segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Thunderbolts: Afundando


Thunderbolts #119

Os novos Thunderbolts definitivamente não são um exemplo de estabilidade. Adicione a essa mistura um quarteto de telepatas – Onda Mental, Capricho, Miragem e Raio Azul – que, depois de se deixarem capturar, começaram a manipular as já doentias mentes de tipos como Norman Osborn, Rocha Lunar, Venom, e o Espadachim. Mesmo com a presença do psiquiatra/super-herói Doc Samson na montanha Thunderbolt, visando ajudar Robbie Baldwin, o Suplício, em sua recuperação, a destruição e carnificina que vimos na edição passada de Universo Marvel só aumenta no número 43, encaminhando o controverso grupo para o mais completo descontrole.

A quarta parte do arco Anjos Enjaulados começa como a terceira terminou. Venom completamente fora de controle, assassinando e devorando todos os soldados da montanha que vê pela frente. Mesmo que isso deixe Onda Mental – claramente líder do quarteto de telepatas – um tanto nauseado, Raio Azul parece se divertir com a carnificina. Ao mesmo tempo, os outros membros discutem o que fazer com os outros membros dos Thunderbolts, descartando o incapacitado Mercenário. Mesmo que Miragem tenha extrema curiosidade em saber o que se passa na mente de Samson, as ordens são se concentrar nos outros. O doutor e Suplício não são os alvos do ataque. Eles não são criminosos.

Thunderbolts

Na sala de Osborn, Soprano e o Homem Radioativo pedem explicações sobre o que tem ocorrido nos últimos minutos. O desequilibrado diretor está aos berros no telefone, aparentemente tentando, mas não conseguindo, resolver a situação. Ao seu lado, com a maior calma do mundo, Karla Sofen, a Rocha Lunar, conta das ações do Espadachim, cuja vontade de ser como seu pai, o Barão Strucker, e o ódio pela promessa não cumprida de ressurreição de sua irmã Andrea, está sendo manipulada pelos telepatas. Depois de detonar o Zeus, ele se isolou e levou diversos soldados para o seu lado, e pretende ascender como líder da Hidra.

Thunderbolts

Osborn sua cada vez mais, e berra cada vez mais ao telefone, até que despedaça o aparelho, e ordena que tudo se resolva com a morte de todos os amotinados. Que matem todos, inclusive Strucker.

Eu seus aposentos, decorados com quadros de sua irmã, Andreas pinta seus soldados com as cores de seu uniforme de Espadachim e os envia para os corredores. Ordena que massacrem qualquer um que aparecer, teorizando que grandes perdas iniciais enfraqueceriam a moral de Osborn e suas tropas.

Thunderbolts

Eles vão, mas o que ocorre é uma chacina bilateral. As tropas de Strucker infligem sérios danos aos soldados leais a Osborn, mas estão em menor número e também são severamente alvejados. Quando o novo “barão” surge, apenas um de seus soldados está de pé. Praguejando sobre sua incompetência, toma para si a responsabilidade de colocar seus planos em movimento. E literalmente massacra os soldados adversários remanescentes, demonstrando amplitudes de seus poderes com a espada enrolada à pele de sua falecida irmã nunca vistas. Eu sua cela, Raio Azul delira com o ocorrido.

Thunderbolts

A informação chega a Osborn, e Soprano diz que o resto dos Thunderbolts deveriam resolver o problema. Mas Norman tem uma idéia melhor. Pelo andar dos acontecimentos, o Espadachim e o Venom se encontrarão. Então era só esperar que um mate o outro, e quem sobrasse estaria muito mais fragilizado, facilitando seu “abate”. O requinte de crueldade, que deixa Soprano aterrorizada, e que na verdade é apenas algo da natureza de Osborn que está sendo trazido à tona pelos telepatas, é que ele lamenta não poder acompanhar o combate por câmeras, como se assistisse um filme.

O sossego de Samson e Robbie, que assistiam um jogo na TV em uma sala isolada, acaba interrompido pela curiosidade de Miragem. Ela tenta sondar a mente do doutor, que logo percebe e rebate seu ataque, ironizando a ingenuidade da telepata em achar que não teria defesas. Ele se preocupa com Robbie, mas o rapaz diz que seus poderes protegem sua mente desse tipo de ataque.

Thunderbolts

Na cela, Miragem entra em choque. Sob a repreensão de Onda Mental, ela conta que a ira que alguém irradiado pelos raios gama, que é o caso de Samson, é imensa. Que todos com poderes dessa natureza tem tal ira, e que seu controle é uma luta diária (como podemos ver em casos mais documentados, como o Hulk ou a Mulher-Hulk) com resultados variados. Samson simplesmente desbloqueou essa raiva por alguns segundos na mente da telepata, debilitando-a. Onda Mental diz para esquecê-los e se concentrar no Espadachim.

Thunderbolts

Enquanto Samson tenta entender o que está acontecendo, uma surpresa. Robbie arremessa uma lata na lata do lixo, mas com certezaria erraria, se uma rajada de poder muito semelhante a de seus tempos como Speedball não tivesse saído instintivamente de seu dedo indicador. Com o rapaz boquiaberto, o doutor parece feliz e conscientemente negligencia o que ocorre no resto da montanha, provavelmente esperando que Osborn e Sofen, e outros “monstros” se prejudiquem no processo.

Thunderbolts

De repente, em seu escritório, Osborn diz que está entediado. Que queria assistir ao que está acontecendo, decidindo interferir pessoalmente em todo caos que se instalou na montanha. Ele sai da sala, deixando Rocha Lunar no comando, mas a doutora Sofen não está nem aí. E continua jogando o “jogo da cobrinha” (Sério! Aquele mesmo) em seu celular, deixando Soprano, em suas próprias palavras, apavorada.

Thunderbolts

O encontro entre Venom e Espadachim finalmente ocorre. O mutante nazista, frente à provocação de Mac Gargan, afirma que se ele não está a seu lado, é seu adversário. Com o simbionte no controle, ele desdenha do poder de Strucker e os dois iniciam um confronto. A luta até parece equilibrada, até que o Espadachim crava sua espada no supercrescido simbionte.

Mais uma vez ele desdenha de Strucker, que diz que agora segura a espada em sua mão, descarregando um montante de energia tão grande que o simbionte recua, deixando o tórax exposto de Mac Gargan ser atravessado, em mais uma cena de impacto trazida pela duplas Ellis e Deodato.

Thunderbolts

Ainda restam duas partes para o fim do arco, e, ao que tudo indica, com a entrada de Norman Osborn na ação, os Thunderbolts aceleram sua caída ao fundo do poço. Ou será que não? Em Universo Marvel 44 Norman mostra sua verdadeira face.


João

comments powered by Disqus