terça-feira, 10 de setembro de 2013

E finalmente Jonanthan Hickman fecha suas portas em Quarteto Fantástico e FF

 photo hick4final00.jpg

Cerca de quatro anos atrás, após a saída de uma fase bem polêmica dirigida por Mark Millar, o estreante Jonanthan Hickman assumia a batuta da família Fantástica da Marvel e a levaria para horizontes até então impensados. Da suposta morte de Johnny Storm a formação da Fundação Futuro, do surgimento dos Inumanos Universais até a redenção de Destino, praticamente tudo aconteceu durante sua passagem pelo título, e conseguindo respeitar fielmente a cronologia ao emendar vários pontas deixadas em abertas por antecessores. Agora, é a vez do escritor dá adeus a sua fase no Quarteto Fantástico.

Sua despedida aqui no Brasil acontece na edição 40 de Universo Marvel, que por sinal, será a última antes das mudanças para a nova fase do Marvel Now no Brasil. E esse desfecho em grande estilo acontece com nada menos que as três últimas edições de Fantastic Four e as três ultimas de FF. Tudo isso pra dar pontos finais a alguns de seus plots, sempre bem amarrados e originais.

Comecemos com a primeira história da edição, que foi desenhada por Ryan Stegman e se foca no destino dos Defensores do Neomundo. Para quem não lembra, são nada menos que versões de heróis de um futuro alternativo de nosso planeta que vieram aqui tomar nosso presente (que segundo eles condenou o futuro deles). Na época, tudo foi resolvido quando Reed sugeriu a mudança dos mesmos para o mundo artificial criado por Alyssa. Todavia, contratempos ocorreram desde então. Houveram confrontos, separações, o tempo passou mais rápido pra eles do que pra nós e veio, então, um vingativo Galactus. Agora, sem lar, os Defensores do Amanhã buscam uma nova solução pra seus problemas.

 photo hick4final00.jpg

A ideia era um usar o corpo moribundo do Galactus do Futuro (que os Defensores mataram para viajar para nosso tempo) modificado para ser o novo lar deles, uma bela espaçonave feito do arcabouço de um dos seres mais fantástico do universo. Reed apoia o projeto de Alyssa e seus companheiros e tudo é feito. Até mesmo o Banner Jr, que havia se afastado do grupo, volta para se juntar a seus ex-companheiros e voltar pra casa. E assim eles voltam pra casa, ou melhor, avançam mil anos no futuro para seu novo lar.

Então, passamos para a história que segue da Fundação Futuro desenhada por Nick Dragotta. Nela, durante uma aula com a molecada, vemos a chegada da Attilan de volta a superfície da Lua. Há um acordo finalmente entre Inumanos e Kree, realizado num flashback que acompanhamos nessa história. Semanas antes, Raio Negro e Supremor (ambos recentemente voltaram do mundo dos “mortos”) tem uma espécie de conferência psíquica. Nela, após um momento de breve confronto entre os líderes de seus povos, há o fechamento de um acordo de paz. O custo disso é a separação oficial de Ronan e Crystalis. O casamento que começou como uma obrigatoriedade em Guerra dos Reis (já ouviu nosso podcast?), mas que transformou-se em genuíno amor, agora é encerrado mais uma vez por pura política. Reed e Sue são convocados para serem os portadores da infeliz notícia ao casal e a partida é feita com muito sofrimento.

 photo hick4final00.jpg

Voltamos agora pra uma história do Quarteto Fantástico de novo, com mais uma arte do estupendo Ryan Stegman. Desta vez, o grupo terá que por um ponto final nas ações do Mago, que já está pra lá de ensandecido e foi contratado como um espécie de consultor da IMA (que agora tem seu próprio pais na ilha Barbuda). Após uma reunião com o próprio presidente Obama, o Quarteto Fantástico mostra-se o grupo mais indicado para intervir. Logo de cara, os quatro (mais o Homem-Aranha) são recebidos com bombas e balas quando mal aportaram na ilha. No entanto, o confronto não se estende por muito tempo. Wittman é alvejado por dardos e alguns superiores da IMA aparecem dizendo que não estavam de acordo com o Mago e que pretendem uma solução pacífica.

 photo hick4final00.jpg

O Doutor Forson, que parece ser um superior entre os demais “apicultores”, se prontifica para uma reunião com Reed e garante que a intenção da criação da ilha-nação é inteiramente pacífica. Obviamente, que isso lá não é inteiramente verdade e um ataque traiçoeiro que ia acontecer dentro do refeitório do local foi completamente desmantelado pelo Coisa, Tocha e Aranha. Contudo, no fim, para garantir que as papeladas que forneçam a soberania da ilha para a IMA saiam, o Doutor Forson negocia a entrega do Bentley Wittman como prisioneiro dos EUA.

Antes de levar o Mago, que como sabemos encontra-se completamente louco e com um baita tumor inoperável no cérebro, Reed arruma um jeito de fazê-lo ter uma conversinha com alguém. Então, entra pela porta a versão jovem de Bentley, seu clone que agora é aluno da Fundação Futuro. Enfurecido, o Mago grita para que o garoto assuma a sua posição, que ele deve ser quem ele está destinado a ser. E que coloque o seu capacete. E isso nos leva a próxima história da FF.

Agora com arte de Andre Araujo, vemos uma perspectiva da mesma história anterior sobre os olhos da criançada. Mais uma vez desobedecendo o seu pai, Valeria apronta mais uma de suas travessuras e viaja escondida junto com Bentley pra Ilha-IMA. Aqui, observamos que sutilmente alguns acontecimentos que falamos anteriormente tiveram um dedo ou outro da pequena Val. E então, após revelado a presença dos dois no lugar, Reed conversa com o jovem Bentley e diz que ele não precisa fazer nada que não queira, mas que deixará ele encontrar-se com sua versão adulta. E então, temos a pesada conversa que vimos na história anterior se desenrolando. O final, no entanto, é inusitado. O jovem Bentley renega seu destino e chuta os ovos do seu “pai”. Richards termina tudo com uma frase inspirada para a velha versão do Mago ao dizer que ninguém é escravo da sua natureza e que todos podem ser aquilo que desejam ser.

 photo hick4final00.jpg

Então, temos a história seguinte, a última do Quarteto Fantástico antes da Era Marvel Now. O grandioso Ryan Stegman mais uma vez é escalado para relatar os acontecimentos que seguiram na vida do Doutor Destino após seu sacrifício com os Celestiais. Num novo universo e de posse de sua Manopla do Infinito, Von Doom criou um mundo a sua imagem e semelhança, com seres de ciência e seres de magia, separados pela luz, e que estavam destinados a um dia realizar uma insurreição para com seu criador.

Então, no nosso universo, vemos a amadurecida Val do futuro acordando o seu pai para que especificamente naquela noite eles pudessem montar um grupo para finalmente salvar o Destino. Junto com o avô, Reed e Valeria atravessam o portal que leva até o universo novo criado por Von Doom e o resgatam das garras de sua própria criação. Orgulhoso, Destino acaba forçado a agradecer ao trio e diz que seu papel como Deus daquele mundo mostrou-se bastante indigno para alguém como ele. Por fim, chegou o momento de despedidas de alguns. Dali, Nathaniel e Valeria partiriam para um outro lugar, deixando o presente do Quarteto livre para suas próximas aventuras.

 photo hick4final00.jpg

E temos também um momento da despedida da versão do futuro de Franklin na última história da Fundação Futuro, desenhada por Nick Dragotta. Desta vez, e pela última vez, ele segue o jovem Franklin junto com Sanguessuga numa de suas aventuras mirabolantes dentro do armário. E todos os sonhos e desejos do menino são vividos praticamente em um dia só. Após longas brincadeiras, o velho Franklin retorna ao quarto e coloca sua versão mais jovem pra dormir. Rapidamente, ele passa para se despedir de todos os demais – Sanguessuga, a jovem Valeria, Ben e Johnny, e, por fim, seus pais.

A última conversa é tocante. Reed pergunta se no fim ele criou bem seu filho e Franklin responde que foi “perfeito”, partindo logo em seguida. No presente, resta apenas sua versão jovem, que tem sempre aquela porta a frente que pode levá-lo a qualquer lugar onde ele possa ser o que deseja ser.

 photo hick4final00.jpg

Chegamos ao fim dessa bela e digna passagem do escritor, que conseguiu marcar sua presença no grupo como muitos não faziam há bastante tempo. Jonanthan Hickman conseguiu inovar tudo até então, sem precisar polemizar, finalizando o todo de forma elegante e tocante. Eu sinceramente o colocaria já num pódio ao lado de Byrne e Stan Lee. E sua trajetória na Marvel continua quando assume uma posição digna como principal nome nas histórias dos Vingadores agora... ou melhor, na Now! É esperar até o próximo mês pra conferir.

Coveiro

comments powered by Disqus