quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quarteto Fantástico Millennium: A Saga de Thanos


ultimate_ff_01

O Universo Marvel Millennium está passando por grandes modificações. O Homem-Aranha enfrenta inimigos cada vez mais poderosos, os X-Men combateram no meio de Nova Iorque o vilão Apocalipse (embora só os mutantes se lembrem disso) e os Supremos agora estão à volta com ataques misteriosos que podem destruir a equipe, agora independente do governo. Com o Quarteto Fantástico não é diferente. Depois de terem enfrentado Thanos no planeta dele, o poderoso ser traz a guerra à Terra para recuperar o Cubo Cósmico que Reed Richards desenvolveu.


Reed, Susan, Ben e Johnny voltavam de uma missão na gélida e desolada Sibéria, quando encontram boa parte de Nova Iorque isolada por uma impenetrável barreira energética de forma cúbica. Do lado de dentro, vê-se as pessoas paralisadas do mesmo modo em que estavam quando o Cubo apareceu. Ben e Johnny tentam usar seus poderes para tentar atravessá-lo, mas nada conseguem.

ultimate_ff_02

Reed logo reconhece que aquele Cubo gigantesco nada mais é que uma forma de defesa do Cubo Cósmico que ele criou – influenciado secretamente no projeto pelo déspota intergaláctico Thanos – e que ganhou poder ilimitado. Ordenando ao Cubo que lhe dê passagem e ao outros membros do Quarteto, eles atravessam a paralisada Nova Iorque e chegam ao Edifício Baxter.

Lá eles encontram o motivo do Cubo se defender: os soldados da Semente Dezenove de Halcyon junto com a única ainda ativa, a Apanhadora de Sonhos. Ela explica como o Cubo Cósmico é uma réplica da arma que Thanos usou para destruir os inimigos há trinta mil anos. Reed não se desfaz do Cubo e diz que vai usá-lo para se defender quando Thanos vier finalmente buscá-lo.

Neste momento, uma frota de naves de Halcyon chega à órbita da Terra, e uma equipe de combate é enviada ao Edifício Baxter para pegar o Cubo à força. Eles derrotam o Quarteto usando o elemento surpresa, mas Reed havia programado o Cubo para responder não apenas ao seu toque, mas também aos seus pensamentos. Ele teleporta a equipe de Hipercubo de volta à nave de onde vieram, mas os alienígenas não desistem.

ultimate_ff_03

Enviando duas enormes naves coletoras, as naves-pinça Téfis e Asa, os aliens removem todo o Cubo em volta de Nova Iorque, deixando apenas um buraco no lugar, levando para o espaço tudo o que há dentro dele: a baixa Manhattan, o edifício Baxter, e o Quarteto!

A idéia é bombardear o Cubo gigantesco com a frota que está aguardando no espaço, até a mente de Reed Richards ceder à pressão de manter a integridade do escudo. Mas, do Sol, emergem duas baleias celestiais aquerontes enviadas por Thanos para capturar o Cubo. Mesmo sofrendo ataque da frota Halcyônica, elas conseguem teleportar o Cubo com Nova Iorque dentro.

ultimate_ff_04

O Cubo é deslocado para o planeta Aqueronte. O Tocha Humana é enviado para fazer reconhecimento do estranho mundo e encontra um gigantesco exército posicionado à espera ao redor do Cubo. Ele reconhece que é o mesmo exército que eles enfrentaram meses antes no planeta Pyx, quando encontraram Thanos pela primeira vez.

ultimate_ff_05

Reed avalia que poderia remover um inibidor que havia instalado no Cubo para deixá-lo mais poderoso e acabar com tudo, mas isso poderia custar mais do que ele pode prever. Eles decidem confrontar Thanos do lado de fora da barreira, mesmo inferiorizados numericamente, contando com o poder do Cubo Cósmico como ofensiva.

Thanos não se surpreende em nenhum momento, e quer usar o confronto para ver do que Reed é capaz com todo o poder que o Cubo Cósmico pode lhe proporcionar. Mas em meio ao avanço do Quarteto, o Coisa é atingido por um raio energético que o teleporta pra um lugar ignorado. Achando que o amigo foi desintegrado Reed escorraça o exército em sua volta.

ultimate_ff_06

Thanos parte para desafiá-lo pessoalmente e diz a Reed que a batalha não será com exércitos e armas, mas sim pela força de vontade, já que ele influenciou a mente de Reed quando este estava construindo o Cubo. O confronto psíquico entre os dois é traumático para o Sr. Fantástico, que o leva a confrontar um dos seus maiores medos que é o de agradar ao seu pai que pouco valorizava o seu maior dom: a sua inteligência. Fazendo Reed falhar em enfrentar o seu trauma, Thanos toma posse do Cubo Cósmico, transformando o líder do Quarteto Fantástico em uma estátua de pedra e prometendo refazer todos os mundos à sua imagem.

ultimate_ff_07

Na Terra, os Supremos ficam estupefatos com a imagem do pedaço de Manhattan faltando. O Homem de Ferro havia mandado sua armadura colossal – vista pela última vez no final do segundo volume dos Supremos – atrás das naves que haviam roubado a baixa Manhattan mas ela não durou muito tempo contra a frota de Halcyon. Ainda pensando no que fazer, eles são surpreendentemente atacados por Thanos em posse do Cubo Cósmico e ao lado dos irmãos Storm modificados pelo poder da arma.

Num mundo ignorado, Ben Grimm é interpelado por Atrea, uma moça de cabelos verdes e com feições pacíficas, porém, com o braço esquerdo formado apenas por ossos. Ela diz que é uma dos filhos de Thanos, assim como o Acusador Ronan e o guerreiro Cão de Guerra e quer mostrar para o Coisa do que o pai dela é capaz.

Enquanto isso na Terra, os irmãos Storm enfrentam os Supremos, e Thanos combate Thor. O poderoso ser caçoa do Deus do Trovão dizendo que ele seria um desafio se o panteão de Asgard ainda fosse digno de crença, e o derruba, transformando Thor numa árvore.

ultimate_ff_08

Atrea leva Ben ao planeta Sidris, um mundo que desafiou Thanos e teve sua atmosfera congelada completamente em castigo a afronta. Esse exemplo que ela mostra é prova do que Thanos quer: fazer a vida mais parecida com a morte porque ele já reencarnou mil vezes, coisa que em Acheron é comum. A morte para ele é ordenada, perfeita e previsível e por isso quer realizar seu sonho em posse novamente do Cubo.

Thanos transforma a Terra a seu bel-prazer. Constrói uma torre-trono no meio de Nova Iorque, e usando o poder ilimitado do Cubo, remodela os continentes do planeta para que tenham a forma do seu brasão. Por último, petrifica os oceanos.

Atrea tenta forçar Ben a amá-la já que ela se diz dona da vida dele, por tê-lo tirado do campo de batalha. Mas com a recusa de Ben, ela prefere destruí-lo. Fazendo-a ver que esse temperamento fazendo dela mais parecida com o pai que odeia, Atrea o solta e oferece-se para levar o gigante de pedras laranja de volta à Terra.

ultimate_ff_09

Transformando os heróis da Terra em seus lacaios controlados, Thanos os ordena a pregar subserviência e ordem pelo resto do planeta e além dele, enquanto que em Aqueronte, Atrea e Coisa voltam ao lugar de onde ela o abduziu, e encontram a estátua de Reed Richards jazendo no chão. Ben pede a ela para dizer se ele morreu mesmo e Atrea confirma que aqueles resíduos, que são mais cinzas do que rochas, não eram Reed!

Thanos envia os heróis terráqueos ao Planeta Halcyon deflagrando a guerra que eles tanto temiam. Os Halciônicos tentam proteger a sua totêmica Árvore Global, mas não são páreo para os Supremos.

Ao mesmo tempo, Atrea descobre que há algo vivo na carapaça externa da estátua de Reed e o extrai de lá como uma criatura de luz que ele gerou para poder escapar com vida da batalha contra Thanos. Ele explica que tentou convencer Thanos de que morreu, mas pra criar o corpo falso, gastou muito da energia que roubou do Cubo e ficou exaurido para escapar. Mesmo nesse estado, Reed pede para Atrea usar seu veículo para transportá-los urgentemente para a Terra.

ultimate_ff_10

Reed bola um plano e pede para Ben distrair Thanos, enquanto ele age. No entanto, é Atrea que chega primeiro ao trono do pai, a ponto de ver a reverência do seu irmão Ronan de fronte à Thanos. Ela o ataca com o seu veículo, mas Thanos rechaça o ataque facilmente. É o suficiente para o Coisa pegá-lo de surpresa e atacar golpeando-o fortemente.

ultimate_ff_11

O combate os distrai tempo suficiente para Reed libertar Sue e Johnny com o resto do vínculo que lhe sobrou ao Cubo Cósmico. Thanos percebe e aprisiona Reed com um simples gesto. O poderoso ser quer se tornar um deus que confere a morte apenas a quem ele quiser, e declara a Reed que foi o jovem cientista que lhe conferiu poder para isso. Reed, desafiador, diz que isso só acontecerá se ele deixar. Furioso, Thanos percebe que algo no Cubo mudou repentinamente, e sentindo que o poder dele agora é pleno, faz o seu maior desejo: morte!

ultimate_ff_12

Em seguida, o Cubo Cósmico realiza o desejo de Thanos. Ele morre ali mesmo, ficando apenas a armadura e os seus ossos. Reed apanha o Cubo e volta ao normal. Ele explica a Ben que construiu o Cubo de modo que respondesse apenas a pensamentos conscientes e não às vontades e fantasias aleatórias que rondam as nossas cabeças. Ao remover essa trava, o desejo de morte de Thanos fez o resto.

ultimate_ff_13

As últimas ações de Reed com o Cubo Cósmico foram devolver o mundo ao normal, libertar o controle mental dos Supremos e reparar onde pudesse os estragos feitos. Por último, ele cria uma fenda no espaço-tempo e arremessa o Cubo para trinta mil anos atrás, onde Thanos o encontrou pela primeira vez no planeta Aqueronte, fechando assim o ciclo temporal.

ultimate_ff_14

O texto de Mike Carey fecha mais uma mudança de realidade praticamente simultânea no Universo Millennium. Se isso acarretará mudanças drásticas daqui para frente, só o futuro – e a Marvel – é que saberá. Este artigo compreende o arco publicado em Marvel Millennium: Homem-Aranha 86 a 89.


Jeferson

comments powered by Disqus