segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Quarteto Fantástico: A Idéia 101

O tempo é 75 anos no futuro, se contarmos a data de hoje. O lugar é a plataforma 42, a entrada da superprisão localizada bem no meio do Oceano que leva até as profundezas da fosa das Marianas e que é vigiada por andróides avançadíssimos com força de 300 homens cada. O fugitivo é o prisioneiro número um, mais conhecido em nosso tempo por Victor Von Doom. E o seu objetivo é salvar o mundo, viajando no tempo e impedindo Reed Richards de seguir adiante com seu mais ousado plano.

Quarteto idéia 101

Depois de frear a fome inimaginável de Galactus, lutar com o Quarteto Terrível e evitar a destruição do Universo, a equipe original do Quarteto Fantástico voltou. E ao retornar de uma de suas missões contra o vilão Diablo, a família fantástica foi recebida com um alerta de intrusos vindo do edifício Baxter.

Quarteto idéia 101

Para surpresa, no entanto, os invasores eram dois velhos conhecidos ainda mais maduros. Tchalla, o Pantera Negra e Namor, o Príncipe Submarino vindos 75 anos no futuro usaram a velha máquina do tempo do Destino para ter uma longa e complicada conversa com Reed e sua família. Eles estavam ali como rostos amigos para tentar convecê-los a ouvir o que o Doom do futuro tinha a dizer.

Quarteto idéia 101

A recepção do Dr. Destino não foi nada calorosa, como seria em qualquer versão dele de qualquer tempo, mas logo Reed aceitou ouvi-lo. Sem perda de tempo, Destino acusou Reed de ser responsável pela destruição de seu mundo no futuro e pediu para que o Senhor Fantástico os leve para o seu “Santuário Privado”.

E todos foram levados para uma sala vazia repleta de anotações nas paredes feitas pelo próprio Reed. É ali que, sem qualquer conhecimento de sua família, Reed se trancafia para elaborar a grande maioria de suas invenções. E foi ali que, segundo Destino, Reed teve a idéia de criar a idéia 101.

Quarteto idéia 101

Como sabemos pelo final da Guerra Civil, as 100 idéias foi uma coletânea de pensamentos e planos engenhados por Reed, Tony e Pym durante a Guerra Civil para que em conjunto evitassem a catástrofe que estava por vir sem a lei de registro. Atualmente estando a maioria acatadas, nenhuma delas seria tão ousada quanto a idéia 101, a última a ser elaborada e que começaria a ser posta em prática naquele dia por Reed.

Segundo Reed, o plano 101 se resume a “consertar tudo”. Em suas palavras, ele diz que serviria para “acabar com a fome, a pobreza e as doenças e a guerra. Aumentar as liberdades, maximizar o potencial tanto individual quanto coletivo. Criar oportunidades para enriquecer o espírito humano”.

Quarteto idéia 101

A idéia era utópica, mas perfeita se funcionasse plenamente. Então, porque eles queriam impedi-lo? Reed então perguntou aos viajantes do futuro o que deu errado em seus cálculos. A resposta é que nada de errado havia ocorrido. Tudo parecia perfeito. “A necessidade tornou-se um conceito desconhecido e a ganância virou algo sem sentido”.

Todavia, o que foi bom para a humanidade, tornou-se um problema para Reed. Segundo Doom, seu comportamento tornou-se errático e tornou-se ainda pior quando Sue o deixou para se tornar amante de Namor.

Cabisbaixo, Reed parecia tentar absorver todas as novas informações. Quando questionado por Namor se estava tudo bem, o Sr. Fantástico diz que acabou de encontrar a resposta. Tomou uma arma em uma das gavetas, mirou no rosto do velho Rei de Atlântida e destruiu completamente o rosto do atlante com um tiro.

Quarteto idéia 101

Assim, conclui-se a primeira parte de “O Começo do fim”, arco final da curta fase em que Dwayne McDuffie e Paul Pelletier permaneceram nas histórias da Família Fantástica, presente na edição 41 de Universo Marvel do mês de Novembro.

Coveiro

comments powered by Disqus