terça-feira, 10 de abril de 2012

Quarteto Fantástico: "Em Chamas"

Bom, foi aproximadamente um ano atrás quando eu pedi ao Coveiro para escrever as revistas do Quarteto Fantástico. Todo o grupo estava debatendo quem faria os reviews das revistas, e eu, com base na grande fase de Jonathan Hickman à frente do grupo e do fantástico arco "Três", humildemente comecei a escrever os reviews da minha equipe favorita. Este arco me traz uma ótima lembrança, no caso, da primeira revista Marvel que eu li. Uma edição especial lançada pela Panini simultaneamente ao primeiro filme do grupo, contendo todo o arco intitulado "Ações Autoritárias", um arco semelhante ao "Três". A semelhança de "Ações Autoritárias" com "Três"? Bom, além da qualidade, o primeiro culminou com a morte de Ben Grimm, já o segundo, bom, este acabou com a vida de outro membro da Família Fundamental da Marvel. Pois bem, descubram agora quem e como vai morrer.




OBS.: Sim, eu sei que você já sabe quem vai morrer, afinal, quem não sabe? Além da baita polêmica que ocorreu mundialmente quando o personagem morreu lá nos EUA, a Panini fez o "favor" de colocar o spoiler em tamanho bem grande e chamativo na capa da revista. Mas ok, ignorarei este fato e contarei a história torcendo para que alguém realmente seja pego de surpresa, vamos lá.


Bom, na edição passada, como vocês podem ver aqui, Namor assassinou o líder da antiga Atlântida, Reed foi para o Neomundo e Ben e Johnny tiveram de cuidar das crianças enquanto o edifício Baxter sofria uma invasão das tropas do Aniquilador, vindas diretamente da Zona Negativa. Mas vamos ver como tudo isso se desenrola. No caso de Namor, como não poderia deixar de ser, Sue ficou extremamente chateada e irritada com o seu amigo, afinal ele traiu sua confiança; ela criou barreiras em torno da cidade submarina, para evitar ataques das tropas de Namor. Mas então, o agora X-Man explica a situação para Susan: esses ditos "velhos atlantes" são na verdade o flagelo do oceano, eram saqueadores, parasitas e predadores. Muitos anos atrás eles foram derrotados, extintos, presos e todos os registros da existência deles foram destruídos. E é por isso que Namor os atacou. Afinal, era costume deles usarem uma pessoa para representá-los e depois matar essa pessoa, e para salvar sua amada, Namor atacou eles de imediato. Sue resolve então tirar a prova com eles mesmos, e eles afirmam que outrora foram parasitas e predadores, mas que não são mais. E que com a morte de seu governador, agora quem governa o povo da velha Atlântida é a Mulher-Invisível. Namor relutante tenta avisar Sue do erro que estava cometendo, porém ela dá as costas para Namor, que em uma atitude pomposa a segura pelos braços e a avisa para não dar as costas para ele; em resposta, Namor leva um murro na cara e ainda tem de escutar Sue avisando que agora ela é uma rainha e não se ajoelhará perante rei algum. Namor, que deveria se irritar com a situação, fica fascinado de ver sua amada com tal status.



Mas enquanto toda essa trama se desenrolava em Atlântida, no Neomundo, Reed, Surfista Prateado, Alyssa e Ted (o casal idealizador do Neomundo) tentavam salvar a população do planeta. Galactus ruma em direção ao planeta para consumi-lo e ele dá um curto tempo para que os demais consigam evacuar o máximo possível de pessoas do planeta. Porém, todas as pessoas aparentam estar sem pensamentos racionais; a resposta vem quando encontram Luminal com Madre X, que agora está contendo a mente de todas as pessoas do planeta. E quanto estavam todos conseguindo ir embora a tempo, com a mente de todas as pessoas do mundo, o grupo depara-se com Maestro, que parte junto com o grupo.



Mas o principal evento ocorria no edifício Baxter: um ataque das tropas do Aniquilador. Com Ben sem os poderes de Coisa, coube ao Tocha Humana e Alex Power serem a linha de frente. Porém, Valeria encontra ovos dentro dos monstros mortos, e ela constata que a invasão é iminente, e que para evitar o ataque, teriam de fechar o portal da Zona Negativa pelo lado de fora. Mas a invasão começa a tomar proporções cada vez maiores. Nem com a ajuda do Homem-Dragão e com Ben armado a batalha fica mais equilibrada, mas então Franklin entra no combate com seu gigantesco poder. Ele consegue uma dianteira e o grupo entra na Zona Negativa para fechar o portal daquele lado antes que uma nova Onda de Aniquilação apareça. Já que estava sem poderes, Ben se oferece para sacrificar a vida para fechar o portal. Ele ficará preso daquele lado, e fechará o portal antes da chegada da Onda de Aniquilação. Mas nem tudo acontece como o esperado: Tocha Humana surpreende a todos arremessando Ben para o outro lado do portal e sacrifica a sua vida para salvar os demais. Enquanto a invasão se aproxima de Johnny, Ben, nervoso começa a voltar a se transformar em Coisa. Os dois grandes amigos se despedem uma última vez e o Tocha Humana corajosamente parte com tudo para a sua última batalha. Em meio à batalha, é possível ver a sua chama apagando. E do outro lado, Ben, Franklin e Val enfrentam como podem o seu luto.




Algum tempo depois, os Vingadores, seguidos por Sue Storm, chegam e recebem a trágica notícia. Susan entra em prantos. Já Reed tenta algum contato com o Aniquilador para ter certeza se o seu cunhado está de fato morto, e recebe a confirmação. Um grande velório é organizado, toda a população heroica comparece. Na Latvéria, Kristoff toma posse do trono da Latvéria, enquanto Victor von Doom parte para os EUA, onde também comparece ao enterro de Johnny Storm. Cada um encara o seu luto de uma forma. Homem-Aranha tenta falar com Franklin. Valeria se dedica totalmente à Fundação Futuro, organizando com a turma um plano para matar o Aniquilador. Já Ben desabafa e descarrega todo o ódio e raiva que está sentindo em seus amigos Donald Blake e Bruce Banner, ou melhor, em Thor e Hulk. Quanto ao Reed, ele mergulha no trabalho, até que é surpreendido pela chegada de seu pai. O que será que isso significa?




Bom, o Tocha Humana morreu. A história me surpreendeu muito. Realmente pensei que quem iria morrer novamente era o Coisa. A atitude heroica de Johnny só demonstra como o personagem cresceu bastante até a sua morte. Um grande herói, a prova disso é que até o maior vilão do grupo compareceu ao seu velório. Essa última história sem falas que Hickman fez foi demais. O desabafo do coisa com Hulk e Thor é de uma emoção e profundidade que só quem realmente conhece o personagem poderia escrever. Enfim, uma morte fantástica, de um herói fantástico, pertencente a um fantástico grupo, contada por um fantástico escritor, desenhada por um fantástico desenhista e com uma fantástica repercussão. A chama de Johnny Storm se apagou.


As três histórias que constam neste review foram escritas por Jonathan Hickman. As duas primeiras ilustradas por Steve Epting, a última tem arte de Nick Dragotta. No Brasil foram publicadas em Universo Marvel 22 e 23. Nos EUA saíram originalmente em Fantastic Four 586 a 588.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus