segunda-feira, 9 de março de 2009

Capitão América: Honrando a Lenda


Capitain America #34

Enquanto o caos no mercado financeiro se instala com a suposta morte de Aleksander Lukin e uma aparente reviravolta na direção da Kronas, James Buchanan Barnes, ou Soldado Invernal, ou apenas Bucky, enquanto a economia dos EUA parece à beira de um colapso, pensa em como o equilíbrio do mundo em que vive é frágil. Como as pessoas simplesmente esperam que o melhor aconteça, mesmo quando tudo parece desmoronar à sua frente. No vácuo deixado pelo assassinato de Steve Rogers, seu ex-parceiro, livre de todas as influências malignas de seu passado, prepara-se para assumir o posto de maior responsabilidade nesse momento. Ele se prepara para se tornar o Capitão América.

Em Novos Vingadores 61, questionado pela Viúva Negra, ele parece no limite da tensão para assumir a nova responsabilidade, acordada com Tony Stark na edição passada, visando desmascarar o plano de derrubada dos EUA por seu ponto mais valorizado (a rica economia), arquitetado pelo responsável pela morte de Steve: o Caveira Vermelha, ocupando o corpo do industrial russo Lukin. Apesar de uma presença amistosa, Bucky vê Natasha como um braço de Stark a controla-lo, o que o incomoda. Ela logo desfaz a idéia, afirmando com sinceridade que sua presença é apenas um auxílio, informando, inclusive, que não há mais sequer registros na SHIELD sobre a existência do rapaz, que não pode ao menos ser visto em público com seu diretor.

Novo Capitão América

Mesmo sendo agente da SHIELD e vingadora, não seria a primeira vez que a Viúva Negra se envolveria com algo misterioso e controverso, fazendo dela a companhia perfeita. Questionado por ela sobre o novo uniforme, Bucky afirma que nunca poderia usar o mesmo traje e fingir que é Steve, já que atendendo a seus últimos pedidos estaria honrando sua memória, mas não tomando seu lugar.

Enquanto vemos a nova figura do Capitão América tomar forma, ele continua, dizendo que de fato nunca deixaria outro assumir o pesado fardo que aceitou. A Viúva não pode deixar de se espantar com uma pistola que Bucky carrega, mas ele afirma que seu braço biônico o faz capaz de manipular o escudo com alguma habilidade, mesmo que não desista de usar armas de fogo, como sempre fez.

Eles passam por um dos vários focos de tumulto surgidos com a crise econômica que se agrava, mas seu alvo é outro. A IMA e a IRDA se aproveitam da distração para atacar as reservas de ouro do coração financeiro de Nova York, demonstrando que o ataque do Caveira Vermelha à economia é multilateral. Colocando sua máscara, Bucky parte para a ação.

Novo Capitão América

E a lenda renasce, bem diante de nossos olhos, cerca de um ano depois de parecer que tudo que Steve Rogers representava ia por água abaixo. Diante de criminosos que seu antecessor tanto combateu, o novo Capitão América, em um uniforme muito mais moderno, faz sua entrada triunfante, utilizando o lendário escudo listrado.

Novo Capitão América

Atordoados pela visão, os terroristas levam os primeiros golpes sem ao menos perceber de onde vinham. Mas logo a inexperiência no posto que agora ocupa faz do novo Capitão um alvo relativamente fácil, e ele logo precisa recuar. A capacidade física e psíquica que o soro do supersoldado dava a Steve precisa ser compensada por Bucky, e sem a mesma experiência o trabalho é ainda muito árduo.

Ainda assim, sua experiência, fazendo até coisas condenáveis, não é desprezível, ainda que case mais com ações cheias de subterfúgios e feitas nas sombras. O que o novo Capitão América faz é unir a abordagem direta que fez o nome do manto ao que ele, como indivíduo, sabe fazer melhor, e novamente parece ter a vantagem. Principalmente quando percebe que, além de ser usado tanto na defesa quanto no ataque, o que o escudo que agora carrega simboliza pode e deve ser usado em batalha, ainda que não saibam exatamente quem é esse homem com ele nas mãos.

Novo Capitão América

No aeroporta-aviões da SHIELD, Stark tenta desesperadamente convencer o secretário de segurança dos EUA de que Aleksander Lukin não morreu, e que toda crise financeira é fruto das maquinações do Caveira Vermelha, verdadeiro homem à frente da Kronas – bem que os americanos gostariam que houvesse de fato um supervilão a quem culpar pela atual crise.

Novo Capitão América

Em um lugar indeterminado, o Caveira/Lukin conversa com o bizarro Arnim Zola, um de seus homens de confiança. Demonstrando ser alguém capaz de confrontar o Caveira em algum nível, Zola ainda não tem informações sobre o roubo do ouro, logo da aparição do novo Capitão, pois parece ter uma tarefa mais importante naquele momento. E tal ocupação parece atender à necessidades mais urgentes dentro do grande plano do Caveiro, o qual ainda não nos é totalmente revelado. O caos financeiro parece ser apenas uma distração. E o próximo passo é de responsabilidade do Doutor Faustus.

Novo Capitão América

De volta ao confronto entre Bucky e os agentes do Caveira, o rapaz luta e pensa sobre como é estranho estar nessa posição. De lutar por uma causa que por muito tempo deixou de ser sua, lembrando dos tempos de guerra na sua adolescência, e de como parece que Steve está ali ao seu lado, ajudando-o na ação. Ainda assim, ele tem consciência de que não é Steve. De que ninguém pode tomar seu lugar, mas apenas honrar sua vida de luta.

Nisso, o que parece um erro de cálculo no uso do escudo, o que acaba animando os adversários, mostra-se o toque pessoal que Bucky dá ao uso do objeto. Enquanto eles se distraem, colocando em dúvida se aquele é o Capitão América, ele atira em suas pernas, os derruba. Assim como o último a cair é derrubado pelo movimento calculado do escudo, em uma cena digna do Capitão América, que ficaria orgulhoso.

Novo Capitão América

Terminada a missão, a Viúva diz que o caos ainda se espalha por outras cidades importantes, indicando a necessidade deles estarem a postos para ir onde quer que sejam necessários. O que irrita Bucky, pois ele não queria apenas reagir ao que o Caveira decide fazer.

No aeroporta-aviões, o secretário parece não querer acreditar nas afirmações de Stark, mas ele demonstra como o caos se instalou em locais-chave da economia do país, inclusive na capital Washington, para onde destacou agentes da SHIELD para conter o protesto no lado de fora da Casa Branca. A relutância do político faz com que o diretor da SHIELD duvide de sua integridade, ao questionar o quanto ele tem o rabo preso com a Kronas, demonstrando que entende bem da relação entre política e empresas multibilionárias.

De repente, uma notícia que acaba piorando muito. Os agentes desaparecidos, pacientes do médico substituído pelo dr. Faustus, são localizados. Eles estão em Washington. Stark tenta desesperadamente tira-los de ação, mas é tarde. Com uma ordem subliminar de Faustus, os agentes, totalmente controlados por sua lavagem cerebral. Diante das câmeras, em frente à sede do governo dos EUA, os agentes abrem fogo em direção da multidão, executando impiedosamente dezenas de pessoas em questão de segundos.

Novo Capitão América

Com o avanço brusco dos planos do Caveira, e aparentemente o sucesso em sua realização, os EUA precisam mais do que nunca do novo Capitão América. Que surge em meio as ações do maior inimigo que seu sucessor já enfrentou, e que foi o responsável por sua morte. Honrando o uniforme que agora veste, será Bucky Barnes capaz de impedir o Caveira Vermelha e vingar o assassinato de Steve Rogers?



João

comments powered by Disqus