quinta-feira, 19 de março de 2009

Demolidor: Uma Segunda Chance

SegundaChance01

Todo mundo tem direito a uma segunda chance. Esse lance de “segunda chance” é um tema bem manjado, tendo destaque em filmes, livros e todas as mídias possíveis e imagináveis. Agora, será que todo mundo realmente merece uma chance de redenção? Bom, Matt Murdock está prestes a testar essa teoria.

Mas antes de começarmos a discutir o tema em questão, vamos ver como o Demolidor foi parar nesse lance de redenção. Nossa história, publicada em Daredevil Annual 1, começa com nosso destemido herói dando uma surra na Yakuza, que tenta dominar a Cozinha do Inferno mais uma vez. Matt está lá para impedir isso e nem mesmo uma violenta gripe vai detê-lo. Ou talvez não.

Graças a essa gripe, o radar do Demolidor ficou “cego”. Matt não consegue encaixar os golpes, tendo dificuldades com os membros da máfia japonesa. E claro, eles aproveitam as brechas do Demolidor, quase matando nosso diabo da guarda. E com isso, eles conseguem escapar.

SegundaChance02

Matt diz que vai encontrá-los outro dia. O importante, no momento, é encontrar um lugar para desabar. E ele resolve fazer isso numa igreja. Mais especificamente, no confessionário. Antes de desabar, Matt ouve a confissão de uma pessoa: Um assassino de uma mulher. O assassino diz que cortou os pulsos da pobre coitada. Matt tenta pegar o meliante, mas é tarde demais.

Mas o que isso tem haver com redenção? Bom, nada. Agora que a parte da redenção começa. A cena é cortada para mostrar um velho inimigo do Aranha e do Demolidor. Carlos LaMuerto acaba de ganhar sua condicional. Não se lembra desse nome? Talvez se lembre de seu antigo apelido, o Tarântula Negra, vilão que quase matou nosso (não tão) querido Peter.

Bom, antes de começar sua nova vida, LaMuerto tem sua primeira sessão com nosso amigo da condicional. Resumindo toda a história, basta nosso regenerado ex-vilão pagar a propina mensal e que tudo fica bem. Assim, LaMuerto precisa de um trabalho. Com esse intuito, resolve procurar o Demolidor para ver se consegue um emprego. E não é que ele consegue? Apesar dos protestos de Foggy, Matt aceita o Tarântula na equipe.

SegundaChance03

Após conseguir o emprego, Carlos vai para sua casa, que está localizada na antiga vizinhança que ele controlava. Enquanto passa pelas decadentes ruas, o Tarântula Negra relembra seus dias como chefão daquela área. Tanto o bairro, como ele, já tiveram dias melhores.

Enquanto come um churros e relembra das velhas regras do mundo, Carlos é abordado por uma gangue. Um deles o chama de “papi” e pergunta se ainda lembra-se dele. LaMuerto diz que lembra e sua mente começa viajar para o passado. Tempos em que ele corrompia jovens. E uma de suas crias está na frente dele, cujo nome é Loquito. Carlos fala para ele sumir, mas acaba de perceber que não manda mais no bairro.

SegundaChance04

E no escritório de Matt Murdock, Dakota anda um pouco revoltada pelo fato de ganhar um parceiro com uma grande ficha corrida. Enquanto recita todos os crimes de seu parceiro, Carlos chega e acaba ouvindo o que sua nova parceira acha dele.

Matt pede a Carlos que investigue as mortes que ocorreram na Cozinha do Inferno nas últimas duas semanas. Dakota fica encarregada de ensinar nosso ex-vilão a mexer no computador, mas Carlos não se entende nem com Dakota, nem com o computador. Dakota diz para ele esperar, enquanto arruma o computador. Matt entra na sala e questiona o paradeiro de Carlos. Dakota aponta a direção em que ele deveria estar. Deveria, já que não está. Matt então fica preocupado se ele não se meteu em encrenca.

Carlos resolve obter as informações do jeito que ele melhor sabe, ou seja, na porrada. Matt chega a tempo de evitar um espancamento, dizendo que não é o método de trabalho esperado. Carlos rebate dizendo que ele faz a mesma coisa quando precisa de informações. Mas para LaMuerto trabalhar com Matt, tem que seguir as regras do Demolidor.

SegundaChance05

Ao se afastar de Carlos, Matt é abordado por um grupo de marginais que querem assaltá-lo. Num dia comum, isso seria moleza, mas como Matt anda meio gripado, isso pode se tornar um problema. Mas com a ajuda do Tarântula Negra, isso deixa de ser um. Então, nesse momento, Matt descobre algo que LaMuerto pode fazer.

Com ajuda do Tarântula Negra, o Demolidor encontra a Yakuza e começa a descer a porrada nos mafiosos. Mas mesmo com a ajuda de Carlos, alguns conseguem escapar, principalmente porque Murdock ainda não está 100%. Carlos percebe que há uma grande quantia em dinheiro deixada pela Yakuza. Murdock prefere entregar para os policiais, enquanto Carlos acha que aquele dinheiro seria melhor utilizado se ficassem com ele. No final, prevalece o ponto de vista de Murdock, mas Carlos pergunta o porquê deles estarem aqui. E questiona todas as opções que tem nesse mundo. E resolve se rebelar, parando de tomar o remédio que suprimia seus poderes.

Murdock obtém uma luz sobre o homicídio que ouviu quando ele estava quase desmaiando no confessionário. Pegando uma pista de um suposto suicídio, Matt vai investigar o apartamento, que está sendo reformado. A partir de seus sentidos aguçados, Matt descobre que o seu assassino esteve ali rezando pela alma que ele ceifou. E o Demolidor consegue agarrá-lo, na hora de sua missa particular. Mas ele foi apenas o mandante. O executor atende pelo nome de Loquito. Matt tem o descuido de perguntar para LaMuerto se ele conhece esse nome.

Saindo em disparada de seu apartamento, o Tarântula Negra vai até a festa particular de Loquito e pede explicações para ele. Ao final delas, Carlos é alvejado por todo tipo de balas. Porém, Loquito e sua turma não contavam com o fato de que Carlos parou de tomar os remédios supressores de seus poderes. O Tarântula Negra está volta. E o resultado é praticamente uma gangue a menos no mundo.

SegundaChance06

Murdock chega tarde ao esconderijo de Loquito e encontra uma pilha de corpos. Matt pergunta a Carlos o que ele fez e este responde que fez aquilo que o Demolidor não faria. Carlos resolve pegar toda a grana possível, enquanto o Demolidor tenta detê-lo. Porém, o Tarântula Negra derruba o nosso diabo da guarda, desejando melhoras para ele.

Ao final, Matt recebe uma carta com as explicações de LaMuerto, que explica a origem de Loquito, bem como o que ele vai fazer daqui por diante. E aproveita para entregar seu oficial da condicional. Matt pede para chamar Dakota e fala para Foggy cobrir sua ausência, já que ele tem contas a acertar com a Yakuza.

No final, LaMuerto entrega o dinheiro para a caridade, a fim de que seja usado para ajudar as pessoas. Carlos resolve fazer a diferença, fazer aquilo que o Matt não pode fazer pelo povo. E dessa vez, ele vai se tornar um fugitivo pelos motivos certos.

SegundaChance07

Bom, mais uma história bem escrita por nosso amigo Ed Brubaker. É um pouco inferior, se comparada ao que foi escrito no arco anterior, mas é uma boa história de redenção. Para completar, a Panini resolveu publicar os extras de Daredevil 100, com direito a capas, roteiros e esboços. Por hoje é só pessoal.

Rafael Felga

comments powered by Disqus