terça-feira, 4 de novembro de 2008

Nova: Identidade Conquistada


Nova #7

Depois de liderar a resistência à onda de aniquilação, Nova voltou para casa, encontrou alguns de seus melhores amigos mortos ou muito mudados, discutiu seriamente com seus pais, viu o mundo que conhecia ficar de pernas para o ar, e entrou para a galeria de heróis que não vão mais com a cara do Homem de Ferro. Por isso, mais maduro e poderoso do que nunca, Richard Rider voltou para o espaço em busca de um propósito como Nova Primordial, mas só encontrou um plano de conquista em andamento. Sim, a Falange reapareceu. Mudada, e se aproveitando da fragilidade dos krees devido ao dano causado pelo Aniquilador e suas forças, planeja um plano de conquista interplanetária a partir da capital Hala. E Nova, em Marvel Apresenta 38, pode ser um dos únicos a detê-la, ou sucumbir à assimilação.

Respondendo a dezenas de chamados de socorro vindos do espaço do império kree, Richard acaba confrontando um vigilante, o que só aumenta sua desconfiança de que há algo de muito errado. Dirigindo-se à Hala para respostas, acaba solapado pela energia liberada quando a Falange isolou todo território kree do resto do universo, deixando até mesmo a Mente Global Xandariana fora de sintonia por alguns momentos. O que vem a seguir não é nada melhor, já que meia dúzia de vigilantes surgem à sua frente.

Nova: A Conquista

Apesar de oponentes poderosos, Nova tem mais habilidade e poder à sua disposição. Porém, além da desconfiança dos motivos que estivessem fazendo com que o atacassem, a mente global percebe algo problemático. Vem daqueles andróides uma espécie de vírus eletrônico, que tenta penetrar a carapaça de Richard. Quando a mente global o bloqueia e faz uma leitura, entra em estado de alerta, pois percebe a presença da Falange.

Longe dali, Nova é observado pelos conquistadores dos krees, que insistem no uso fútil dos vigilantes, apesar de notar o grande poder que este centurião Nova detém. Por isso, pedem auxílio a alguém que o conhece muito bem: Gamora! Antes uma das poderosas aliadas na guerra contra o Aniquilador, e eventual amante de Richard, a “mulher mais mortal da galáxia” foi assimilada. Porém, não da maneira que a maioria. Ela não age e fala quase como um zumbi digital, mas sim conta com autonomia suficiente para agir quase por livre vontade. Gamora se tornou uma “selecionada”.

Nova: A Conquista

Lamentando que precise atacar Nova, ela coordena as ações a partir dali. Reunindo nada menos que cem unidades de vigilantes. Enquanto Richard recebe as informações coletadas pela mente global, que reconhece uma evolução significativa da Falange, ambos concluem que a situação de Hala e de todo império kree é muito sombrio. Sempre pragmática cautelosa, a mente global sugere que Richard saia imediatamente dali, preservando a herança xandariana, desenganando-o sobre o destino de seus aliados. Nova, como esperado, recusa-se a aceitar.

É quando surgem dezenas de vigilantes, que, sob comando de Gamora, quase derrubando Nova, que escapa com uma manobra arriscada, criando um portal estelar. A Falange e sua selecionada, porém, sabem que ele não poderá violar o isolamento. E não consegue mesmo. Ao tentar recorrer a outras regiões e povos para salvar os krees, Nova acaba se chocando com a barreira de energia esférica que envolve o império kree, vagando inconsciente pelo espaço.

Nova: A Conquista

Em Drez-Lar, mundo kree destruído pela onda de aniquilação, e abandonado desde então, jazem quase sem esperança cerca de 100 sobreviventes da última nave que, mal sucedida, não concluiu a evacuação do planeta. Ko-Rel, a oficial médica, porém de mais alta patente, é quem se encarrega de comandar as dezenas de krees esquecidos por seu próprio povo. Enviando constantes mensagens de resgate há cerca de um ano, sem sucesso, imagina quando verá seu filho Zam novamente. É nesse planeta que Richard cai.

Nova: A Conquista

O grupo de krees percebem o impacto, e, liderados por Ko-Rel vão reconhecer o local da queda. Ali, detectando níveis elevados de energia gravimétrica, está o corpo incinerado de Richard Rider, prendendo-se ao último fio de vida que lhe resta. Ele recorre à capitã kree para salvar a herança de Xandar. Em um clarão de energia, Richard parece perecer, e, em seu lugar, surge uma nova detentora da força Nova, a kree Ko-Rel.

Nova: A Conquista

Não demora muito para Gamora e um grupo de oficiais da Falange (agora também gozando certa autonomia, ainda que todos ligados a uma mesma matriz) chegarem a Drez-Lar. Fulgor, mais um selecionado, e outros soldados da Falange acabam detonados sem ao menos verem de onde vinha o ataque. Das cinzas e fumaça surge Ko-Rel, que age sob as instruções da mente global, ainda atordoada com as novidades.

Ela fica sabendo que conta com os recursos básicos de um centurião Nova, cedidos em caráter emergencial para que o corpo de Richard fosse preservado, onde a mente global ainda se localiza. Ela vai ao centro médico, onde o corpo de Richard permanece em observação, envolvido em um campo de auto-reparo, quando aos olhos de todos deveria estar morto. Escolhida pelo seu senso de responsabilidade, Ko-Rel tem, então, uma nova missão: evitar que os soldados da Falange cheguem até ali e eliminem o Nova Primordial.

Nova: A Conquista

Ao mesmo tempo em que organiza as defesas, Ko-Rel hesita, pensando no que pode fazer com todo aquele poder para combater os conquistadores do império e salvar seu filho. Para isso, recebe apoio de Yan, o chefe de segurança. Mas não há tempo para pensar nisso, pois o ataque e assimilação começam. A resistência se mostra inútil, e os krees são massacrados. Ko-Rel ignora os avisos da mente global e tenta salvá-los, culpando a presença de Richard ali pela chacina que seus comandados sofrem.

Richard começa a reganhar consciência na enfermaria, enquanto Ko-Rel tenta um truque, afastando-se do local, crendo atrair a atenção de seus inimigos com isso. O que parece funcionar, já que os soldados da Falange se teleportam em sua direção. Os sobreviventes recolhem seus feridos acreditando que o perigo passou. Mas, diferente dos mecanizados soldados da Falange, a selecionada Gamora não deixou o local.

Nova: A Conquista

Atacando sorrateiramente os krees, ordena que seus soldados mantenham Ko-Rel ocupada enquanto ela procura o Nova Primordial. Sua próxima vítima, Yan, é a última barreira antes de chegar à Richard. Com uma expressão que soa honesta, Gamora sussurra que está ali para salvá-lo. Seus sentimentos por ele parecem verdadeiros, e o contamina com o vírus da transmodal da falange, acreditando assim lhe fazer um bem. A sensação de certeza sobre tudo ao seu redor é a principal reação à assimilação, e por isso os selecionados parecem gozar tamanha autonomia. Os olhos de ambos apresentam resíduos eletrônicos. Os dois são selecionados.

Nova: A Conquista

Ko-Rel logo percebe que falhou na missão com que foi confiada. A voz da mente global se cala em sua cabeça, e a nave que se tornou seu lar no último ano está em chamas. Ela atravessa as últimas resistências da Falange, para encontrar mortos todos aqueles sob seu comando. Até mesmo os amigos mais próximos. E o peso de suas mortes recai sobre seus ombros.

Nova: A Conquista

Porém, como uma boa kree, já com a idéia de vingança em sua cabeça, Ko-Rel se surpreende ao ouvir novamente a mente global. Fraca, a entidade xandariana conta sobre a assimilação, aprecia seu tom de vingança, e lhe dá uma dolorosa missão. Assassinar Richard e, assim, a própria mente global. Por mais que ela busque a auto-preservação, tornar-se uma arma da Falange a tornaria invencível. Com o Nova Primordial isso seria questão de tempo.

No planetóide kree Nil-Rast, mais um sobrevivente dos primeiros ataques da Falange parece contar com seus últimos momentos de liberdade. Drax, o Destruidor, é interceptado por Richard, que agora repete o mesmo discurso de Gamora, elogiando tudo que ser um selecionado o proporciona. Sem nenhuma amarra moral, Nova massacra Drax, preservando sua vida apenas para se tornar mais um selecionado.

Nova: A Conquista

Richard estranha se sentir tão normal, mesmo sendo assimilado. Gamora diz que a Falange passou a valorizar algumas individualidades, ainda que estas precisem servir à coletividade. Foi ensinada sobre isso, sem esclarecer quem foi o “professor”. Dessa maneira, os dois mantêm o básico de suas personalidades, mas dedicam sua vida a servir a coletividade da Falange. Quando dão provas disso mantendo a relação amorosa de antes, são interrompidos pela percepção de Richard. Alguém usou um portal estelar ali perto.

Não há tempo para reagir, e Ko-Rel ataca o Nova Primordial, que se surpreende em não ser ajudado pela mente global, que resiste e ajuda a kree. Enquanto a entidade xandariana consegue manter o confronto equilibrado (e ainda discutir com Richard, mantendo a velha tensão entre os dois), tudo caminha para a vitória do selecionado, uma vez que seu poder é infinitamente maior.

Nova: A Conquista

Porém, quando Ko-Rel parecia ser capaz de vencê-lo, hesita e é mortalmente atacada por Gamora, que esperava a chance ideal. Deixando cair o holograma de seu filho, fala que Richard não está agindo por conta própria, sussurrando o nome de Zam como sua última palavra antes de morrer aos pés de Nova, que dá impressão de ainda não estar tão certo de sua nova condição. A Nova 0001 está morta, levando consigo as esperanças da mente global.

Nova: A Conquista

Em Hala, enquanto Richard repete para sim mesmo a ladainha da Falange, colocando sua atual experiência acima mesmo da ocasião em que se tornou um centurião Nova, uma pequena resistência àquilo tudo sussurra no fundo se sua mente – “Por que não está gritando?” –, assim como a imagem dos últimos momentos de Ko-Rel. É o suficiente para deixá-lo confuso.

De repente, ele se dá conta do que está acontecendo. Em seu subconsciente, o Nova selecionado confronta um vestígio preservado do verdadeiro Richard Rider, trajando seu uniforme de centurião. E ele mantém a pergunta. Por que não grita? Por que não resiste. Por que aceita essa assimilação como se fosse natural?

Nova: A Conquista

Apesar de achar que não, ele resiste. Em sua mente, uma batalha cuja representação é uma multiplicidade de raças (tem um que parece o Pikachu!) que formavam a Tropa Nova atacando soldados da falange é a prova disso. A principal responsável é Ko-Rel, e a marca que deixou na mente global ao morrer, compartilhando tal experiência com Richard.

Nova: A Conquista

O fio de consciência de Richard diz que é possível manter o vírus tecnofágico sob controle, porém sem eliminá-lo. Mas, para que isso aconteça, é necessário que um pedaço um pouco maior de sua mente queira. É pressionando a si mesmo que a mente de Richard, com a ajuda da mente global, volta ao controle.

De volta ao mundo físico, Gamora e os outros percebem tarde demais. Nova os ataca em busca de sua liberdade. Conectado novamente à mente global, ele fica sabendo que quase todo seu poder (83%, para ser exato) está sendo usado para conter o vírus. Richard está frágil, e precisa fugir, pois se usar mais do que 17% de suas forças, perderá novamente o controle.

A mente global mostra ser uma entidade realmente fora do comum, pois usa a infecção de Richard para, assim, conhecer os meios que tornam capaz a fuga do invólucro que isola o império kree do resto do universo. Gamora rastreia o curso seguido por Nova e leva o agora selecionado Drax consigo.

Sem outras opções, e com os dois selecionados em seus calcanhares, Nova precisa usar uma estrela de nêutrons e seus poderes gravimétricos para escapar criando um “buraco de minhoca” (um portal, para não entrarmos em uma discussão sobre física). O risco é alto, mas necessário.

Nova: A Conquista

Eles conseguem, mas levam Drax e Gamora junto. Porém, parem em lugares distintos do universo. Nova chega em um local desconhecido até mesmo pela mente global, enquanto os dois selecionados a dois anos luz de distância. A perseguição continua, mas todos estão de fora e, para o bem e para o mal, não fazem mais parte da conquista e resistência que tomaram conta do império kree.

Nova: A Conquista

Nessa história de quatro partes, com dois pares de títulos opostos, belissimamente escrita por Dan Abnett e Andy lanning, e ilustrada por Sean Chen, Scott Hanna e Brian Denham, Nova se estabelece cada vez mais como um dos principais personagens do Universo Marvel. Um dos principais responsáveis pela derrota do Aniquilador, porém, caberá a outros heróis – como o Senhor das Estrelas e a nova Quasar – resistir à Falange, enquanto Nova procura recuperar a totalidade de sua força e controle sobre si mesmo.


« Jøåø »

comments powered by Disqus