quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Vingadores: Remontando as peças para 2009

Atenção! Informações inéditas no Brasil e nos EUA!
Ao fim da Invasão Secreta o Universo Marvel não será mais o mesmo. Certamente você já ouviu essa frase relacionada a todos os grandes eventos já publicados por qualquer uma das principais editoras norte-americanas, e a trama concebida por Brian Michael Bendis não poderia deixar de fazer a mesma promessa, embora muitos estivessem céticos que tão pouco tempo depois da Guerra Civil pudesse haver uma mudança da mesma magnitude. Porém, se levarmos em conta as especulações baseadas em revistas ainda não publicadas lá fora, os incrédulos, incluindo este que vos escreve, terão uma grande surpresa.

Indo direto ao assunto, confiram a imagem que o colunista Rich Johnston, do Comic Book Resources, divulgou há algumas semanas na sua coluna Lying in the Gutters afirmando ser a nova formação dos Novos Vingadores:

A edição em questão é New Avengers #48, a ser publicada em dezembro, e as novidades se dão por conta da presença do novo Capitão América, vulgo James Barnes, o Bucky, que recentemente se juntou às fileiras dos heróis na guerra contra os Skrulls, além da ausência de alguns membros do grupo. Mas Bendis prontamente negou num fórum de quadrinhos que essa é a nova formação, embora Johnston continue alegando que a informação procede.

Se eu posso fazer um palpite, eu diria que os dois estão certos. A veracidade da capa me parece indiscutível uma vez que é do novo artista Billy Tan, mas a equipe está seriamente desfalcada, nota-se a ausência principalmente de personagens femininos. Talvez essa seja apenas a base de um grupo que futuramente se formará, não a formação completa. Sendo assim, a presença do Capitão América na imagem pode significar uma participação especial e nada mais.

Uma informação mais confiável concerne os Poderosos Vingadores, de Dan Slott e Khoi Pham, que após pular dezembro, volta com nova formação em janeiro de 2009. Dessa vez foi o próprio Joe Quesada que lançou a especulação no Cup o'Joe, série semanal de entrevistas que ele dá ao site da Marvel. Confira a imagem e tente identificar os personagens:

Os facilmente reconhecíveis são Feiticeira Escarlate, Jocasta, Homem de Ferro, Hercules, Hulk, e Visão e Estatura, ex-Jovens Vingadores. Quesada lançou a imagem dizendo se tratar de um projeto secreto, e a princípio eu desconsiderei como sendo mais um simples What If? ou algo do gênero, até que reparei na presença de Jocasta, único membro da equipe já divulgado por Slott. Além disso, reconheci o traço de Pham após uma segunda olhada, principalmente o Hercules que ele retratou tão bem The Incredible Hercules, revista que o levou ao estrelato.

A prova definitiva foi descoberta pelos internautas americanos, que cataram uma entrevista de Slott dizendo que a capa das três primeiras edições, a 21, 22 e 23 respectivamente, formariam uma imagem única com a nova formação do grupo, e prestando atenção é possível ver as divisórias das páginas. O que ainda gera alguma dúvida são as identidades dos dois últimos membros da equipe, o rapaz com a pistola esquisita e o mascarado portando um escudo similar ao do Capitão América. É difícil distinguir o escudo sem saber para onde olhar, mas olhe com atenção para o espaço entre o Homem de Ferro e Jocasta que você verá.

Portando a pistola acredita-se que seja Noh-Varr, o Marvel Boy, personagem criado por Grant Morrison na mini-série homônima e que recentemente apareceu no Brasil numa história dos Illuminati, quando o grupo tentou convencê-lo a fazer o bem. Ele tem um pequeno papel de destaque em Secret Invasion e parece estar tomando o lugar do Capitão Marvel como protetor da Terra, e nada mais lógico do que ter um kree na equipe após uma guerra contra os Skrulls, uma vez que as raças são inimigas juradas.

O outro já não é tão fácil de identificar, mas o favorito dos fãs é John Walker, o Agente Americano, homem que substituiu o Capitão América por um breve período na década de 80 e agora faz parte da Tropa Ômega. É difícil imaginar porque ele teria uma promoção tão expressiva, por isso muito apontam que pode ser o Patriota, outro ex-Jovem Vingador que se juntaria à equipe da mesma maneira que Visão e Estatura. Outra possibilidade, essa mais remota, sugere que se trata de um personagem totalmente novo baseado no Capitão.

A pergunta que fica é sobre o destino dos Vingadores que não estão relacionados nas imagens, que é o caso de Ms. Marvel, Ares, Vespa, Magnum, Sentinela, Punho de Ferro e Eco. Serão eles baixas de guerra?

Brizola

comments powered by Disqus