termos de história e caracterização do que cenas de ação ou de comédia. Não se reconhecia Peter Parker naquele filme. É uma pena, mas via-se que Sam Raimi não queria filmar aquela história e mesmo assim o fez por causa de fatores alheios a sua vontade. Uma pena mesmo. Já disse que é uma pena?

Em Foco Definitivo 2007

Homem-aranha 3, o mais esperado... mas o não tão bem recebido!

¤ CX ¤ diz:
Passemos agora pra mais um dos mais arriscados investimentos da Panini este ano - as edições de luxo da coleção "Bibliotecas Marvel". Não sei se fui o único que comprou elas entre nós, mas a pergunta que fica é se nosso país finalmente atingiu maturidade para aportar um produto desses no mercado? Mais Bibliotecas terão chances de serem publicadas?

Eddie diz:
Embora meu orçamento não tenha permitido, achei o máximo. Pretendo comprar ainda quando a situação melhorar. E, com certeza, muitas ainda virão por aí. Os encadernados são um aliado importante das HQs nessa era de scans e tal, pois muitos não gostam de edições com mix e compram os encadernados. Fora os clássicos do passado, que sempre é bom ter novamente em bancas.

Cammy diz:
Concordo plenamente com Ed
Inclusive quanto ao orçamento e pretender comprar depois.


J.R.Dib diz:
As edições de luxo foram uma ótima idéia, por incrível que pareça, ao que me consta, as vendas foram muito boas, o fã antigo compra para poder completar coleção e o novo para ler histórias antigas. Eu poderia apostar que a comunidade do orkut comprou e muitas edições, porque eu via muita gente comentando sobre elas. Eu não comprei porque elas ainda não chegaram aonde eu queria, ano que vem provavelmente algo que eu curta vai sair, aí eu compro. Enquanto isso eu vou escrevendo sobre as fases que eu mais gostei de X-Men aqui no blog.

« Jøåø » diz:
Acho importantes, mas não só com coisas antigas como as Bibliotecas Históricas. Acho que iniciativas como a que vimos com E de Extinção devem contemplar coisas lançadas mais recentemente também.

Eddie diz:
E de Extinção e Supremos (que foi o único que comprei)
Caído entre os mortos também

Cammy diz:
E são ótimas para dar de presente também...rs
Todos encadernados.

Em Foco Definitivo 2007
Bibliotecas Históricas Marvel! Seriam a melhor surpresa de 2007??

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu comprei duas delas e são parte do meu tesouro pessoal agora. Eu era maluco por essas coisas de colecionador, ficava babando quando via algum famoso da mídia anunciando que tinha algo similar que custava os olhos da cara em dólares. Agora, com essa iniciativa da Panini, eu posso dizer que tenho uma! Qualquer um pode! Basta torrar uma fortuna... em reais!

E sim, podemos incluir encadernados. Acho que é uma coisa que atinge um novo público. Aquele mais seleto que não compra as revistas para acompanhar, mas sim pra ostentar como pequenos troféus. Eu um dia queria ter uma estante no escritório cheio desses encadernados.

Cammy diz:
Também o público que começou a pouco tempo

¤ CX ¤ diz:
Vamos passar agora pra publicação que talvez seja a mais representativa deste ano. Afinal, esse foi consagrado como o quadragésimo ano Marvel no Brasil e uma edição especial contando essa história era mais que necessária. Para aqueles que leram, compraram ou apenas viram o conteúdo dessa edição. O que acharam? Foi bem representativa para os 40 anos de Marvel em terras tupiniquins?

J.R.Dib diz:
Olha, não li a edição especial, mas soube do conteúdo e me agradou demais. Ver que o universo 2099 estava representado me fez sorrir de orelha a orelha.

Cammy diz:
Essa eu não sei responder de novo... tanto quanto não sei se representa bem os 40 anos (não tenho base pra isso), quanto nem sei o conteúdo todo dela (mas quero ler, Ed ou Coveiro me emprestem!). Mas gostei bastante da iniciativa e a data não poderia passar em branco, nem para os leitores nem para quem quer aproveitar para vender!

« Jøåø » diz:
Ah, achei bacana, mas faltou coisa. Para quem já leu uma boa quantidade de histórias, acaba sempre faltando algo. hehehe Mas achei maneiro. É o tipo de iniciativa bacana, que até me anima, porque é sinal de que as vendas devem estar boas.

Eddie diz:
Eu não li essa revista até hoje, mas dei uma folheada. Achei as histórias muito bem escolhidas, até Novo Universo entrou. Das que entraram, uma que mais me emociona é "O menino que colecionava Homem-Aranha". Fora que tem talvez o maior clássico dos X-Men: Dias de um futuro esquecido. O que me chamou muita atenção também foi a história da Marvel no Brasil. Como heróis de posto de gasolina se transformaram em protagonistas de uma guerra que invade até Jornal da Globo.

Em Foco Definitivo 2007
Atrasou mas chegou!!! A edição comemorativa de 40 anos Marvel no Brasil reuniu boas histórias de diversos tempos.

Cammy diz:
Não leu?????????????? Tá esperando o que??

Eddie diz:
É que boa parte das histórias eu já li, né?! Quase todas, aliás.

Cammy diz:
Ahhh bom

¤ CX ¤ diz:
Bom, comentando rapidamente sobre as histórias, acho que de fato existem muitas outras representativas que mereciam estar ali. Claro que é difícil escolher as melhores das melhores e tem o fato de que algumas são parte de arcos e que merecem ter sua chance de ganhar o próprio encadernado num futuro como é o caso da "Guerra das Armaduras" do Homem de Ferro. Assim, acho que a revista dos 40 deveria abordar as principais histórias fechadas e foi o que vimos em boa parte delas. Assim, só achei perdidas a história do Quarteto, porque faltou a revista anterior com a chegada do Surfista e aquela aventura dos Vingadores. Fiquei feliz de contemplarem o Novo Universo, o universo 2099 e o Supremoverso. Faltou pra mim o da Garota-Aranha (MC2) e o Ultraverso, mas entendo perfeitamente a ausência deles.

Só quero terminar destacando aqui o texto inicial contando para todos os leitores a história da Marvel no Brasil, uma história que eu, como leitor, fiz uma parte mínima... e mal sabia do tanto que havia sido feito antes da Abril. A edição neste ponto está de Parabéns!!

Cammy diz:
Nem sabia que tinha o Novo Universo... gostei de quando pesquisei eles pra fazer artigo, preciso mesmo ler a 40 anos.

Eddie diz:
Eu empresto

« Jøåø » diz:
Achei maneira aquela em anexo, que foi distribuída anos e anos atrás.

Cammy diz:
Eu queria comprar só por causa dessa
Duro não ter dinheiro

Eddie diz:
A história da Marvel tinha um resumo na antiga Wizard, mas esse da 40 anos é bem mais detalhado.

¤ CX ¤ diz:
Vamos passar para uma questão rápida! Um marco que aconteceu esse ano também foi as tão requisitadas assinaturas. Gostaria mesmo de falar sobre elas, mas talvez apenas um dos Editores seja o mais indicado para avaliar os prós e os contras delas. Com vocês, Eddie...

Cammy diz:
Com vocês eddie...a cobaia!

Eddie diz:
Bem, vamos lá. Eu aprovei as assinaturas, mas ela não é perfeita. Foi massa receber a Marvel 40 anos de graça e as primeiras edições de 52 (sim, sou assinante Marvel e DC e, sim, eu sou maluco). Só que um dos diferenciais que a assinatura deve ter é o cliente receber antes e nem sempre isso ocorre. Na maior parte das vezes, eu recebo a revista no mesmo dia que ela sai nas bancas e, para minha irritação, já aconteceu de receber depois. E isso comigo, que moro em São Paulo, perguntem ao Helder o tempo que ele espera. Pesando os prós e contras, vale a pena. Eu economizo uma boa grana com o desconto e utilizo essa economia para comprar as minis. Mas penso se o Erlan assinasse o tempo que ele ia esperar, para quem mora fora do Eixo, não sei se compensa tanto assim. Talvez pela economia, mas a irritação seria constante, eu acho.

Em Foco Definitivo 2007
As assinaturas finalmente vieram e continuam nesse novo ano, com um novo brinde!

¤ CX ¤ diz:
Só destacando que as revistas no Nordeste demoram por volta de 10 dias depois de chegarem as bancas de São Paulo. Então, não sei se para os "Fora-do-eixo" chegariam de fato "atrasadas".

Cammy diz:
Eu não sei se seria viável, mas eu gostaria que tivessem outras opções de mix para assinatura, é uma das coisas que me impede (e acho que mais muitos) de assinar.


¤ CX ¤ diz:
Pra terminar os acontecimentos desse ano, não podemos deixar de falar dos dois grandiosos eventos que aconteceram em 2007 nas bancas. Primeiro, ANIQUILAÇÃO, a maxissérie que tinha poucas apostas, mas que ao menos conseguimos ter acesso em uma formatação digna.

E depois, GUERRA CIVIL, que deixou claro que o investimento paralelo no Marketing das HQs pode sim revitalizar o mercado e atrair novos e antigos leitores.

Apesar de já termos Em Focos para as duas maxisséries, o que mais vocês podem falar sobre elas?


Em Foco Definitivo 2007

Aniquilação e Guerra Civil, dois grandes eventos num só ano!

« Jøåø » diz:
Eu achei um barato a forma como publicaram. Sem nenhum problema com relação ao adiantamento. Conseguiram publicar duas grandes sagas em 2007. Uma em cada semestre.

Sobre o marketing sobre Guerra Civil. Muito legal mesmo. Lançar um site só para isso foi uma coisa inovadora no Brasil. Assim como o jornalzinho do Clarim Diário. Pena que não saíram mais. Mas, mesmo assim, foi um diferencial. A saga em si envolve, como há muito não se fazia, a maioria das revistas publicadas. Outra coisa que mereceu uma coordenação bacana, por causa da quantidade de publicações atuais.

Cammy diz:
Bom, sobre aniquilação não posso falar nada que não li as revistas...hehehehe, mas gostei dos artigos doidos do coveiro.

Quanto à guerra civil, quase sem comentários: Uma saga muito boa, inovadora e bem escrita que foi muito bem aproveitada pela Panini. Não deixaram nada a desejar. E o que eu sei de gente que começou a ler por causa de guerra civil ou que voltou a ler nela não é pouco. Enfim, pra mim foi a saga do ano e o evento do ano, sem dúvida. Provavelmente para a Panini também.


Em Foco Definitivo 2007

Aniquilação invadiu a Marvel e conquistou o coração dos leitores!

Eddie diz:
Aniquilação para mim foi uma grata surpresa. Não sabia nada sobre ela, fui ler por causa do pessoal da comunidade dizendo que era boa. Ótimo desenvolvimento de personagens, sobretudo do Nova. A forma como foi publicada também ajudou, ficou organizada, evitou a concorrência com Guerra Civil e poupou minha grana. Fora que tem o Thanos, né?!

Já Guerra Civil, como já falamos muito dela nos outros Em Foco, queria destacar algo que, para mim, foi o mais inovador: o site de notícias, o trailer e o jornal Clarim Diário. Quem assiste Lost e Heroes sabe que a tela da Tv não é mais suficiente para conter as séries e quem quer algo a mais, acha em várias mídias. É legal ver essa novidade no mundo das HQs, tanto Guerra Civil, na Marvel, quanto 52, na DC, estão aproveitando muito bem da Internet, e só quem tem a ganhar são os fãs.

Cammy diz:
Acho que não tem que optar ou comparar, as duas foram grandes sagas e diferentes (acho, porque não li aniquilação)



J.R.Dib diz:
Aniquilação foi a chamada surpresa do ano, a zebra que deu certo, até um amigo meu, que não lê quadrinhos à anos, leu (forçosamente), e disse que daria uma nota 7 pra saga toda, o que, no meu entender é algo bom. Este novo olhar sobre heróis e vilões desaparecidos há anos é quase um alívio, eu sentia muita falta das aventuras cósmicas da Marvel. Guerra Civil está chegando ao seu fim em dois meses e simplesmente ela criou um cisma entre todos os grandes heróis da Marvel, rachou a sociedade heróica em uma discussão sobre direitos civis e é claro, proporcionou cenas chocantes e fantásticas. De parabéns fica a Panini também, que soube publicar (com um atraso aqui ou ali) essa maxi série corretamente, com todos os elos entre as revistas devidamente explicados.


¤ CX ¤ diz:
De coração, mesmo com toda o peso que tem a Guerra Civil, eu ainda optaria por Aniquilação se tivesse que escolher entre as duas. Isso deve ser reflexo, é claro, de minha infância completamente voltada ao mundo "Star Wars'. Assim, toda vez que na comunidade eu lia comentários de que a saga cósmica do Keith Giffens corria risco de não ser publicada ou de ter partes cortadas, eu ficava muito aborrecido. Mas felizmente ela veio completa, melhor que minhas expectativas. Assim, sucesso ou não, pra os leitores que mais almejavam sua publicação, foi a maior das vitórias.

Já falar de Guerra Civil é aurs councours. Ninguém pode dizer o contrário. Eu acompanhei muitas das sagas Marvel e nenhuma... NENHUMA... tem o peso que Guerra Civil tem. Ela aconteceu no tempo certo, com os escritores certos e desenhistas certos. Fico feliz que a Panini tenha pensado em seguir a escola da Marvel em fazer propaganda alternativa com os jornais, trailers na internet e site.

O que foi feito para ela não deveria se restringir a ela. Gostaria de ver mais exemplares do "Clarim Diário" por aí. Depois de Guerra Civil, o universo Marvel de fato não será mais o mesmo... seja dentro das revistas e fora delas. E como o evento ainda não acabou, vou ficar de bico calado e deixar os leitores sentirem por si só o peso do que está por vir.

Eddie diz:
Eu estava dando uma lida no texto da história da Marvel no Brasil e, em determinado momento, foi falado sobre alguns personagens considerados de 2ª linha e, pasmem leitores atuais, o Capitão América e o Homem de Ferro estavam entre eles. Só o fato da Guerra Civil ter tirado os holofotes dos mutantes e mostrado que há vida fora do Instituto Xavier, já está valendo.

¤ CX ¤ diz:
Isso é uma verdade, Eddie. Acho que faz uns 10 anos desde a última saga marvel em que o centro de tudo não envolvesse os mutantes. Acho que a última foi a Trilogia do Infinito.
Mais de 10 na verdade...

Cammy diz:
Que bom que conheci vocês antes de Guerra Civil acontecer...rs

¤ CX ¤ diz:
Ué, porque?

Eddie diz:
Sua vida não seria a mesma sem a gente...hahhahha

Cammy diz:
Não seria mesmo! Nem de longe...hehehe
Porque senão eu não conheceria a marvel fora dos X-men a tempo de acompanhar a saga aqui. Tudo culpa de vocês...heheheh

Eddie diz:
Essa "culpa" assumo com alegria.
E concordo com tudo que o Coveiro disse sobre Aniquilação. Tava esperando os sabres de luz surgirem.

¤ CX ¤ diz:
E eu acho que agradeço a alguém que me comprou a fantasia do Capitão América alguns anos atrás... me livrou de todo foco mutante ou aracnídeo... HAUhauHAUAHu...

Cammy diz:
hahahahaha


Em Foco Definitivo 2007

Guerra Civil está para acabar, mas repercutirá eternamente na Marvel!

¤ CX ¤ diz:
Vamos lá, então! Encerramos aqui mais um ano, o anunciado "Ano Marvel" e o nosso primeiro ano com o site 616. De fato, a balança fica visivelmente a favor para todos os leitores neste ano de 2007. Resta saber se a Panini pode se superar ainda mais próximo ano. Quais as expectativas de vocês para 2008?

Cammy diz:
Minha expectativa é: Homem de Ferro =P

Brincadeira! Minha espectativa é grande, principalmente porque é meu começo... Espero até poder comprar um título a mais. Sei que algumas coisas vão mudar e aumentar títulos depois de guerra civil (né?) e isso me anima bastante! Se continuar bom como tá na minha opinião, já serei uma leitora feliz.

Às vezes vocês me desanimam com essa coisa de "decepção com o universo 616" (porque acabei de começar não quero ter vontade de parar), mas acho que em 2008 ainda será um ano muito bom (ou melhor) para o universo marvel, mas isso é pura esperança porque não sei nada que acontece fora de BR.

Por último, não posso negar minha expectativa para os filmes marvel que prometem!

Ah! E também tenho boas esperanças de encadernados lançados!! Viu, Lopes?? Se estiver lendo quero encadernados de mais X-Men e da "guerra das armaduras"... \o/

Dessa vez me seguro pra comprar depois

¤ CX ¤ diz:
A da Guerra das Armaduras parece que esta para sair mesmo. Foi um boato muito forte e possível de acontecer.

Eddie diz:
Eu tô muito empolgado para 2008. O ano já vai começar com o fim de Guerra Civil e teremos suas conseqüências ao longo dos meses seguintes e acredito que muita coisa boa vem por aí. Fora das HQs, teremos o filme do Hulk e do Homem de Ferro, que prometem. O ano que vem será muito bom para os nerds de maneira geral, teremos Batman, Indiana Jones. A volta de Lost e...tá, me empolguei. De qualquer maneira, acredito que será um outro "ano Marvel". Quanto as decepções, eu só não consigo encarar o Aranha, Cammy. O resto da Marvel tá indo muito bem...

Cammy diz:
Se o Ed não falar de Lost não dorme, né?? hahahaahahahaha... (nada contra porque também adoro)

Eddie diz:
É que Lost é a melhor, Cammy....hehhehhe

« Jøåø » diz:
Bom, não acredito que o número de mudanças que ocorram em 2008 cheguem perto do que tivemos em 2007, até porque não aconteceu nada do tamanho de Guerra Civil nas publicações americanas nesse ano que termina. Porém, minha maior expectativa é com relação à quantidade de títulos mensais e minis que surgiram no pós-Guerra e como, aqui no Brasil, os atrasos de diversas edições (que, diferente de Surpreendentes X-Men, têm uma ligação maior com a cronologia) e os dois grandes eventos do ano: um do Hulk e um envolvendo praticamente todo o Universo Mutante, justamente aqueles deixados um pouco de lado durante a Guerra Civil.

Outra expectativa é sobre a distribuição, que nesse fim de ano nos deu uma rasteira de novo, e que espero que melhore.

No mais, o ano tem tudo para ser tão bom quanto 2007, basta apenas a Panini dar a mesma atenção à Marvel que deu esse ano.


J.R.Dib diz:
Eu ia dizer que minha expectativa para o ano de 2008 se resumia a uma palavra, mas como é spoiler eu só posso dizer que alguém que abalou a Guerra Civil irá aparecer reformulado e em novas aventuras que fazem um cara que odeia ler scans pedir todo mês para o Jão e o Coveiro me arranjarem eles!

¤ CX ¤ diz:
Bom, não vou falar do próximo ano como um todo. Vou me restringir aos próximos seis meses. Para aqueles que estão acompanhando a Guerra, é fato notório que indiferente ao resultado final naquela luta armada ao final de Guerra Civil 6, o desenho do cenário da Marvel daqui pra frente será outro. E é exatamente isso que vamos ver em 2008 logo no primeiro semestre.

Algumas notícias que começaram como boatos já estão praticamente confirmadas. Não teremos novas mensais, mas sim mudanças interessantes. Teremos um novo título aportando em Avante, Vingadores e provavelmente mais um outro surgindo a partir de Abril. Em Action, deve começar a revista solo do Punho de Ferro (que já tem um interessante preview na Guerra Civil Especial 2).

E nessa mesma Especial, vimos o Agente Americano em terras canadenses, prenunciando a nova equipe que veremos na Marvel Apresenta 34 de Fevereiro, a Tropa Omega. Fora tantos outros títulos que são frutos diretos da Guerra Civil e que devem aparecer em minisséries e em alguma Marvel Especial também.

Sem falar em... KING!!!

Tem muita coisa bacana que está por vir. Nem todas são boas, tenho que ser sincero, mas as melhores certamente compensam. Assim, controlem os corações e os bolsos. Ainda viveremos por um tempo a repercussão do “Ano Marvel” em 2008.


Em Foco Definitivo 2007


Editores 616

comments powered by Disqus