sábado, 21 de abril de 2012

Vingadores nos Videogames

Avengers Game 

 Apesar de conhecidos como os mais poderosos, o maior grupo de heróis da Marvel Comics nunca conseguiu uma grande proeminência no mundo dos Games. Com quase nenhuma representação do grupo em jogos, a maioria das participações de personagens giram em torno de participações em mixes envolvendo todo o universo Marvel ou até mesmo personagens da Capcom. Confira aqui a breve passagem do grupo neste mundo digital e saiba como teria sido o jogo do filme dos Vingadores se tivesse sido lançado este ano:
 Ao falar de jogos com os Vingadores, um nome logo me salta a cabeça, que jogava na antiga plataforma Nintendo e que, apesar da pouca repercussão e uma jogabilidade travada, lá tinha meus personagens favoritos. O jogo de título original “Captain America & The Avengers” foi feito pela Data East para o arcade em 1991, e logo passou para as plataformas da SEGA e Nintendo. O game contava com quatro Vingadores famosos – Homem de Ferro, Gavião Arqueiro , Visão e Capitão América, como líder. Alternava entre o estilo de luta clásica da época e os de jogos de nave, dependendo da fase onde você se encontrava. O grande vilão da trama era o Caveira Vermelha, mas no decorrer do jogo, muitas aparições especiais aconteciam como Mandarim, Garra Sônica, Tufão, entre outros. Para dar um apoio, lá também estavam aliados como Mercúrio, Wonder Man, Vespa e Namor . Confira a resenha em vídeo do site 
 WatchMojo:

  

Nosso leitor, Avygoner, lembrou que há um jogo dos Vingadores praticamente esquecido, lançado para Arcade e que poucos devem conhecer. Trata-se de Avengers in Galactic Storm, jogo lançado em 1995 de estilo luta em 2D, graficos bem poligonais, mas trazendo personagens mais inusitados da mitologia dos Vingadores como Trovejante, Cristalys e Cavaleiro Negro, ao lado do Capitão America. Personagens "ajudantes" apareciam sempre que requisitados no jogo como Thor, Homem de Ferro, Visão e Hank Pym. Tratava-se de uma verdadeira guerra contra os Kree, provavelmente inspirado na minissérie homônima. 


Já o leitor Caio Cesar, também nos recordou que houve uma versão um tanto diferente para o Super Nintendo de heróis Marvel, o Marvel Super Heroes: War of the Gems, que trazia os vingadores Capitão América, Homem de Ferro e Hulk, ao lado dos famosos Wolverine e Homem-Aranha numa aventura em fases em 2D onde os heróis teriam que recuperar as Jóias do Infinito das garras de Thanos a pedido de Adam Warlock. O jogo tinha como vilões Nebulosa, Magus, Dr Destino, além do famoso Titã portador da manopla do Infinito. Curiosamente, muitos heróis Marvel apareciam com antagonistas na forma de "duplicatas" criadas por Thanos.


Na mesma época, como bem lembraram os leitores Victor Augusto e Jean Kiraly, a Capcom lançou para os Arcades o jogo de luta Marvel Super Heroes, cuja história era semelhante à do jogo para Super Nintendo. Por sinal, todos os cinco heróis do jogo do Super Nintendo estão aqui presentes, incluindo os três Vingadores (Capitão América, Homem de Ferro e Hulk). Além deles, o jogo traz ainda a presença de mais três Vingadores: Thor, Feiticeira Escarlate e Mulher-Hulk, transformados em pedra no cenário do inimigo final, Thanos. Se o jogador vencesse Thanos com um dos seis heróis, os Vingadores transformados em pedra voltariam ao normal. Um destaque do jogo era a possibilidade de usar as Joias do Infinito para ganhar poderes extras (como regeneração de energia, projéteis especiais, etc.).


Alguns anos depois, egando a rebarba do sucesso do jogo X-Men: Children of The Atom, Marvel Super Heroes e X-Men vs Street Fighter, o primeiro jogo de uma leva que viria a fazer sucesso até hoje Marvel Super Heroes vs. Street Fighter de 1997; com poucos personagens, destacando-se ainda muito mais o Wolverine e o Homem-Aranha do que qualquer outro, os fãs de Vingadores podiam contar com Capitão América e o Hulk como personagens jogáveis (Homem de Ferro foi o único Vingador presente em Marvel Super Heroes que não voltou pra esse game). Por sinal, o Capitão América tinha uma opção secreta para mudar sua palheta de cores e virar o Agente Americano.

Com o sucesso certo, a Capcom passou a ampliar ainda mais as possibilidades desse crossover e criou Marvel vs. Capcom, com o subtítulo “Clash of Super Heroes” em 1998. É um nome que viria a se tornar marca principal e mantido até hoje no último jogo da franquia. Neste jogo, além do Capitão América e Hulk, foi a vez do Máquina de Combate ter a vez. Muitos vão achar curioso ele aparecer primeiro que o famoso Homem de Ferro, que acabou sendo deixado como “personagem secreto”, que nada mais era que a mesma versão do player com palheta de cores douradas. As aparições especiais ficaram por conta de Thor e do Agente Americano, como "helpers" (assistentes). Vocês tem que entender que eram ainda os anos 90 e tudo girava em torno dos mutantes (a grande maioria no jogo), tendo com vilão principal o Massacre.



 Nos anos 2000 (mas tendo modificações e adições até 2002), o jogo Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes foi quem fez explodir o sucesso da linha, sendo conhecido por todo o mundo e adaptado para a maioria das plataformas. Muitos vão lembrar dele, com nada menos que 28 personagens Marvel (mais 28 personagens Capcom), num elenco de 56 personagens jogáveis. Contudo, poucos ainda eram de fora do universo “aracno-mutante”, e a grande novidade aqui foi a volta do Homem de Ferro (que não aparecia desde Marvel Super Heroes), ao lado do Hulk e Capitão América, como Vingadores. 

Muito tempo se passou até a Capcom voltar a investir na linha e quando resolveu continuar, a fama de alguns personagens Marvel havia mudado. Foi assim que em 2010, Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds foi lançado e tivemos uma inversão de posições. O grande destaque está realmente em personagens que hoje fazem parte do coro de Vingadores. Na primeira versão do jogo, destacam-se Capitão América, Hulk , Homem de Ferro, Mulher-Hulk e Thor. Um ano depois, a versão “Ultimate” do mesmo jogo é lançada como uma expansão, entrando também o personagem Gavião Arqueiro, além de Dr. Estranho, Nova, Punho de Ferro, dentre outros.

  

Um pouco antes do retorno desta nova versão do jogo de duelos da Capcom, a Marvel juntamente com a Activision, lançou Marvel: Ultimate Alliance (que seguia a mesma linha de sucesso do X-Men Legends), um jogo de ação e RPG com mais de 20 personagens jogáveis e alguns destraváveis dependendo da plataforma usada. Capitão América, Homem de Ferro, Luke Cage, Miss Marvel, Mulher-Aranha e Thor estavam em suas fileiras principais como Vingadores, mas era possível destravar algumas opções como Gavião Arqueiro, Ronin, Dr. Estranho, Pantera Negra, Hulk, Namor, Visão e Viúva Negra. Somando as aparições e vilões, eram mais de 140 personagens da Marvel que davam as caras ali no jogo. O jogo avança por mais de 15 cenários diferentes e tem uma variedade extensa de finais dependendo das atitudes tomadas no jogo. Era inevitável que uma segunda versão do jogo não saísse. Portanto, em 2009, Marvel: Ultimate Alliance 2 e tomou para si uma temática altamente atraente, tendo como contexto uma das mais famosas sagas da Marvel dos anos 2000s, a Guerra Civil. Além de ampliar os personagens jogáveis, era possível agora fazer combinações de poderes.



Bom, com a chegada d’Os Vingadores nos cinemas, muitos se questionaram porque é que não foi desenvolvido um jogo baseado no filme. A resposta parece estranha, mas é a verdade. O estúdio que desenvolvia o jogo, o THQ, entrou em falência e fechou, deixando uma série de funcionários ao léu. Houve uma tentativa de comoção para que alguém se interessasse em financiar a conclusão do trabalho deles, mas no fim a Marvel preferiu desistir da ideia e não lançar nada na linha de games para o filme este ano. No youtube, foi deixado alguns trechos do jogo, onde se via que a jogabilidade era em primeira pessoa e que lá estava Skrulls como vilões (um baita suposto spoiler pra época). O escritor Brian Michael Bendis, que servia como consultor na época, em recente entrevista disse que lamentou bastante o fim que o game levou e desferiu só elogios ao material que ia sendo desenvolvido. 



 Para compensar essa “falha”, a Marvel resolveu lançar para os usuários de Facebook uma versão online de um jogo dos Vingadores, chamado Avengers Alliance. É um jogo de missões, onde você é um agente da SHIELD capaz de recrutar outros heróis Marvel para seu time, evoluí-los e passar de fase. Nada mais que uma simples plataforma com suas limitações, coisa bastante comum para os usuários de jogos da rede social.

  

Bom, é isso! Como o sucesso do filme dos Vingadores é quase certo, podemos contar que uma continuação vem por aí e fica nossas esperanças para futuros grandes jogos.

 Coveiro

comments powered by Disqus