segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nova: O Bom Filho ao Espaço Torna


Nova #1

Saído da batalha que determinou a inimaginável derrota da Onda de Aniquilação, Richard Rider, talvez o principal líder da resistência, e algoz do Aniquilador, continua a carregar um fardo. Único sobrevivente da Tropa Nova, detentor de todo o poder seu poder e da Mente global Xandaria, com a qual mantém uma curiosa convivência quase paterna, ele é o Nova Prime. A questão é: quais rumos seguirão sua vida? Assumir a responsabilidade incutida no poder que agora detém? Reconstruir a Tropa Nova, dizimada diante de seus olhos nos primeiros dias da Aniquilação? Ou voltar para casa, depois de tanto tempo, sabendo que, enquanto lutava pelo bem de todo o universo positivo, uma guerra dividia aqueles que já foram aliados? Algumas dessas respostas estão em Marvel Apresenta 37, na história contada pela dupla de roteiristas Dan Abnett e Andy Lanning, e pelo desenhista Sean Chen.

Richard opta por corresponder ao que se espera da encarnação da força Nova. Incessantemente, e sempre discutindo com a mente global, ele vai de planeta em planeta, galáxia em galáxia, tentando resolver sozinho problemas de alta gravidade, muitos dos quais causados direta ou indiretamente pela Aniquilação. Foi assim em Turakis, quando enfrentou a ameaça de uma arma fora de controle, o Ocaso Planetário, ativado para defender o planeta das forças de aniquilação. Enquanto a mente global tenta convencê-lo a por menos em risco sua própria vida, colocando o legado xandariano também em risco.

Nova

Sob a surpresa dos nativos do planeta que acabara se salvar, por saber que ele é o único Nova em todo universo, Richard parte já se preocupando em atender outro chamado de alta prioridade. Novamente a mente global o alerta do perigo que ele corre ao se esforçar incessantemente, sem descanso, dessa vez demonstrando preocupação com a própria integridade física do rapaz, mesmo que seu discurso ainda soe como de auto-preservação.

Dito isso, Nova chega à colônia Kree de Halexa, onde um refugo dos insetos do Aniquilador aterrorizam uma população praticamente indefesa. A fúria de Richard com a mera lembrança do que outros como aqueles fizeram ao restante do universo nos últimos meses é nítida. Ele não se contém, e dizima as criaturas sem vacilar, sem demonstrar qualquer tipo de piedade. Seu descontrole, ainda que suas habilidades sejam notadamente bem manipuladas, faz com que ignore o fato de que, atacando o casulo principal, seu trabalho seria poupado. Após o aviso da mente global, coberto em sangue verde, ele parte mais uma vez.

Nova

Porém, a próxima missão se mostra inócua, já que aqueles que pediam ajuda há cerca de seis meses, no Habitat de Pesquisa Sorona Dae, já estavam mortos há pelo menos metade desse tempo, justamente por problemas causados pela onda de aniquilação. A fúria de Nova, que parecia não poder mais aumentar, se intensifica, e ele vai cegamente atrás de mais uma missão urgente, apesar dos protestos e avisos da consciência que acompanha seu traje e poderes.

A caminho do Sol Posterior Oito, onde uma tempestade estelar promove mortes em massa, o corpo não responde mais à mente. Procurando uma rota mais rápida até o local, Richard ignora os conhecimentos da mente global, e se aproxima perigosamente de uma hipernova. A força gravitacional faz Nova perder o rumo e a consciência, acordando horas depois, em uma cratera aberta por ele mesmo em uma lua.

Nova

Ele finalmente concorda com a mente global e diz que precisa descansar. E o lugar ideal para isso é a Terra. Pouco tempo depois, no principal Aeroporta-aviões da SHIELD, a aproximação de Nova não passa desapercebida, uma vez que seus níveis de poder são muito maiores que quase qualquer um no universo. Por isso, o diretor da SHIELD, o Homem de Ferro, acredita que precisa investigar de onde vem tanto poder.

De volta a sua casa, em Long Island, Nova York, Richard logo percebe que esteve longe de casa por muito tempo. Não se preocupa em abrir a porta da frente de casa com o corpo ainda fumegante e falando kree, o que deixa seus pais muito assustados. No jantar, os Rider falam sobre os últimos acontecimentos, e ele fica finalmente sabendo de detalhes sobre a Guerra Civil. Seu pai, de forma dura, fala da ação dos Novos Guerreiros em Stamford, que acelerou a efetivação da Lei de Registro Super Humano, e deu início à guerra. Falam da morte de seus amigos, dizendo que por um tempo pensaram que ele mesmo estivesse morto. Seu pai, muito irritado, continua a ver o papel do filho como Nova apenas uma forma de brincar de super herói, dando pouca importância à responsabilidade que isso acarreta.

A conversa acaba sendo interrompida pelos sensores do traje de Richard. Alguém se aproxima de sua casa. Na porta da frente, o Homem de Ferro e diversos agentes mata-capas se preparam para capturá-lo, quando o diretor da SHIELD reconhece o rapaz.

Nova

No Aeroporta-Aviões, Nova reclama com veemência da investida à casa de seus pais, pelo que Tony se desculpa. Stark não se detém muito, e, revelando sua identidade e dizendo saber o nome de Richard, o convida a participar da Iniciativa. Além de grande poder e experiência militar, Nova seria um belo exemplo para o que o registro representa por vir dos Novos Guerreiros. Dizendo que é o guardião de toda força Nova, Richard se irrita ao ver que as preocupações que envolveram a Guerra Civil não eram nada se comparadas à batalha que ele ajudou a vencer no espaço, não antes de bilhões de pessoas, e figuras emblemáticas como Quasar e Thanos perecerem.

Nova

O convite de Tony é reiterado, e Richard, surpreso em saber que Peter Parker é o Homem-Aranha, pede 24 horas para pensar a respeito. Antes de partir, ele tem uma conversa com seu ex-companheiro: Justiça, ex-novo guerreiro, agora envolvido com a Iniciativa. O mutante telecinético conta tudo que sabe, inclusive demonstrando não saber que Robbie Baldwin, o Speedball, não está mais preso, mas assumiu a identidade de Suplício, agindo com a nova formação dos Thunderbolts.

Pensando no futuro, Justiça entende o impacto que a notícia que ele já teve tempo de absorver tem em Richard. A morte de seus amigos, principalmente Namorita, com quem Nova já esteve envolvido amorosamente, é um choque para o rapaz. Mas o telecinético reforça que o trabalho da Iniciativa é importante, dizendo que adoraria ter o amigo ao seu lado. Nova parte sob o aviso de que qualquer ex-novo guerreiro ainda é muito visado nas ruas, sendo necessário todo cuidado.

Nova

Frustrado, Richard finalmente descansa em casa, o que gera uma situação desagradável. A mente global xandariana, que não precisa descansar, toma conta do seu corpo, e realiza uma série de pesquisas e atualizações sobre a Terra. Porém, o pai de Richard vê o corpo do filho tomado, e se assusta até que ele retomasse o controle. Não é o suficiente, e o pai parece cada vez mais incomodado com sua presença ali.

Nova

Nas ruas, no dia seguinte, se já não bastasse isso, Nova é atacado por um vilão de quinta categoria, o Diamante, que procura vingança por ter amargado anos de cadeia por sua causa. Rapidamente derrotado, o vilão é levado até a delegacia mais próxima por Richard, que acaba hostilizado pelos próprios policiais por ser reconhecido como um ex-novo guerreiro e por não ser registrado. A situação origina um chamado, e Nova dá de cara com os caçadores de heróis não registrados, os Thunderbolts. Dentre eles, seu amigo Robbie Baldwin, o Suplício.

Nova

O confronto é típico dos Thunderbolts. Inconseqüência e desrespeito pela segurança civil, rapidamente notadas por Richard. Contendo-se, justamente para defender aqueles que estão ao redor, Nova acaba levando alguns golpes, apesar de sua superidade. Suplício, pedindo perdão em voz baixa, também ataca seu amigo. Quando Richard se irrita, dá voz de prisão em nome da autoridade intergaláctica que possui, e se prepara para revidar à altura. E é nesse momento que o Homem de Ferro chega com vários agentes da SHIELD.

Nova

Mesmo não tendo jurisdição sobre os Thunderbolts, Stark os manda embora, e conversa com Nova em particular. Ainda irritado com o que seu mundo se tornou, considerando a disputa e divisão geradas pelo registro algo quase infantil perto da união necessária para defender o universo da onda de aniquilação, Richard ouve de Tony que eles também buscam união. União contra o abuso dos superpoderes. Nova se sente tentado a ficar, registrar-se e trabalhar com amigos como Justiça, e talvez até iniciar a reconstrução da Tropa Nova a partir de seu planeta, ao invés de vagar sozinho pelo cosmo. As vinte e quatro horas não acabaram, e ao seu fim Stark teria sua resposta.

Nova

Em casa, mais uma discussão com seu pai, que reproduzia o duvidoso discurso da imprensa, entendendo que os Thunderbolts são “mocinhos”, Richard é taxado de “bandido”. Seus pais insistem que ele se registra e seja avaliado. A experiência com a mente global os deixou desconfiados, duvidando da sanidade do próprio filho. A fúria de Richard aumenta, já que ele não se sente bem vindo em sua própria casa. Ele sai para esfriar a cabeça, e o encontro que parecia que não aconteceria, acaba ocorrendo.

Nova

Suplício o aborda, não antes que Richard pense que ele estava ali para enfrentá-lo, retira seu elmo revelando sua verdadeira identidade, chocando o amigo. Negando seu nome e identidade de Speedball, ele diz que precisa pagar pelo que fez em Stamford. Pede a Nova que se registre e trabalhe junto dele. Suplício não quer enfrentá-lo novamente. O centurião, entendendo que o amigo se culpa demais pelo que aconteceu, parte dizendo que aquele mundo não parece mais o lugar em que nasceu, e pedindo que Robbie não se transforme em algo que não é.

Nova

Já em trânsito para o espaço, com sua decisão tomada, faltou a última ponta solta: seus pais. Usando o sinal da TV a cabo, Richard fala com eles, rindo do fato de, depois de enfrentar perigos em escalas universais, não conseguir confrontá-los em pessoa. Mas não quer briga. Fala que é necessário em outros lugares, e que partirá por muito tempo. A Terra faz muito pouco sentido para ele agora, depois de tantas mudanças e perdas de quase todos os seus amigos. Sente-se muito mais parte do espaço e de sua responsabilidade por deter a força Nova toda em si. Então prefere tomar tal decisão. Diz que ama os pais e que mandará notícias quando possível. Eles só conseguem ficar em um triste silêncio.

Nova

No espaço, até a mente global percebe o quanto Nova está triste, concordando que a decisão tomada foi o melhor tanto com relação a seus poderes quanto a seus sentimentos.

Nova

A primeira fase dessa auspiciosa série solo de Nova, que se reinicia, termina com um chamado de Hala, o mundo natal dos kree. Richard parte para atender o chamado, sem ao menos saber que se encaminha para o foco da segunda saga com a marca Aniquilação. Nova se encaminha do marco zero da Conquista.


« Jøåø »

comments powered by Disqus