sábado, 19 de julho de 2008

Novos Vingadores: Queda Livre


New Avengers #32

Depois de resgatarem Maya Lopez, a Eco, das mãos do clã assassino Tentáculo, os Novos Vingadores tiveram uma terrível surpresa. Elektra, a ninja grega que aparentemente comandava o clã não era quem parecia. Depois de ser assassinada por Maya, o corpo da ninja reverteu ao que parece sua forma original: um alienígena transmorfo. Um skrull. Agora, voltando do Japão em um jato fornecido por Daniel Rand, o Punho de Ferro, os Novos Vingadores não sabem mais em quem confiar.

No arco Confiança, iniciado em Novos Vingadores 54, o silêncio desconfiado no jato só é quebrado por um inquieto Homem-Aranha, que recapitula o que acabaram de passar, tentando compreender, com seu costumeiro bom humor, o que diabos isso tudo significa. Somente a intervenção de Wolverine parece expor a gravidade da situação.

O mutante afirma que não se fala nada porque ninguém confia em ninguém ali dentro. Qualquer um ali pode ser um skrull. Pior, a Elektra-Skrull não teria vindo de tão longe para dar uma de super-ninja-mafiosa à toa. A dificuldade em se infiltrar no Tentáculo e fugir à detecção dos sentidos aguçados de Logan apontam para uma única explicação: há um plano de invasão transcorrendo bem debaixo dos seus narizes. E se estão no Tentáculo, podem estar na SHIELD, na Hidra, nos X-Men, nos Vingadores, no Governo... em qualquer lugar!

Novos Vingadores

Sem com isso excluir a possibilidade dele mesmo ser skrull, Logan continua, apontando como naquele jato há dezenas de motivos para que haja desconfiança. Ele começa pelo que parece mais fácil, Clint Barton. Depois de morrer e ressuscitar diversas vezes desde Vingadores: A Queda, ele aparece do nada e luta contra diversos antigos colegas após a Guerra Civil. Jessica Drew também é um prato cheio, já que parece trabalhar para múltiplos lados simultaneamente, com um passado que à liga a Hidra, terminando com uma irônica pergunta sobre o paradeiro de Nick Fury.

Novos Vingadores

Wolverine mira, então, em Maya, cujos únicos álibis são ter a confiança do falecido Capitão América e de Matt Murdock. Aproveita e lembra que o Capitão América está morto, e que nos últimos meses a comunidade heróica esteve muito ocupada lutando consigo mesma para prestar atenção ao que ocorria à sua volta.

O Homem-Aranha, cuja identidade secreta era guardada a sete chaves (pelo menos ele tentava), de repente revelou-a publicamente, causando grande estardalhaço. O Dr. Estranho sumiu durante toda Guerra Civil. Luke Cage, que de herói de aluguel se transformou repentinamente em um dos heróis mais responsáveis e respeitados, e também pai de família, exercendo grande influência nos que resistem ao registro. Logan finaliza consigo mesmo, com uma piada bem aplicada pelo roteirista Brian Michael Bendis, que coloca na boca do Wolverine uma ironia a respeito de sua superexposição. Como estar em vários locais ao mesmo tempo? Mande skrulls no seu lugar.

Novos Vingadores

Luke Cage então sorri, quase como aliviado em estar certo que havia sim algo ocorrendo ao fundo de todos os acontecimentos recentes, e que de alguma forma todos eles estavam ligados, exatamente como afirmava. Enquanto Peter afirma não ser um skrull, pois nenhum alien seria burro de escolher alguém com a vida tão ferrada para encarnar, a discussão continua, até que a Mulher Aranha sugere que levem o corpo até o Tony Stark, o Homem de Ferro. Idéia que é rejeitada por todos, especialmente por Cage.

O líder dos Novos Vingadores diz, recebendo apoio do Ronin, que se alguém seria um skrull, esse seria Stark. Da mesma forma que os responsáveis pela lei de registro, ou até mesmo o presidente. Jessica argumenta que só levando o corpo a Tony é que teriam certeza, podendo, dessa forma, agir. A idéia de levar à imprensa também é rapidamente rejeitada.

Quando Clint expõe os motivos da suposta invasão skrull à Terra – a perda de seu principal planeta e a derrota na Guerra Kree-Skrull –, e Jessica levanta a possibilidade de já estarem vencendo sem ninguém perceber, o avião começa a apresentar problemas. As duas turbinas param de repente, e uma queda livre se inicia, sem chance de salvamento pelo enfraquecido Dr. Estranho. O desespero toma conta de todos e, mesmo contra sua vontade, a Mulher Aranha, única com capacidade de vôo, é arremessada para fora do avião por Wolverine, para aliviar o peso da aeronave.

Novos Vingadores

Todos à bordo fazem de tudo para evitar o pior, mas não impedem a queda do jato, um pouso forçado em um campo de golfe. Não há como saber se todos sobreviveram à queda, mas a seqüência da cena chama mais a atenção.

Novos Vingadores

A Mulher Aranha surge intacta, já que não estava na hora do impacto, e, ao invés de ajudar os companheiros, pega o corpo da Elektra Skrull. Wolverine, obviamente vivo e já se recuperando, tenta impedi-la. Mas usando seus poderes ela incapacita o mutante, partindo com o corpo. Fica a dúvida se cumprirá a proposta de levá-lo até Stark.

Novos Vingadores

Na iminência do que parece uma invasão skrull, e com um desfecho desse para a primeira parte desse novo arco de Novos Vingadores, em quem poderá se confiar daqui por diante?


« Jøåø »

comments powered by Disqus