quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os Vingadores no Brasil - Um guia cronológico de publicações nacionais



Como todos bem sabem, esse mês de setembro está com comemoração dupla de aniversário. Se de um lado os X-Men estão de parabéns pelo seu meio centenário, os Vingadores recebem salvas por seus cinquenta anos de existência. Já falamos bastante da história do grupo aqui, em nosso Inominata616 especial. Mas uma coisa que ficou de fora da discussão e que não poderia faltar é uma viagem ao túnel do tempo e relembrar por quais revistas os Mais Poderosos Heróis da Terra já passaram no Brasil. Segue agora um guia prático e sucinto criado por nosso colaborador especializado no assunto, Marcos Dark, do blog Âmago:

- Os Vingadores (novembro de 1975 a agosto de 1976, pela Editora Bloch): Primeira revista brasileira mensal do supergrupo, que publicou basicamente os primórdios dos Vingadores. Destaques para as cores que, além de berrantes, tinham uma bizarra combinação em todos os personagens.


- Heróis da TV (Abril de 1982 a Setembro de 1988, pela Editora Abril): Apesar de algumas histórias dos Vingadores terem sido publicadas em diversas revistas da Editora Abril, a Heróis da TV era como se fosse a “casa oficial” dos personagens , onde foram publicadas mais histórias do grupo. Mesmo com algumas aparições anteriores, a edição de n° 34 marcou o início das aventuras no título de forma regular e mensal. Isso durou até a edição 111, penúltima antes do cancelamento da mesma.


- Capitão América (Dezembro de 1985 a Março de 1986 e Janeiro de 1989 a Dezembro de 1996, pela Editora Abril): A revista mensal do Capitão América, vez ou outra abrigava seus colegas de equipe. Mais notória dessas passagens foi a publicação da Saga da Coroa da Serpente. Na década de 90, esta foi a publicação oficial onde as aventuras do grupo eram publicadas, praticamente até o fim dessa revista mensal. Também apresentou as histórias dos Vingadores da Costa Oeste, a partir da ótima fase sob comando do desenhista John Byrne.


 - Grandes Heróis Marvel (Setembro de 1983, junho de 1985 , dezembro de 1992, pela Editora Abril): Revista trimestral da Editora Abril, onde eram publicadas histórias de destaque ou mesmo finalizações de sagas dos heróis Marvel. A publicação começou com a Saga de Thanos, onde o próprio logo utilizado dava idéia de que os principais personagens eram os Vingadores. Depois, tiveram dedicados a suas aventuras as edições 8 (Vingadores versus Defensores); 10 (O Casamento de Visão e Feiticeira Escarlate); 14 (com os Guardiões da Galáxia originais); 17 (A bizarra gravidez de Miss Marvel); 38 (com os Vingadores da Costa Oeste, por John Byrne).


-Incrível Hulk (Junho de 1989 a Agosto de 1996, pela Editora Abril): Para apresentar uma equipe de vingadores do outro lado do país... nada como levá-los para outra revista mensal. Na revista do Hulk foram publicadas as histórias dos Vingadores da Costa Oeste.




- Superalmanaque Marvel ( Julho de 1991, Agosto de 1992, Agosto de 1993 e Julho de 1994): Almanaque reunindo várias histórias especiais, com arcos fechados, ou mesmo sagas interligadas (geralmente relacionadas a mesma espécie de publicação das anuais americanas).  Uma das sagas anuais interligadas do almanaque foi O Fator Terminus e os Ataques Atlantes, com a participação dos Vingadores da Costa Oeste.


- Épicos Marvel (Novembro e Dezembro de 1991, pela Editora Abril): Série especial que “encadernava” minisséries com os heróis Marvel. Os Vingadores tiveram seu grande enfrentamento com os X-Men (muito antes do evento recente) em X-Men versus Vingadores. Note que os mutantes aparecem no título em primeiro lugar, uma vez que eram a grande franquia (de quadrinhos) da editora, na época.  No mês seguinte, os Vingadores tiveram sua vez contra o demônio-mor da Marvel em Mefisto versus Vingadores (até o Mefisto aparecia no título antes dos Vingadores, poxa...)


- Marvel Saga (Novembro de 1991, pela Editora Abril): Edições especiais com republicações de sagas importantes dos heróis Marvel. Iniciou com os Vingadores e a Saga da Coroa da Serpente.


- Graphic Marvel (Novembro de 1993, pela Editora Abril): Houve uma época em que Vingadores, apesar de ser um grupo cultuado, não era tão badalado quanto é hoje. Tanto é verdade que uma graphic novel (então uma publicação luxuosa para os padrões da época) com os Vingadores era algo incomum. A série Graphic Marvel (de graphic novels apenas do Universo Marvel) encerrou a coleção justamente com os Vingadores as voltas com uma rebelião na detenção de segurança máxima, conhecida como A Gruta.




- Marvel 97 e 98 (Junho de 1997 a Julho de 1998, pela Editora Abril): Após o cancelamento da revista mensal do Capitão América, esta foi a revista-mix para onde seguiram as histórias do grupo, mesmo que publicadas de forma irregular.


- Vingadores – Heróis Renascem (Dezembro de 1998 a Novembro de 1999, pela Editora Abril): Uma nova revista mensal para os Vingadores. Sim... e não. O projeto Heróis Renascem foi um evento onde vários heróis da Marvel se sacrificaram e foram parar em outro universo... com suas revistas sendo publicadas desde o n° 1, só que sem interagir com o Universo Marvel tradicional. Marcou época por trazer para a editora os principais artistas da editora Image (que, pasmem, catapultaram suas carreiras justamente na Marvel). Para os Vingadores foi designado o polêmico Rob Liefeld. O projeto, fadado ao fracasso, durou pouco e, no Brasil, durou 12 edições mensais.


- Grandes Heróis Marvel (2ª série) (Fevereiro e Junho de 2000, pela Editora Abril): A retomada da revista Grandes Heróis Marvel, que  publica histórias selecionadas da Marvel, só que agora é mensal. Essa nova encarnação teve vida curta, mas publicou dois momentos na história dos Vingadores. Já na primeira edição a reapresentação do grupo após o evento Heróis Renascem, iniciando o chamado terceiro volume da revista dos Vingadores. Já a sexta edição é focada no drama de Carol Danvers, a Miss Marvel.



-Grandes Heróis Marvel (3ª  série) (Agosto a Novembro de 2000, pela Editora Abril): Na chamada linha Premium de quadrinhos da Abril, o título Grandes Heróis Marvel foi padronizado para uma revista mix mensal normal, mas seguindo o formato americano, capa cartonada e mais páginas... por um preço proporcionalmente maior. Os Vingadores entraram nessa nova fase de publicação através desse título. Nela foi publicada a minissérie Vingadores Eternamente.


- Homem Aranha (Abril de 2001 a Dezembro de 2001, pela Editora Abril): Nas últimas histórias da Marvel publicadas pela Abril, os Vingadores passaram a ter suas histórias inseridas na revista, versão Premium, do Homem Aranha.

- Marvel 2002, 2003, 2004 (Janeiro de 2002 a Janeiro 2004, pela Editora Panini): Depois que a Abril encerrou suas publicações Marvel, os Vingadores encontraram nas revista Mix Marvel 2002 (e 2003... e 2004) um novo espaço para suas aventuras. A versão 2004, na verdade, só teve uma edição especial, encerrando o título, uma vez que a revista que a substituiria seria Poderosos Vingadores.


- Marvel Millenium: Homem-Aranha (Novembro de 2002 a Junho de 2009, pela Editora Panini): Versão modernizada dos Vingadores, que aqui se chamam Os Supremos, com uma abordagem mais adulta do grupo, por vezes (diversas vezes) mais violenta. Essa versão foi a que serviu de base para o filme dos Vingadores. Suas aventuras, na verdade, é dividida em diversas mini e maxisséries desse selo.


-LJA / Vingadores (Janeiro a Maio de 2004, pela Editora Panini): Ou também é chamada de Vingadores / LJA, em edições alternadas (o que é o pesadelo de qualquer catalogador de quadrinhos, enfim...), essa minissérie muito esperada (décadas de espera, na verdade) era a cereja do bolo do desenhista George Pérez, famoso por desenhar inúmeros personagens com um detalhismo fenomenal (reza a lenda que chegou a ter problemas em um de seus pulsos, ao desenhar uma das capas). O esperado encontro da Liga da Justiça (da editora DC) com os Vingadores (da Marvel) na verdade mostra muito mais que isso, colocando frente a frente personagens dos dois universos que não são exatamente de um dos grupos. Além da minissérie publicada número a número, teve também alguns encadernados com material extra e igualmente indispensável.


- Poderosos Vingadores (Fevereiro de 2004 até atualidade, pela Editora Panini): Os Vingadores passam a ter sua própria revista mensal que publica os últimos números da revista Avengers até a saga A Queda, que reformulou o grupo e o rebatizou com o nome de Novos Vingadores, que passaria a ser o nome dessa revista mensal por um tempo. O título Academia de Vingadores começou a ser publicado em suas páginas, passando posteriormente para a revista Avante, Vingadores. Também foi apresentado uma versão mais jovem dos heróis com os Jovens Vingadores (que não eram exatamente as aventuras dos heróis quando ainda eram meninos/meninas).


- Wizard Brasil (Janeiro,  Fevereiro e Março de 2005): Quando a Abril começou a publicar as histórias do terceiro volume da revista dos Vingadores, ignorou duas edições onde o grupo enfrentava ninguém menos que o Esquadrão Supremo. Era uma história interessante até mesmo por esse grupo ser uma espécie de versão da Liga da Justiça, muito lembrado quando, no passado, o projeto com o desenhista George Pérez, que mostrava um encontro da Liga com os Vingadores, ter sido deixado de lado (só retomado décadas depois). As duas histórias em questão, inclusive, trazem o próprio Pérez na arte. Quando a Panini assumiu as histórias da Marvel, o momento dessas histórias já havia passado. Porém, anos depois, decidiu recuperá-las nas páginas da revista informativa de quadrinhos, Wizard. E, na edição seguinte, ainda vimos o anual Vingadores/Esquadrão Supremo ’98.

- Marvel Apresenta (Junho de 2005, pela Editora Panini): Revista bimestral onde eram publicada histórias especiais, geralmente fechadas (meio que no estilo da primeira versão da Grandes Heróis Marvel, da Abril). Os Vingadores, no entanto, tiveram apenas uma única edição dedicada a eles, a de n° 18, com o arco “Em Busca da Mulher-Hulk”.


- Universo Marvel (Julho a Dezembro de 2005, pela Editora Panini): Revista mensal que publicou a minissérie Vingadores / Thunderbolts.

- Vingadores Anual (2006 a 2008, pela Editora Panini): Os especiais anuais dos Vingadores publicaram as minisséries Os Heróis Mais Poderosos da Terra (I e II) e Vingadores versus Agentes da Atlas (heróis oriundos da Era de Ouro da editora que, um dia, seria chamada de Marvel).


- Os Maiores Clássicos dos Vingadores (Agosto e Dezembro de 2006, Maio de 2007 e Janeiro de 2008, pela Editora Panini) Quatro especiais com momentos marcantes na mitologia dos Vingadores. A Guerra Kree-Skrull, Os Vingadores da Costa Oeste (por John Byrne), a batalha contra o vilão Kang e a saga Vingadores versus Defensores.


- Avante, Vingadores (Janeiro de 2007 a atualidade): Com a total popularidade dos Vingadores alavancada, vários títulos além do principal surgiram para enriquecer sua mitologia. Para dar vazão a essas novidades, os heróis ganharam uma segunda revista, originalmente mensal, passando posteriormente a ser bimestral, mas com mais páginas e apresentando sagas completas. Entre os títulos que passaram para essa revista estão a Academia de Vingadores, a minissérie Vingadores Primordiais, a Iniciativa Vingadores, a minissérie Vingadores: A Origem, Vingadores Sombrios: Ares, Reinado Sombrio: Jovens Vingadores; a série Mighty Avengers; a minissérie New Avengers: The Reunion.


- Geração Marvel – Vingadores (Janeiro a Setembro de 2007): Convenhamos, os quadrinhos de super-heróis tem lá sua carga de violência que traz um sentido diferente pra quem acha que quadrinhos são coisa de criança. As crianças cresceram e as temáticas também. No entanto, é fato que o público tem que ser renovado. Feito para um público mais jovem do que o habitual, Geração Marvel trazia uma formação alternativa dos Vingadores, com personagens Marvel mais populares entre as crianças e suas aventuras eram mais contidas, mesmo mantendo o traço habitual de suas congêneres. Apesar disso, tornava-se uma experiência interessante tanto para ver aventuras inéditas quanto para testemunhar o esforço dos autores em seguir uma linha mais, digamos, família.


- Rumo À Guerra Civil (Julho de 2007, pela Editora Panini): Nesse prelúdio para o evento Guerra Civil, a primeira história é focada nos Illuminati, grupo de heróis que agia nos bastidores de grandes eventos do Universo Marvel. Inicialmente o grupo era formado por Homem de Ferro, Raio Negro, Professor Xavier, Namor, Doutor Estranho e Senhor Fantástico.


 - Universo Marvel Anual (Julho de 2007, pela Editora Panini): O primeiro anual da revista Universo Marvel trouxe o casamento de Luke Cage e Jessica Jones, inclusive publicado no primeiro anual da revista Novos Vingadores americana.


- Biblioteca Histórica Marvel – Os Vingadores (agosto de 2007 e julho de 2009, pela Editora Panini): Duas luxuosas edições, em capa dura, publicando as primeiras histórias dos Vingadores.


- Marvel 40 Anos No Brasil (Setembro de 2007, pela Editora Panini): No especial com as histórias mais marcantes da Marvel no Brasil, a dos Vingadores escolhida foi a batalha contra o Conde Nefária, desenhada por John Byrne, praticamente no auge de sua popularidade.

- Marvel Especial (Outubro de 2007 e Junho de 2008, pela Editora Panini): De certa forma, Marvel Especial fazia o papel que uma Marvel Apresenta ou mesmo uma Grandes Heróis Marvel faziam no passado: descongestionar as mensais com um novo espaço para histórias fechadas serem publicadas. Marvel Especial, na verdade, era até um tanto mais seletiva, encadernando minisséries dos personagens que já tinham sua série mensal. Apareceram na quarta edição com o especial mostrando acontecimentos alternativos da saga Vingadores: A Queda. Também tiveram uma edição dedicada a eles quando acontecia a saga Dinastia M. O Tie-In Dinastia M: Vingadores, minissérie mostrando o grupo nessa realidade reformulada, foi o tema de uma das edições. E os Jovens Vingadores tiveram seu espaço quando apresentadas as histórias individuais de cada integrante.


- Vingadores: A Queda (Outubro de 2008, pela Editora Panini): Edição especial que encaderna a saga final do primeiro volume do título dos Vingadores, a partir de onde a equipe sofreria uma radical reconstituição de seu quadro.


- Vingadores & Invasores (Fevereiro a Setembro de 2009, pela Editora Panini): Em uma época em que o Capitão América foi dado como morto, nada como resgatar o Capitão da época da Segunda Guerra, quando fazia parte do grupo Os Invasores, para contracenar com seus “futuros” colegas. Conflito de gerações.


- Invasão Secreta Especial (Agosto de 2009, pela Editora Panini): O terceiro especial ligado ao evento Invasão Secreta (onde é revelado um plano de dominação pela raça Skrull e que estava ocorrendo em todas as revistas mensais) é dedicado aos heróis jovens dos universo Marvel: os chamados Jovens Vingadores, que estavam atuando ao lado dos Fugitivos.

- Reinado Sombrio (Janeiro de 2010 a Junho de 2011, pela Editora Panini): Após o evento Invasão Secreta, os heróis foram substituídos por uma nova equipe que, na verdade, nada mais eram do que cruéis vilões que agiam nos bastidores. Para marcar essa fase no Universo Marvel, surgiu a revista mensal Reinado Sombrio (que tinha seus dias contados devido a estar ligada a esse evento também, mas essa era a intenção). Em suas páginas, o grupo principal, responsável por essa “dominação” teve suas histórias publicadas. Tratava-se dos Vingadores Sombrios. Ainda contou com dois especiais (em novembro e dezembro de 2010) com a série Reinado Sombrio: A Lista.


- Ultimate Marvel (Julho de 2010 a Agosto de 2013, pela Editora Panini): Revista que substituiu Marvel Millenium, mostrando a versão Ultimate dos Vingadores, conhecida como Os Supremos. Aqui é mostrado os acontecimento após o evento Ultimatum, motivo dessa renovação de títulos.


- O Cerco Especial (Maio de 2011, pela Editora Panini): No único especial para o evento O Cerco (onde os heróis finalmente enfrentam os vilões responsáveis pela fase Reinado Sombrio), os Jovens Vingadores dão de cara com a Gangue de Demolição nos escombros da recém-destruída Asgard.

- Capitão América e os Vingadores Secretos (Julho de 2011 até atualidade, pela Editora Panini): Nessa primeira encarnação de uma revista mensal do Capitão América (que fez história na Editora Abril e aqui renasce devido ao sucesso da adaptação cinematográfica), divide o título com o grupo do qual Steve Rogers (inclusive como Steve Rogers e não Capitão América) faz parte: os Vingadores Secretos, que tem série própria trazendo um seleto grupo de vingadores em missões muito pouco convencionais.


- Marvel Deluxe: Os Novos Vingadores (Fevereiro de 2012, pela Editora Panini): Edição luxuosa, em capa dura, papel especial e que republica nada mais nada menos do que as quinze primeiras edições da fase Os Novos Vingadores. Em 2013, saiu a segunda edição deluxe do grupo, com as histórias seguintes que acompanhavam a Guerra Civil.


- Vingadores Especial (Abril e Novembro de 2012, pela Editora Panini): Um especial para publicar a minissérie A Cruzada das Crianças.


- Os Vingadores – Prelúdio (Maio de 2012, pela Editora Panini): Como o próprio nome do título já diz, trata-se de um especial com os momentos que antecedem os acontecimentos vistos no filme dos Vingadores...


- Coleção Histórica Marvel (agosto de 2012, pela Editora Panini): Publicando uma seleção de histórias clássicas da Marvel (mas não exatamente em uma ordem cronológica desde a primeira edição), essa coleção trazia em suas primeiras edições especiais com os fundadores dos Vingadores: Capitão América, Thor e Homem de Ferro. A coleção fecha com a quarta edição onde é publicada histórias clássicas dos Vingadores, da fase escrita por Roy Thomas e desenhadas por John Buscema, do final da década de 60. Algumas dessas histórias, inclusive, eram inéditas no Brasil.


- Vingadores Vs X-Men (Março a outubro de 2013, pela Editora Panini): A minissérie/evento que antecede as mudanças propostas em Marvel Now, colocando dos Vingadores contra os heróis mutantes.


 E o ciclo na verdade nem se encerra aqui. Como bem sabemos, já foi anunciado uma nova mudança na dinâmica das revistas da Casa das Idéias a partir de outubro de 2013. Com o selo "Nova Marvel", nome batizado pela Panini referente ao original Marvel Now, as revistas dos Vingadores e Avante, Vingadores passa por nova fase a partir de outubro, com nova numeração e uma verdadeira reviravolta no host das equipe. Mas essa parte fica pra outro capítulo dessa história...

Marcos Dark
Colaborador do site Marvel 616 e dono do blog Amago.

comments powered by Disqus