sábado, 15 de novembro de 2008

Iniciativa: Trinta e Duas Patas


Avengers: Initiative #7

Um dos maiores mistérios que envolvem atualmente o Campo Hammond, principal centro de treinamento da Iniciativa dos 50 estados, é a origem dos recém surgidos “Aranhas Escarlate”. Um trio de heróis desconhecidos pela opinião pública, revelado aos leitores em uma caçada mal sucedida ao ilegal Homem-Aranha, vestindo justamente armaduras idênticas àquelas que o próprio Peter Parker ganhou de presente do Homem de Ferro, enquanto se manteve aliado ao vingador dourado. Na última edição de Avante, Vingadores! – a de número 22 – ficamos sabendo muito mais informações sobre sua origem e propósito, e lamentamos o descarte de uma boa trama que livraria a cara do Homem-Aranha sem precisar apelar para Um dia a Mais.

A história começa com uma visita do Dr. Blitzchlag, acompanhado do senador Woodman e outras autoridades, à devastada Manhattan, já livre da ameaça do Hulk e seu exército alienígena. O objetivo é estudar os níveis de radiação gama presente no local. O congressista aparentemente teme que estejam levando informações preciosas demais a um lugar inseguro. O doutor, com todo seu sotaque carregado, afirma que não há problema, pois ele tomou as medidas de segurança padrão, além de algumas “extras”.

Isso deixa o senador surpreso, fazendo com que ele faça um sinal negativo aos mercenários que ele mesmo contratou para roubar as informações!! Uma nova formação dos Abutres, adversários do Homem-Aranha, não segue suas instruções e continua com o roubo encomendado, fugindo rapidamente. Blitzchlag nos surpreende, demonstrando ter alguma espécie de superpoder, que por falta de uso, falha quando ele tenta ativá-los. Logo, quem surge são os três Aranhas, desativando sua camuflagem, acudindo o doutor e partindo em perseguição sem autorização.

Iniciativa

Woodman – agora principal suspeito de ser o mesmo que obrigou Casca Grossa a roubar a nanoteclonogia que impediu que o Homem de Ferro derrotasse o Hulk – exige que eles voltem, pois não estão autorizados a agir em público. O doutor diz que não os está controlando, pois o apego paterno que desenvolveram por ele os impulsiona agora.

Iniciativa

No Campo Hammond, Justiça bate de frente com Máquina de Combate e Jaqueta Amarela, exigindo explicações depois de ter descoberto que MVP aparentemente está em casa normalmente, e não morto. Porém, ao sabermos que Rhodes sabe tão pouco quanto Justiça e a cadete Euforia, Pym é salvo pelo gongo, quando o roubo das informações é avisado por um agente que entra esbaforido na sala.

Quando Rhodes sabe da “equipe secreta” de Gyrich, percebe que controla aquela base muito menos do que imaginava. Sob um olhar desconfiado de Pym, ele deixa que a perseguição continue, pois o trio de Aranhas é composto pelos agentes mais qualificados em suas mãos.

Iniciativa

Longe dali, mas perto da perseguição, Peter Parker lamenta mais uma vez sua dramática situação (essa história, claro ocorre, e foi até publicada originalmente, antes do desastroso Um Dia a Mais), quando seu sentido de Aranha o alerta sobre os renovados Abutres em fuga. Sua surpresa só aumenta quando, em seguida, o trio de Aranhas Escarlate passa em seu encalço. Xingando Stark até as últimas gerações, ele não se omite e se junta à ação.

Iniciativa

No estado Kentucky ficamos conhecendo a 15ª equipe da Iniciativa, Ação Total, e alguns de seus bizarros membros: Homem-Sapo, Primadona e Vox, seu líder. Ele, inclusive, terminava de instalar seu portal para a Prisão 42, na zona negativa, quando Justiça e Euforia o utilizam de forma irregular. Sem ação, só resta a Vox contatar o Campo Hammond, mas Gyrich ignora esse problema no momento, pois o roubo dos Abutres é mais importante.

Iniciativa

Rhodes decide controlar a operação, e coordena a ação dos Aranhas, que, depois de se desculparem pela desobediência, partem para a ofensiva. Não são bem sucedidos em um primeiro momento, dando espaço para que Parker chegasse, ainda em roupas civis, e reclamasse sobre direitos autorais, atacando um dos Aranhas. Mesmo contra as ordens, outro Aranha, chamado de Van por um deles, vai em seu resgate. O que sobra, acaba virando alvo fácil para os Abutres.

Iniciativa

Não demora para que toda ação, no centro de Manhattan, seja filmada por câmeras jornalísticas, chegando rapidamente ao conhecimento tanto de Tony Stark quanto de JJ Jameson. O jornalista carrancudo, inclusive, após ver tantos Aranhas na tela, hesita se Peter Parker é mesmo o Homem-Aranha, rendendo até uma bem humorada referência à malfadada saga dos Clones.

No Kentucky, Justiça e Euforia voltam à fazendo dos Van Patrick, para encontrá-la abandonada e vazia. Perturbado com a situação, e sentindo-se responsável, já que levou MVP à Iniciativa, Justiça promete não descansar até encontrar respostas.

Dois dos Aranhas Escarlate conseguem convencer Peter de que os vilões ali são os Abutres, apelando para seu senso de responsabilidade, utilizando até mesmo uma gravação de áudio do próprio Parker quando foi perseguido pela Iniciativa. Eles se unem, e vão ao resgate do Aranha restante. Coordenados por Peter, os dois Aranhas usam o projetor holográfico de suas armaduras e promovem um ataque de “Aranha Civil”, “Aranha Tradicional” e “Aranha Negro”, confundindo os Abutres.

Iniciativa

Eles os derrotam e recuperam as preciosas informações aos olhos de todos os pedestres e câmeras de TV. Eles acabam se acertando de forma inesperada, pois os três misteriosos Aranha usam mais uma vez seus projetores holográficos, fazendo surgir aos olhos de todos quatro Peters Parker idênticos, deixando claro que usam armaduras que reproduzem os poderes aracnídeos.

Iniciativa

Onde está a grande sacada? No fato de que isso poderia abrir um precedente para que a identidade verdadeira do Homem-Aranha pudesse ser contestada como uma jogada de marketing dos pró-registro na Guerra Civil. Infelizmente, a idéia não deu frutos, e o resto, infelizmente, já sabemos. A situação acaba deixando Gyrich irritadíssimo, pois expôs sua equipe secreta.

De volta ao Campo Hammond, os Aranhas se desculpam ante a repreensão de Blitzchlag. Ele diz que não quer olhar para suas máscaras enquanto conversam, pedindo para que as tirassem. Então, a surpresa (ou nem tanto). Michael, Van e Patrick. MVP. São esses seus nomes e suas origens. Clones quase perfeitos do falecido cadete, cujo corpo preservado assustadoramente parece esboçar um sorriso quando eles dizem que fizeram o que julgaram certo, enquanto o doutor se irrita ao ver que seus “filhos” não seguem à risca sua programação.

Iniciativa

Portanto, apesar de jogar fora uma chance de recuperar o Homem-Aranha sem "mágica", essa história revela bastante a respeito da forma como os administradores do Campo Hammond vem levando seus negócios. Mesmo com MVP morto, ultrapassaram todas os limites éticos possíveis para aproveitarem seu material genético. Isso só aumenta nossa desconfiança sobre o que vem ocorrendo na obscuridade burocrática do local, inclusive no que se relaciona às desconfianças de Justiça. Com uma ponta de esperança na atitude honrosa dos três clones, saberemos muito mais dos segredos da Iniciativa na edição 23 de Avante, Vingadores!.


« Jøåø »

comments powered by Disqus