sábado, 1 de novembro de 2008

Vingadores: A Queda

Calma leitor, eu não voltei ao site para trazer más notícias. Só vim aqui oferecer meus serviços para escrever sobre o lançamento do especial contendo a saga Vingadores: A Queda (Avengers: Disassembled. E, sinceramente, depois dela, nada foi igual na Marvel.

A Queda

Como todos sabem, essa é a saga que começou a criar o universo Marvel que nós conhecemos em sua situação atual. Até então os Vingadores travavam suas lutas de forma mais independente, sendo que Tony Stark era secretário de defesa dos EUA e Steve Rogers e Wanda Maximoff estavam começando a criar um vínculo amoroso.

Em um dado dia, tudo que se sabia a respeito dos Vingadores caiu aos pedaços. Em Avengers nº 500 (outubro de 2004) começou todo o caos. Foi considerado o pior momento do grupo desde então.

A Queda

O Valete de Copas reapareceu e explodiu Scott Lang, juntamente com metade da mansão dos Vingadores. Na ONU, Tony Stark ameaçou matar o embaixador da Latvéria em frente a todo plenário das Nações Unidas. De volta à mansão, o Visão jogou um dos jatos dos Vingadores contra a mansão, destruindo-a mais ainda.

A Queda

Saindo dos escombros, seu corpo liberou um grupo de cinco Ultrons que atacaram o grupo. Em fúria incontrolável, a Mulher-Hulk destruiu alguns Ultrons, o Visão e atacou o restante do grupo, incapacitando a Vespa, Coração de Leão e ferindo levemente o Capitão América. Ela só foi detida quando o Homem de Ferro chegou ao local e a derrubou.

A Queda

Voltando do hospital, o Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Capitão América e Falcão se deparam com um enorme grupo de heróis, que um dia já foram Vingadores, parados na porta da mansão respondendo ao código branco emitido pelos comunicadores da equipe. Ao mesmo tempo, uma nave de guerra Kree paira sobre a cabeça de todos e os ataca, lançando pequenas naves de batalha.

A Queda

Em meio à loucura da batalha, o Gavião Arqueiro, ao se ver atingido e em vias de ter sua aljava (e ele consequentemente) explodidos, resolveu se sacrificar lançando-se com a ajuda de um dos jatos portáteis dos Krees contra a nave-mãe, que explode com o Vingador.

A Queda

O sentimento de revolta se instaura em todos ali presentes. Não há lógica nas ações contra o grupo naquele dia. Então, o Dr. Estranho apareceu e as cortinas do palco criado por Wanda Maximoff começaram a se abrir.

A Queda

Por anos, Wanda sempre foi a mais instável dos Vingadores, sucumbindo à fúria de seus poderes constantemente. O Dr. Estranho explicou que a mente da mutante estava se fragmentando, e que ela deveria ser encontrada e detida, pois era a causadora do mal que ocorreu naquele dia. Quando a encontraram, todos foram atacados pelos seus nêmesis, que surgiram do nada, enquanto Estranho e Wanda lutavam sua batalha particular.

A Queda

O Dr. Estranho a derruba, mas antes que alguém possa fazer qualquer coisa, Magneto surge e a leva para Genosha a fim de ser tratada por Charles Xavier. Nas páginas seguintes, vemos diversas artes diferenciadas, feitas por artistas convidados a integrar aquela edição especial - Avengers Finale.

A Queda

Nesta edição especial lançada pela Panini, além das edições referentes à Queda, temos uma entrevista com Brian Michael Bendis, e David Finch comenta sua sequência favorita, quadro a quadro mostrando seus originais e o quanto ele é um bom artista.

Por fim, uma galeria de capas com simplesmente todas as capas dos vingadores desde o nº 1 até o 500, obviamente miniaturizados, senão o livro se chamaria Vingadores: As Capas!

A Queda

Essa saga é de suma importância para aquelas que viriam logo em seguida, como Dinastia M e Guerra Civil. Brian Michael Bendis e David Finch abriram o caminho para as maiores mudanças que o Universo Marvel sofreu nos últimos tempos, e aqueles que não leram têm quase o dever de ir às bancas e comprar essa revista.

A Queda

A edição tem 180 páginas e está custando R$ 24,90. Vale cada centavo essa revista, com certeza, não só pelo conteúdo, mas pelo acabamento que a Panini deu à ela.

J.R. Dib

comments powered by Disqus