sábado, 13 de setembro de 2008

Novos Vingadores: Os Ratos Fazem a Festa


New Avengers #33

Em quem você confia? As suspeitas que tomaram conta dos Novos Vingadores depois de descobrirem que a Elektra que controlava o submundo japonês era uma skrull, só aumentaram quando, depois da queda do avião em que viajavam, a Mulher Aranha escapou com o corpo alienígena para um lugar indeterminado. As intenções de Jessica Drew, a falta total de confiança com relação às ações recentes de qualquer pessoa, e o risco da Terra estar sendo secretamente invadida, se já não fossem o bastante, dividirão espaço com problemas que parecem bem mais urgentes, revelados em Novos Vingadores 55.

Sob a lembrança de um duro treinamento, marcado por um dos inúmeros confrontos de personalidade com o Capitão América, ocorridos desde que se tornou um vingador, Clint Barton recorda mais um motivo para reconhecer a importância de Steve em sua vida, já que as técnicas aprendidas na marra são indispensáveis para sua atual condição de Ronin. Essa recordação de um passado dourado é abruptamente interrompida pela realidade, quando a tensão entre os Novos Vingadores volta a aflorar no quarto de hotel em que se refugiam, em Chicago, já com sua nova membro, Eco.

Novos Vingadores

Pensando em voltar a Nova York, logo os heróis descobrem o que fez seu avião cair – um pulso eletromagnético disparado por Ultron, que afligia os Vingadores “oficiais” liderados por Ms. Marvel, cujo aparecimento repercute na imprensa pós-Guerra Civil. Mas isso não é o suficiente para o assunto principal ser lembrado. Luke Cage interpela agressivamente o Homem-Aranha, questionando sua identidade. A indecisão das ações de Peter nos últimos meses parece motivo suficiente para Luke torná-lo seu principal suspeito. O Punho de Ferro tenta convencer seu velho amigo que a Mulher Aranha era a skrull. Wolverine discorda, dizendo que, caso Jessica fosse skrull, todos estariam mortos depois da queda do avião. Afirma que ela levou o corpo alienígena, o que sabemos que é verdade.

Novos Vingadores

Luke não desiste de acusar o Homem-Aranha, o que faz com que o aracnídeo queira deixar o grupo para evitar o confronto. Wolverine consegue convencer todos a sentar e comer, coisa que não faziam há tempos. O entendimento provisório ocorre quando todos concordam que estão vivendo talvez os piores momentos de suas vidas. Por incrível que pareça, sentem falta de surrar bandidos, o que levanta a pergunta: onde estão esses bandidos desde o fim da Guerra Civil?

Parte da resposta parece estar em um galpão na Cozinha do Inferno, bairro de Manhattan. Os vilões comuns também parecem tensos, mas o motivo é outro. O nível de policiamento de Nova York subiu exageradamente desde a Guerra Civil. Por isso, é imensa a desconfiança de Manto Rubro, Madame Máscara, Johas Harrow e Mago, quando Leland Owlsley, o Coruja, faz uma oferta quase irrecusável. O aspirante a Rei do Crime está em posse de nada mais, nada menos, que Dethlok, o andróide que vale por um exército. Owlsley está em posse do primeiro a carregar esse codinome, Luther Manning, e o oferece em leilão.

Novos Vingadores

Nesse momento, adentra o galpão um homem esguio, de cabeça raspada, dizendo que o Coruja não é dono de Deathlok, e que aquela transação não foi autorizada, afirmando que qualquer negociação daquele tipo deve ser aprovada previamente. Em um tom calmo, mesmo sob ameaças, diz que eles não devem temê-lo, mas sim a quem ele representa. Owlsley elouquece com o que considera uma grande impetuosidade, ameaçando seu interlocutor. Ainda em tom calmo, o homem careca diz que o mafioso deveria se preocupar com seu próprio papel ali, o que levanta a pergunta: que papel é esse?

Novos Vingadores

Desativando sua invisibilidade, Parker Robbins, o Capuz, surge dizendo que o Coruja está ali para servir de exemplo, cravejando seu corpo de balas, desaparecendo em seguida, deixando todos no local mais do que confusos. O homem careca, John King, diz que a partir de agora, aqueles que agissem como Owlsley teriam o mesmo destino. Agora era necessário pedir permissão. Mas, permissão de quem?

Novos Vingadores

Já de volta ao Sancto Sanctorum, os Novos Vingadores deixam transparecer a Jessica Jones e Wong que as coisas não estão bem. Apresentando Maya, que se encanta pela filha de Luke e Jessica, e deixa a Clint o manto de Ronin, o samurai sem mestre, em definitivo. De repente, a pergunta inevitável: onde está Jessica Drew? O que deixa o clima ainda mais pesado.

Mesmo com o Dr. Estranho garantindo que ninguém ali tem intenções ruins, todos precisam esfriar a cabeça. Então combinam de se encontrarem ali na noite seguinte. Quem não voltasse, faria com que os outros tivessem certeza de sua verdadeira natureza. Luke fica por lá mesmo, mas parece não querer dizer nada a sua esposa, pois desconfia dela. Irritada, Jessica não crê que seu marido duvida de seu amor, da vitória contra o alcoolismo, sem ao menos saber por quê.

Novos Vingadores

Seguimos então o caminho de Wolverine. Logan se dirige logo a um bar, de um “conhecido” seu, Hank. O barman não fica nem um pouco feliz por ver o mutante, pois, sempre que ele aparece, seu bar é destruído em uma briga. Perguntado sobre onde estão seus clientes (homens de hábitos duvidáveis), Hank diz que devem estar aproveitando que os heróis andam brigando entre si para faturar. Logan diz que só está ali para saber das novidades. O barman acaba falando demais, por medo que seu bar seja novamente arrebentado.

Quando percebe, é tarde demais e Wolverine começa a estragar seu balcão até que Hank revele do que fala. Ele diz que Parker Robbins está nos fundos de seu bar. A identidade do Capuz é totalmente desconhecida pelo mutante, revelando ao barman que ele procurava outra coisa.

Novos Vingadores

Com seus sentidos aguçados, Logan escuta o plano do Capuz e seu primo John em fazer com que o recém adquirido Deathlok seja usado para causar um belo estrago na Torre dos Vingadores, só pelo prazer de desmoralizá-los. Wolverine não vacila e invade a sala destruindo a porta. Frente ao desaparecimento do Capuz, ameaça John, afirmando que pode sentir o cheiro do seu primo invisível. A situação, porém, se reverte, quando Parker reaparece com duas armas apontadas para a cabeça de Wolverine.

Novos Vingadores

Terá isso alguma relação com os skrulls, ou Wolverine deu de cara com o pior que os conflitos da Guerra Civil poderiam trazer? A quem o Capuz e John respondem, se é que respondem a alguém? Respostas nas próximas edições, enquanto nos perguntamos, cada vez mais, em quem podemos confiar.


« Jøåø »


Não conhece o Capuz? Pois saiba quem ele é:

O Homem do Capuz
O Capuz: Procurado vivo ou (de preferência) morto
O Capuz: Futuro Incerto e Promissor

comments powered by Disqus