sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Espécie em Extinção: Alacazan!

Hank McCoy já pediu ajuda a diversas pessoas de todos os tipos que pudessem ajudá-lo em sua busca científica pela não extinção do Homo superior após o dia M. Muitos se recusaram a ajudar, muitos desacreditaram, outros os levaram a cometer atos nada éticos, mas por mais que se esforçasse não obteve respostas e cada vez se deparava com um novo beco sem saída. Talvez ele estivesse perguntando para as pessoas erradas ou o que nunca lhe ocorreu considerar é verdade: a ciência não tem resposta para tudo.

Espécies em Extinção

Depois de ver (na última edição de X-Men) que seu “parceiro”, Fera Negro, havia testado em Lewis Guthrie um soro que o faria desenvolver seu gene X (caso o tivesse) fazendo o menino ficar a beira de um colapso, estava claro que a parceria não iria mais muito longe. Ele sabia que não estava fazendo as alianças certas, que estava vendendo sua alma ao diabo, se denegrindo, porém continuou até que pudesse verificar com seus próprios olhos, quão absurdo era esse caminho. Um caminho que usa crianças de cobaia, sem dó nem piedade, injetando nelas o que se extraiu de cadáveres anteriormente, o fundo do poço. A parceria terminava ali, e não só isso, mas junto com um ato de plena fúria de McCoy em atacar seu ex-parceiro. Algo que ele explica como uma decisão puramente racional, apesar de parecer o contrário.

Espécies em Extinção

Fúria contra o cientista maligno, contra a situação, contra seu fracasso, contra ele mesmo, mas uma fúria racional, afinal, ele é um cientista. Se não fosse pela Sra. Guthrie dar uma ajudinha, Hank talvez tivesse sucumbido a sua fúria e ao seu ex-parceiro. Ele leva o menino com promessa de melhoras, quando a única coisa que realmente pensa é o quanto ele fracassou. É o que pensa em seu laboratório quando é surpreendido por Espiral (uma Espiral descendente, diz ela) que diz que Mojo não está feliz com aquele fracasso, ele quer mutantes e quer uma solução para que continuem existindo mutantes, ou como poderia se entreter no futuro?? Quando Fera a indaga por respostas da ciência de seu universo ela diz uma das frases mais sábias que alguém poderia tê-lo dito: “A ciência cega você”. Ela afirma que sente que não é um caso para uma solução racional como o Doutor quer e repete o que vários já disseram, não foi pela ciência que a espécie mutante foi atacada e, onde acaba a ciência, começa a magia.

Espécies em Extinção

E quando se trata de magia, quem poderá nos salvar?? Ele! O Doutor Estranho (desculpem a piada infame)! E eis que Hank se dirige a uma futura filial do Starbucks, que imediatamente se transforma na mansão de Stephen, num passe de mágica. Já impressionado pelo que seus olhos céticos presenciaram, ele compartilha com Dr. Estranho seus problemas que pretende ajudá-lo. Ele o mostra o “mundo através dos olhos mágicos” (que não é o que tem na porta, desculpem, hoje to inspirada), como a realidade realmente o é. Bom, é um negócio cheio de cores e com formas geométricas interligadas, mas para Strange aquilo deve fazer algum sentido.

McCoy pergunta se algo daquilo é o encantamento de Wanda e a resposta é perturbadora, aquilo tudo, a realidade toda é seu encantamento. Ela o lançou sobre tantas almas, em tantos mundos que a realidade foi consumida por ele e o encantamento se mesclou a toda ela. E qualquer tentativa de modificar aquilo descuidadamente pelo mago implodiria o plano da existência. Só isso.

Espécies em Extinção

Mas não é só isso que o vingador o mostra. Ele mostra uma infinidade de realidades paralelas, com uma infinidade de Feras paralelos, com outra infinidade de aparências e personalidades que recorrem a uma infinidade de recursos (de ciência à magia, da fé à violência, etc.) para o mesmo problema. O mesmo que o Fera da realidade 616 tem: salvar o Homo superior. Stephen o mostra tal coisa dizendo que em diversas realidades ele escolheu o mesmo caminho, de buscar a solução, mesmo que por diversos meios, o que faz o cientista se sentir tão inexperiente, tão ingênuo, tão pequeno. E durante essa jornada pelas realidades, eles não estão a sós. Uatu está observando. Mas, ao perguntar pro Vigia se ele havia descoberto uma solução (afinal, Hank já está apelando para todos), ele apenas responde com um sinal de silêncio.

Espécies em Extinção

O que fazer quando não só a ciência mostra o que não queremos ver?? Quando toda a realidade parece virar as costas a nós?? Quando uma busca desesperada se depara com uma resposta nada agradável e coloca em jogo tudo que acreditamos?? Eu não sei... nem Hank.

Espécies em Extinção

Cammy

comments powered by Disqus