quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Deuses sem Fronteiras...

Depois de dar para Tony Stark o que ele merecia, o deus do trovão segue sua jornada para encontrar os asgardianos desaparecidos. Em Novos Vingadores nº57, sua busca o levará ao continente africano, revelando um desafio tanto para Thor, como para o Dr.Donald Blake.

Thor

No hotel, em Oklahoma, onde está hospedado, Blake recebe uma visita. Um médico francês, chamado Ernest Lereaux, representante dos Medicins Sans Frontières, quer falar com Donald, que é rapidamente avisado pela simpática Beth, da recepção.

Mas quem seria esse médico? Representa algum hospital? A resposta é não, seu grupo (cuja tradução é "Médicos sem Fronteiras") considera seu hospital o coração humano, indo onde são necessários. Mesmo em lugares onde homens armados, que lucram com o sofrimento alheio, não querem sua presença. E, nesse momento, Donald Blake era mais do que necessário.

Thor

Os dois médicos se dirigem para o campo de refugiados de Umeme Mungu, em Dahran, África. Lá ocorre uma campanha de limpeza étnica, empreendida pela tribo majoritária, Ngare.

Donald Blake, em outros tempos, achava que bastava esperar os doentes irem até ele, nos pronto-socorros e consultórios, mas sabe que não é mais assim.

Thor

Ernest explica um pouco da conturbada situação, que tinha piorado ainda mais depois que os Ngares começaram a comprar armamento mais moderno, ilegalmente, em outros países. As Nações Unidas, aparentemente, a cada dia tomam uma decisão diferente sobre o lugar, não fazendo nada efetivo para contornar a situação. Para o médico francês, talvez apenas um ato de Deus poderia mudar as coisas.

Nesse momento, Blake é apresentado à três homens que fazem a segurança do campo. São eles: Rolf Mueller, Leo Kincaid e Trevor Newly, oriundos de Berlim, São Francisco e Londres, respectivamente. Eles se alistaram ao mesmo tempo, pedindo para serem lotados no mesmo lugar e esperavam ansiosamente a chegada de Donald.

Thor

Porém, o tempo para apresentações se encerra, com os gritos de uma menina que se aproxima correndo. Blake logo percebe que ela saiu da floresta, não veio pela estrada, em uma tentativa de manter-se escondida. O motivo para isso, era um ataque suicida.

Infelizmente, era apenas o começo. Um grupo de homens armados ataca o acampamento, que é defendido corajosamente pelos guardas, com destaque para os três soldados. Sua coragem é louvável, principalmente diante de tamanha desvantagem.

Thor

Donald Blake, se arrastando, finalmente alcança seu cajado e oferece o "ato de Deus" que Ernest havia pedido há alguns minutos.

Thor

Os guerrilheiros se espantam com Thor, mas logo se recuperam e atacam o deus do trovão. Claro que eles não possuem a menor chance, sendo facilmente derrotados pelo filho de Odin.

Ao final do combate, ocorre uma cena clichê, mas que é sempre divertida. Mueller, mesmo desarmado, resolve encarar seus oponentes, que fogem assustados. Ele se alegra, achando que bastou se impor para isso, mas é claro que foi a presença de Thor que os afugentou.

Thor

Então, Thor pergunta se os três, apesar de virem de cantos diferentes da Terra, se alistaram ao mesmo tempo e, desde então, serviram juntos. Isso é confirmado, e também pediram, especificamente, para irem à Umeme Mungu. O filho de Odin pergunta o significado do nome, que é "deus do relâmpago".

Depois dessa afirmação, não há mais a menor dúvida. Thor está diante de três soldados de Asgard, ou melhor, de Três Guerreiros.

Thor

Com os amigos despertos novamente, ainda restava a questão do que fazer com o problema daquele povo. O chefe da tribo diz, sabiamente, que persegui-los iriam causar o mesmo tipo de genocídio, embora o retorno deles fosse certo.

Thor então utiliza os poderes herdados de sua mãe, Gaia, para providenciar uma proteção perfeita para o Umeme Mungu. Agora, apenas contruindo uma ponte os Ngares poderiam chegar até ali.

Thor

De volta à Asgard, Fandrall reconhece sua terra natal, mas logo nota o silêncio. Já Volstagg gostaria de alguém para preparar uma refeição, pois a morte abriu seu apetite. Hogun, no entanto, nota em seu senhor, uma cautela que nunca havia presenciado antes.

Realmente, Thor está duplamente preocupado. Ele pretende despertar seus amigos, mas quer evitar acordar acidentalmente algumas das ameaças asgardianas, porém, deixar sua busca nas mãos do destino é arriscado. Afinal, o que poderia acontecer com um asgardiano se seu hospedeiro morresse?

Felizmente, o fiel Heimdall afirma que pode acelerar a busca de seu senhor.

Thor

Assim, termina outra etapa da busca de Thor, com a volta desses hilários e clássicos personagens de sua mitologia. Só achei a capa meio "spoilerenta", apesar que era meio óbvio que se tratava dos Três Guerreiros.

Tanto que, nem coloquei a capa no artigo, quem quiser ver completa, basta clicar na 1ª imagem.

Achei interessante o cuidado de Thor em não despertar seres como Loki e Hela, embora eles devam retornar mais cedo ou mais tarde. Agora, não sei se fui só eu, mas achei sinistra a expressão do Heimdall no final da história.

Aguardemos.


Eddie

comments powered by Disqus