domingo, 30 de novembro de 2008

Novos Vingadores: Encurralados


New Avengers #36

Luke Cage não podia acreditar. Ele e os seus Vingadores fora-da-lei (os “Novos”) saíram para avisar aos Vingadores oficiais (os “Poderosos”) que um grupo de bandidos de segunda categoria estavam para lançar um ataque à sua casa, usando o andróide Deathlok. Porém, ao chegar próximo à Torre dos Vingadores, acabaram vendo o grupo, com a recém adicionada Mulher Aranha, saindo para combater uma invasão de simbiontes alienígenas. Em um piscar de olhos, todos os seus companheiros também tinham sido assimilados, tornando-se versões superpoderosas de “venons” e afins. A grande oportunidade da quadrilha formada pelo Capuz se apresenta, e, em Novos Vingadores 58 ouvimos a história que Cage conta a Jessica Jones como enfrentou aquilo tudo sozinho.

Em uma narração em off, Luke conta como, quase imediatamente, seus colegas o atacaram violentamente, deixando-o desacordado. Jessica logo questiona porque só ele não foi afetado. Não podemos esquecer que o clima de desconfiança anda acima do normal entre os Novos Vingadores. Luke, porém, ainda não deixa claro porque saiu incólume, preferindo contar o que viu quando recuperou a consciência.

Novos Vingadores

E essa visão poderia ser muito negativa, já que estava rodeado por dois dos mais poderosos (com trocadilho e tudo) da formação registrada dos vingadores: Ms. Marvel e Magnum. Eles perguntam a Cage o que está acontecendo, demonstrando que a falta de informação sobre o ataque é mútua. Mas Luke diz à Jessica que aquilo foi algum tipo de investida militar, de origem desconhecida, quase como o primeiro passo de uma guerra química ou biológica em solo americano. Todos os civis (e até animais) no epicentro do ataque se fundiram a simbiontes alienígenas, e agora quase todos os Novos Vingadores também estavam nessa situação.

Luke finalmente deixa claro porque não foi afetado. Sua pele impenetrável não permitiu que o organismo alienígena se fundisse à sua fisiologia. Assim como não aconteceu a outros com resistência sobre-humana, como Ms. Marvel, Magnum, Ares, Sentinela, ou mesmo o Homem de Ferro, cuja combinação entre poderes do extremis e sua armadura lhe garantiram o isolamento necessário. Não fica muito claro porque a Viúva Negra escapou. A Vespa, como se podia ver, já que ela era um gigantesco “venom” supercrescido, não teve a mesma sorte.

Novos Vingadores

E aí estava o problema para os heróis. Debaixo daquelas aparências monstruosas, estavam amigos e pessoas inocentes. Não poderiam simplesmente destruí-los. Uma situação crítica o suficiente para que os Poderosos Vingadores deixassem de lado o status de fora-da-lei de Cage.

No meio da luta, levada de forma a proteger os civis enquanto o Homem de Ferro encontrava uma solução para a infecção, Luke viu Wolverine se contorcendo, demonstrando uma bizarra luta de seu fator de cura mutante com o vírus. Jessica ainda não acreditava que não tentaram prender seu marido. Então, ele diz que, no meio da confusão, de repente veio a calmaria. Stark tinha resolvido o problema e os simbiontes desapareceram deixando apenas pessoas confusas em seu lugar.

Novos Vingadores

No Sancto Sanctorum, onde ocorre a conversa entre o casal, Luke demonstra curiosidade porque a tal infecção não atingiu Jessica e Danielle, sua filha. Mais desconfiança sobre os skrulls. Ela tenta reagir bem a isso, mas deixa claro que não quer continuar morando na casa do Dr. Estranho. Porém, antes de discutirem isso, ela se lembra que Luke não contou como eles escaparam.

Novos Vingadores

É nesse momento que Cage demonstra apreço pelo seu grupo de Vingadores, porque, ao invés de fugir, eles ficaram e ajudaram as pessoas que, assim como eles, foram atingidos pelo ataque. Agiram como heróis. Assim como os Poderosos Vingadores, que preferiram se calar e ajudar as pessoas, ao invés de brigar. E foi assim até terminarem. Ninguém falou nada. Eles se olharam, viraram as costas, e cada um seguiu seu caminho.

Novos Vingadores

Jessica e Luke conjecturam. Talvez isso tenha acontecido por causa de toda a bagunça. Porque eles podem estar mudando de idéia sobre o registro. Ou porque eles são skrulls. Quem sabe? Aliás, a conversa volta para esse tom. Qualquer um pode ser um skrull. Menos eles... ou não? A preocupação com isso é inescapável. A paranóia de Cage é tão grande, que até o feitiço que o Dr. Estranho conjurou edição passada é colocado em dúvida, deixando Jessica apavorada e tão paranóica quanto ele.

Novos Vingadores

Mudando um pouco de assunto, Jessica se mostra curiosa sobre o que sua xará, Jessica Drew, contou ao Stark quando se juntou ao seu grupo. Luke diz que os dois logo vão saber, já que Wolverine foi “bater um papo” com ela. Um “papo com garras”.

Na Torre dos Vingadores, em uma reunião de emergência ficamos sabendo quem aparentemente lançou o ataque dos simbiontes: o Doutor Destino!! E os Vingadores vão retaliar. Atacarão a Latvéria e capturar Victor Von Doom, como Ms. Marvel deixa claro, ao estilo militar. Sem questionar ordens, atacam, cumprem a missão e voltam. E o tempo para preparação é curto. A Mulher Aranha vai, então, ao banheiro se lavar e preparar.

Contudo, no chuveiro, ela recebe a visita de um mutante baixinho com seis garras indestrutíveis. E Logan não se priva de usá-las para deixar a Mulher Aranha imóvel. Ele tem contas a acertar, mas se preocupa mais em saber o que ela falou a Stark. Drew afirma que falou sobre a invasão skrull. A reação de pavor de Stark e a preocupação maior com a invasão do que com a localização dos Novos Vingadores, mas a desconfiança de que o Homem de Ferro é um skrull se mantém. Ela diz que só tem certeza de que ela mesma não é skrull. Fora isso, nada é certo.

Novos Vingadores

Drew não demonstra muita vontade em se explicar mais a Wolverine, e o desafia a matá-la, caso pense que ela é alienígena. Ele hesita, e vira sua preocupação para outro problema, perguntando se Jessica conhece o Capuz. E avisa sobre o suposto ataque de Deathlok. Mas ela sabe que isso não vai ocorrer, porque já foi usado para roubar um banco. E não há mais tempo para conversar, quando Logan fica em menor número, quando a viúva Negra adentra o banheiro feminino.

Wolverine se atira da janela, sendo pego no ar por um “reclamão” Homem-Aranha. Natasha lança um olhar enigmático para Jessica, sem ficar muito claro o porquê.

Novos Vingadores

Os Novos Vingadores, então, vão até Nova Jersey, onde ocorreu o grande assalto da quadrilha do Capuz. Um dos maiores de todos os tempos. E é nos escombros do prédio que eles vêem, de longe, o recolhimento do corpo de Deathlok. Eco não consegue ver a ligação desse assalto com o problema skruul. Depois de uma ironia fora de hora do Punho de Ferro, Wolverine explica que a trilha ele seguiu os levou até ali. Mesmo que tudo não seja nada além do que parece, um grupo de vilões realizando um assalto monstruoso, caçá-los não seria perda de tempo.

Eles finalmente chegam ao esconderijo do novo sindicato criminoso, mas têm um problema. Estão em desvantagem numérica. Ao mesmo tempo em que as histórias paralelas das últimas edições novamente convergem cronologicamente, os Novos Vingadores precisam bolar um plano para derrubá-los.

O Dr. Estranho sugere a chamada de reforços, e, com uma “sutileza” que lhe é peculiar, Luke Cage adentra o esconderijo, acompanhado de mais gente do que poderíamos imaginar.

Novos Vingadores

Explicações (e muita porrada) na próxima edição.


« Jøåø »

comments powered by Disqus