quarta-feira, 25 de março de 2009

Velho lar, novos (e velhos) amigos

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker


Exilados

Na última missão dos Exilados, uma versão alternativa da H.I.D.R.A. formada por Sue Storm (agora Madame Hidra), Wolverine e Mestre Assassino descobriu a existência de milhões (ou bilhões?) de realidades alternativas no Omniverso e fugiu de sua dimensão condenada em busca de novas conquistas. Por onde eles andam? O que estão fazendo? Bom, a resposta não virá neste arco, que dá prosseguimento às aventuras dos heróis de múltiplas realidades, em Marvel Apresenta 40.


Depois de quase morrerem na dimensão 1720, Blink, Dentes-de-Sabre, Morfo/Proteus, Homem-Aranha 2099, Longshot e Psylocke voltam ao Palácio de Cristal... apenas para encontrar tudo abandonado, deserto e inoperante. Depois de alguns momentos individuais e uma refeição coletiva, os Exilados encontram uma representação virtual de Heather Hudson, que conta que eles ficaram sumidos por cerca de seis meses!


Exilados

Nesse tempo, Heather detonou os equipamentos num acesso de fúria e começou a beber descontroladamente. Os insetos controladores do tempo, então, decidiram ir embora do palácio, pra nunca voltar. Depois de ficar sóbria, Heather se arrependeu do que fez, consertou os equipamentos, mas decidiu voltar para sua dimensão natal.


Exilados

Blink e Morfo decidem visitar Heather para contar a surpresa de estarem vivos, mas são eles que se surpreendem ao descobrirem que ela está grávida, feliz e disposta a ficar em sua dimensão, apesar de desejar boa sorte aos amigos. Enquanto isso, Creed decide treinar Psylocke para que ela supere o medo do Mestre Assassino – mas não consegue resultados. Por sua vez, o Aranha consegue reativar os sistemas do palácio, apenas para descobrir que há outra missão para a equipe.


Exilados

Enquanto Betsy fica no palácio monitorando seus novos amigos, os Exilados chegam à dimensão ameaçada, e logo conhecem os maiores heróis nela – o Quarteto Fantástico: Victor von Doom, Mulher Invisível, Tocha Humana e o Hulk. Logo uma aliança é formada para deter a dupla perturbando a ordem em Nova York: Mulher-Hulk e o Toupeira.

Exilados

No Palácio de Cristal, Psylocke dorme na frente dos monitores (tsc, dormindo em serviço... dá pra não amar ela?!), e logo se encontra em um caos cósmico onde é recebida por um casal de “deuses” (uma bem sacada homenagem do Claremont ao falecido roteirista Dave Cockrum e sua esposa Paty), que avisam que a criação avança rapidamente para seu fim.

Exilados

Voltando à Nova York alternativa, a luta termina empatada: o Toupeira nocauteia Blink e foge com ela, enquanto Dentes-de-Sabre captura a Mulher-Hulk. Von Doom agradece pela ajuda e convida os Exilados para seu lar; a população o aplaude, mas fica surpreendentemente apática depois.

Exilados

Presa, Blink descobre que o Toupeira é o Reed Richards dessa dimensão. E que ele é um tanto baixinho. E que ele tem um exército de mini-clones do Ben Grimm. E que Victor von Doom apagou o humor do genoma da população mundial. Talvez o salvador desse mundo não seja tão bom quanto parece... Enquanto isso, os Exilados masculinos participam de uma festa em sua homenagem. Creed flerta perigosamente com Sue Storm, o Aranha-2099 (que não é Peter Parker, mas enfim...) se encanta com Gwen Stacy, e Longshot foge, revelando com horror ao Morfo que as pessoas nessa dimensão não sentem, não têm paixão. Após um debate ideológico sobre se isso vale a pena em troca de segurança e paz ou não, Blink recruta os dois colegas.

No Palácio, Betsy acorda. E eis que aparece... Kitty Pryde! Mas como a x-woman escapou da bala gigantesca que vaga pelo espaço e foi parar lá?

Exilados

Sim, a resposta é óbvia: essa não é a Kitty que conhecemos, e sim uma versão alternativa, que se denomina Cat. A jovem assustada tenta fugir de Psylocke mas descobre que seus poderes não funcionam muito bem no palácio e bate a cara numa parede; assustada, revela que a contraparte de Betsy em sua dimensão era a Capitã Britânia, mas foi assassinada. Enquanto Psylocke cuida da menina, os “deuses” discutem seus planos...

De volta à Terra alternativa, vemos Creed sendo seduzido e levado pra cama por Sue Storm... apenas pra que, durante o sono dele, von Doom roubasse seu Tallus para pesquisas. Enquanto isso, Reed explica como, na iminência de uma Terceira Guerra Mundial, Victor trouxe a paz ao mundo, além do fim da fome e das doenças, e foi recebido como um herói. Seus contestadores desapareceram, ou foram assassinados, ou misteriosamente passaram para o lado dele e dos Quatro Fantásticos.

Exilados

Como a Mulher-Hulk, que chega detonando tudo. Mas apesar dos reforços do seu primo Hulk e do Tocha Humana, e de matarem todos os mini-Bens, os três são derrotados por metade dos Exilados, que fogem com Reed.

Victor não se abala; ele acabou de desenvolver novos Tallus, que passa para seus soldados (pois ele não tem coragem de testar o dispositivo em si mesmo, coisa que inveja em seu ex-amigo), que vão parar no Palácio de Cristal. Psylocke luta o quanto pode, mas ela e Cat são logo colocadas fora de combate. A esperança surge na forma de um velho conhecido que sai do coma... Pássaro Trovejante! (Sim, agora vocês sabem por que ele aparece com a Psylocke na mini-série Morrer Pela Espada, publicada em X-Men Extra...)

Os Quatro Fantásticos partem em missão contra Reed e metade dos Exilados, contando com o apoio da Mulher-Hulk, de Gwen Stacy (...que raios ela pode fazer, afinal?)... e da outra metade dos Exilados. Apesar do Dentes-de-Sabre e do Aranha-2099 estarem claramente incomodados com isso, mas Miguel (que pra quem não lembra, é o nome do Aranha-2099), completamente apaixonado, não tem como resistir aos pedidos de sua amada Gwen. E Reed prepara-se e pede perdão a Deus pelos seus planos...

Exilados

No palácio, Cat e Psylocke são torturadas pelo exército de von Doom, até que o Pássaro Trovejante aparece e as salva. Prestes a tomar um tiro de laser, ele é salvo pelos poderes da Betsy, e os três, trabalhando juntos, facilmente derrotam o exército.

Exilados

Victor vê a derrota de seus homens, a resistência dos Exilados em “sua” Terra, e logo encontra seu ex-amigo, o tampinha Reed. O que se segue é uma luta tanto física quanto ideológica, Exilados versus Quatro Fantásticos e Reed Richards versus Victor von Doom.

Exilados

Von Doom não entende Reed, dizendo que trouxe paz e prosperidade ao mundo. Reed critica o modo como isso foi feito, tirando a vontade própria e a paixão de todas as pessoas, como se fossem conchas vazias, fazendo com que elas amem unicamente a ele. “E o mais trágico de tudo é que você nem percebe o que fez de errado... ou mesmo que errou.”

Todas as pessoas na Terra começam a morrer. O Aranha-2099 implora pra que Gwen parta com ele, mas ela prefere morrer com seus amigos... antes de morrer, ela dispara um laser no seu amado (ah, então é isso que essa Gwen faz...), jogando-o perto do portal do Tallus.

Exilados

Mas antes que o teleporte dos Exilados seja concluido, Reed explode sua Terra. Psylocke, Trovejante e Cat percebem, com horror, que isso fez com que seus colegas fossem espalhados pelas dimensões. Onde cada um foi parar e como fazer para resgatá-los? Isso é assunto pro próximo artigo...

Fernando Saker

comments powered by Disqus