domingo, 23 de novembro de 2008

Cavaleiros de Madripoor

Na edição nº67 da revista X-Men, ainda na editora Abril, uma história é narrada em flashback, no ano de 1941. Nela, acontece uma aliança entre um novato Capitão América e um Logan antes do adamantium. O objetivo da dupla era salvar a jovem Natasha Romanoff do Tentáculo, que pretendia torná-la sua assassina. Mas, a partir de Wolverine nº47, iremos descobrir que havia muito mais por trás dessa história.

Wolverine

Na ala do Museu Smithsonian dedicada ao Capitão América, encontramos Wolverine se despedindo do herói falecido no melhor estilo dos irlandeses. Enquanto pensa sobre a morte, acaba se lembrando do dia que se conheceram, em Madripoor. Na ocasião, claro, o canadense brincou com o uniforme chamativo de Steve Rogers, que dizia que precisava ser um símbolo.

Em seguida, vemos novamente a cena do bar, onde Logan esbarra no Barão Von Strucker apenas para marcar seu cheiro. E, claro, Rogers nota que foi de propósito o que, para Wolverine, só mostrava que os dois formavam uma dupla perfeita.

Wolverine

Mas temos aqui duas informações que, até então, eram desconhecidas. Primeiro, Logan e Seraph tinham um acordo antigo com o Tentáculo que havia sido rompido, o que significava a procura por novos aliados pela organização, levando-os à Strucker. Ou seja, o baixinho não queria apenas ficar de olho nos ninjas, como afirmava ao Capitão.

Além disso, ele se choca ao saber do envolvimento de Natasha. Quando vimos o flashback anteriormente, não sabíamos dos acontecimentos revelados recentemente.

O trio, que inclui também o Major Ivan Petrovitch, logo se apressa para salvar a garota inocente. Ou melhor, isso era o que todos pensavam, pois até mesmo aquela cena onde Wolverine protege a menina com o próprio corpo, não ocorreu exatamente como imaginávamos. Na verdade, a própria Natasha atirou em Logan.

Wolverine

Ao se recuperar, Logan procura Seraph e lhe diz que Natasha era uma deles. Sua parceira não se surpreende, pois sabia que a menina era uma operativa seguindo ordens. A única novidade era o passado com o canadense.

A ordem era simples: assassinar o Jonin do Tentáculo. Tudo era uma farsa para atraí-lo, uma vez que ele não ficava exposto há anos. Fica claro que não era o Tentáculo que estava à procura de novos aliados, mas Logan e Seraph.

Quer dizer, aquele ritual que já conhecíamos, onde nos preocupamos com a pequena Natasha, na verdade, não era real. Ela estava prestes a matar o Jonin, não Ivan e Steve. O final, claro, já sabemos, pois o próprio Logan aparece e mata o sujeito.

Wolverine

Afinal de contas, Logan possui uma promessa secreta para todos os seus amigos: se alguém tem que sujar as mãos de sangue, que seja ele.

A luta se desenrola, interrompida por Seraph. A mulher, desobedecendo Logan, aparece armada até os dentes, providenciando a fuga. Às vezes, é bom não ser obediente, como o próprio baixinho concorda.

Eles se dirigem até o avião que providenciará a fuga. Steve, como nós acreditávamos até hoje, pensa que a fuga foi providenciada por Logan, mas na realidade, era uma extração para a Natasha. Isso foi o bastante para conquistar a confiança de Rogers, o suficiente para ensaiar o convite de uma parceria com Logan, que diz não precisar de ajudante.

Wolverine

Mas, a história ainda não terminou. O objetivo de tudo não era apenas matar o Jonin do Tentáculo, mas fazer Logan conquistar a confiança de Steve Rogers. Isso foi conseguido com êxito, agora a ordem de Seraph era que Logan explorasse essa confiança, vendo se havia possibilidade do Capitão "virar casaca" e, caso não, descobrir se era possível reproduzir o Experimento do Super-soldado.

E se não fosse possível reproduzir? Voltamos ao presente, onde Logan diz que deveria ter matado Rogers naquela época.

Wolverine

Mais uma ótima história de Daniel Way, onde o autor nos presenteia com ótimas referências. Ele não contradiz em nenhuma linha a história original, mas a torna ainda melhor, nos trazendo uma nova história bem mais intrigante.

Como seria esse plano de assassinar o Capitão América? Será que Logan chegou a tentar isso? E essa espionagem com o Experimento teria dado origem ao Programa Arma X? Muitas perguntas interessantes são levantadas, onde espero que as respostas sejam bacanas também.

Só explicando que eu sei que a personagem foi chamada de Natalia Romanova na edição, mas eu passei anos conhecendo a personagem como Natasha e é assim que eu a chamo. Coisa de nerd velho.

Eddie

P.S. nome do artigo oriundo da história original

P.S.2 as referências são tantas, que observem a capa da história original e a capa variante.

comments powered by Disqus