quinta-feira, 26 de março de 2009

Exilados: Lar, Doce Lar...

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker

Exilados

No último episódio de Exilados que pode ser lido também em Marvel Apresenta 40, os herois voltavam de mais uma missão (não muito bem sucedida, é verdade) em outra Terra alternativa. Mas bem quando preparavam seu teleporte de volta para o Palácio de Cristal, a Terra em que estavam deixou de existir. Agora Blink, Dentes-de-Sabre, Morfo, Longshot e Homem-Aranha 2099 encontram-se perdidos no Omniverso, para desespero de seus colegas Pássaro Trovejante, Cat e Psylocke (que já está com seu uniforme, apesar da história supostamente começar poucos segundos após o fim da parte anterior...).


Exilados

Victor Creed, o Dentes-de-Sabre, acorda próximo a um cemitério, sem saber onde está e sem poder contatar seus amigos. No cemitério, ele vê um homem deixando flores para sua esposa Irene Adler, e sua filha, Anna Raven. Sem que o cavalheiro saiba, soldados se preparam para matá-lo. Mas Creed não gosta de desigualdade em combate (ou de gente atacando os outros em momento de luto) e entra na briga para ajudar o desconhecido... embora as habilidades de luta e tiro do homem mostrem que a ajuda talvez não fosse necessária. Mesmo assim, o cavalheiro agradece a ajuda e se apresenta como Raphael-Raven Darkhölme, que na história seguinte assume o codinome Mystiq.

Exilados

No Palácio de Cristal, os Exilados que não se perderam trabalham em um equipamento que pode ajudá-los a localizar seus colegas perdidos, enquanto Cat divaga em memórias escuras e misteriosas. Em outro mundo, o Aranha-2099 é encontrado inconsciente numa praia, ainda se culpando pela morte de Gwen Stacy (não a da Terra-616, mas vocês já devem saber disso). Ele acorda numa casa de praia onde é recepcionado por sua salvadora. O nome dela não é dito, mas desconfio que há boas chances de ser Mary-Jane...

Exilados

E o salvamento da ruiva não se limita ao plano físico, pois quando Miguel recomeça a dizer que preferia ter morrido com Gwen, ela o lembra que Gwen fez uma escolha ao salvar a vida dele. Foi um gesto de amor, que só tem valor enquanto ele viver. “Se desistir... ela não é nada.”

Outra Terra, cidade de Nova Tóquio (Nova York e Tóquio? Isso que é megalópole...). A aparentemente criminosa Anna Raven, vulgo Vampira, é encontrada pelos Vingadores, e apesar de se mostrar um alvo difícil, acaba ficando em desvantagem. Pra sorte da moça, eis que Morfo aparece pra salvá-la e os dois fogem para um local mais seguro. A jovem parece interessada em conhecer seu novo amigo.

Exilados

Blink foi quem deu azar: caiu no meio de uma nevasca, tendo que se refugiar numa casa deserta. Lá, ela encontra fotos suas com... seus filhos? Nesse instante, ela conhece a “deusa” que Psylocke conheceu anteriormente, e ela diz que o tempo onde elas estão não é exatamente o futuro, mas uma possibilidade. Ou esperança.

Exilados

A mulher leva Blink de volta ao palácio, onde ela e seu marido novamente explicam o caos no Omniverso e a necessidade de uma nova geração que proteja as realidades. Juntos, o casal misterioso e as heroínas passam de dimensão em dimensão resgatando seus colegas perdidos – levando Mystiq e Vampira junto. Mas na Terra-6375, os Exilados percebem que o Homem-Aranha 2099 está finalmente feliz, em paz consigo mesmo e com sua nova namorada. Os Exilados partem. Miguel fica.

Exilados

E assim termina o resgate. Ah, o Longshot? Ele simplesmente deu sorte de ter sido teleportado pra outra área do Palácio de Cristal, onde passou a história toda dormindo...

Exilados

Depois de tantas aventuras, os Exilados decidem curtir um dia de folga na praia do palácio, onde Blink reflete sobre como tudo começou, as várias mudanças de membros na equipe... quando tudo termina?

Enquanto isso, Trovejante e Nocturna praticam luta, mas a perna direita da moça azul ainda não se recuperou totalmente dos efeitos do seu aneurisma. Mas o Trovejante não deixa ela desistir, incentivando que ela continue treinando. No mar, o treino é de surfe, e Dentes-de-Sabre acaba perdendo o equilíbrio e caindo de sua prancha – que de quebra, voa contra a prancha da Psylocke, derrubando ela também. Habitualmente sérios, os dois não seguram as risadas desta vez.

Exilados

Clarice começa a pensar no seu antigo namorado, o Mímico, morto por Proteus. Mas sem muito tempo pra isso, porque logo o próprio (que ocupa o corpo do Morfo e pensa que é ele, lembram?) vem chamar todo mundo pro almoço, feito pelo Mystiq. Depois, hora de olhar pro horizonte e refletir.

Exilados

Dentro do palácio, as coisas não são tão calmas. Cat decide brincar de bungee-jump, mas a experiência não é das melhores; felizmente, chega Vampira para o resgate. Em outra parte, Sábia alucina com a sobrecarga de memórias recebidas de Roma (não entendeu? Não se preocupe, isso ainda vai ser mostrado em X-Men Extra...). Ela esmurra Jaspers e Merlin, sem saber que na verdade está batendo no Morfo; depois, vê Trovejante e Nocturna como demônios e os ataca, até Blink chegar e botar ordem na casa.

Exilados

Com Sábia e Cat na enfermaria, TJ e John procuram Clarice e confessam que pretendem deixar os Exilados para decidir seu futuro e cuidar da situação da Nocturna. Blink dá todo o apoio. E pra surpresa da equipe, ela anuncia que vai partir com eles, pra descobrir o que ela quer na vida. Os três decidem partir para a dimensão de Heather, onde vão ajudá-la a cuidar do bebê. Antes de partir, ela pede que Creed e Morfo fiquem um de olho no outro – o fato do Morfo na verdade não ser o Morfo pode ter a ver com isso...

Exilados

E com isso, uma nova formação de Exilados se estabelece: Dentes-de-Sabre, Morfo/Proteus, Psylocke, Cat, Vampira, Sábia e Mystiq. As aventuras desse grupo serão mostradas em Novos Exilados, título já anunciado por Rogério Saladino para o Brasil. Ficam a dúvida de qual revista trará essas histórias e a torcida pra que o Claremont se recupere da fase ruim e volte a escrever histórias decentes.

Fernando Saker

comments powered by Disqus