sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maratona 616: 10 Top Mortes de Vingadores


Não só de feitos heroicos vivem os Vingadores. O grupo foi marcado, no decorrer dos anos, por importantes mortes (embora nem sempre elas sejam permanentes). Confira a seguir as TOP 10 Mortes de Vingadores!

10. HARPIA


Onde aconteceu: AVENGERS WEST COAST #100 (No Brasil, Incrível Hulk #158, da editora Abril)

O que aconteceu: Um skrull passando-se por Harpia foi morto por Mefisto, salvando o Gavião Arqueiro.

Como descobrimos em Invasão Secreta, a verdadeira Harpia nunca morreu. Ela ficou prisioneira dos skrulls por vários anos. O que mais impressiona é que um skrull tenha feito tamanho sacrifício para salvar o Gavião Arqueiro, par romântico de Harpia antes mesmo de entrar para os Vingadores. Hoje, a verdadeira Harpia está de volta aos Vingadores e tentando retomar a vida ao lado do Gavião Arqueiro.

9. QUASAR


Onde aconteceu: ANNIHILATION: NOVA #4 (No Brasil, Aniquilação #5, da editora Panini)

O que aconteceu: O Aniquilador drenou o poder das pulseiras quânticas de Quasar, consumindo-o.

Quasar não é um dos personagens com maior popularidade da editora, embora tenha sido membro dos Vingadores e designado Protetor do Universo. Lutando com Nova contra a Onda de Aniquilação, ele foi morto pelo Aniquilador, mas Nova o vingou. Seu posto e suas pulseiras foram assumidos por Mártir, que não se adaptou. A mente de Quasar acabou na Zona Negativa, e ele reapareceu durante a Invasão Secreta, na revista do Nova.

8. HÉRCULES

Onde aconteceu: INCREDIBLE HERCULES #141 (No Brasil, A Morte de Hércules, da Panini)

O que aconteceu: Na tentativa de impedir que sua mãe, Hera, e Tifão aniquilassem o universo com a máquina Novo Continuum, Hércules foi morto pela irmã, Atenas.

Atenas não teve escolha ao destruir o portal que levaria Hércules a interferir no destino de Amadeus Cho. Hércules, então, ficou preso entre realidades. Cho o substituiu como Príncipe do Poder, encontrou Hércules na outra dimensão e lhe devolveu seus poderes. Hércules tem papel importante em Chaos War.

7. VISÃO


Onde aconteceu: AVENGERS #500 (No Brasil, Os Poderosos Vingadores #21 e Vingadores – A Queda, da Panini)

O que aconteceu: Como parte dos eventos criados pela Feiticeira Escarlate, em A Queda, o Visão atacou a Mansão dos Vingadores com um jato. Não respondendo mais pelos seus atos, ele expeliu cinco Ultrons, que enfrentaram os Vingadores. Mulher-Hulk precisou contê-lo, quebrando-o em vários pedaços.

A atitude da Mulher-Hulk foi necessária para impedir que o número de mortes aumentasse em um  período crítico na história do grupo. Essa não, contudo, foi a única vez que o Visão foi destruído e depois reconstruído. Por ser uma inteligência artificial, o Visão pôde renascer, quando suas memórias foram inseridas na armadura do Rapaz de Ferro que ficou para trás quando Kang voltou para o futuro.

6. MAGNUM


Onde aconteceu: AVENGERS #9 (No Brasil, Vingadores #5, da Bloch, e Biblioteca História Marvel – Os Vingadores #1, da Panini)

O que aconteceu: traindo seu mestre, o Barão Zemo, e se aliando aos Vingadores, Magnum acabou sucumbindo devido aos efeitos colaterais do processo que lhe concedeu poderes.

Em sua primeira aparição, Magnum é um personagem que ganhou poderes em um experimento de metabolismo acelerado, feito pelo Barão Zemo. Ele se infiltrou nos Vingadores, por ordem do vilão, mas aliou-se ao grupo pouco antes de morrer. A morte, contudo, durou pouco tempo. O personagem não teria morrido, mas sim entrado em um estado de coma, ocasionado pelas alterações genéticas que recebeu. O vilão Ceifador, irmão dele, recuperou seu corpo e chantageou Visão para devolver a vida de Magnum, mas não conseguiu. Ele só se restabeleceu anos depois. Durante a fase George Pérez, ele novamente foi dado como morto, mas descobriu-se que Magnum não podia morrer, pois seu corpo é constituído de energia iônica.

5. VESPA


Onde aconteceu: SECRET INVASION #8 (No Brasil, Invasão Secreta #8, da Panini)

O que aconteceu: Transformada em uma arma viva pelos skrulls, Vespa, querendo evitar mais mortes, pediu a Thor que ele a matasse com seu martelo.

Um pouco antes da invasão skrull, a primeira vingadora recebeu um soro de crescimento de um inimigo que se passava pelo seu ex-marido Hank Pym. O que ela não sabia é que esse soro a tornaria uma arma viva. Sua atitude heroica de pedir que Thor acabasse com sua vida contribuiu para a derrota dos skrulls em Invasão Secreta. Hank Pym assumiu o codinome de Vespa após a morte dela.

4. GAVIÃO ARQUEIRO


Onde aconteceu: AVENGERS #502 e HOUSE OF M #7 (No Brasil, Dinastia M #4 e Os Poderosos Vingadores #21/Vingadores – A Queda, da Panini)

O que aconteceu: Quando a Feiticeira Escarlate desencadeou os eventos de A Queda, o Gavião Arqueiro ficou mortalmente ferido em batalha contra uma nave kree. Evitando morrer facilmente, sacrificou-se para destruir a nave.

No instante, entretanto, em que a Feiticeira Escarlate alterou a realidade, o Gavião Arqueiro foi ressuscitado.  Depois de recuperar suas memórias, ele tentou matar Wanda, mas acabou novamente morto, desta vez por um dos filhos criados pela Feiticeira Escarlate durante a Dinastia M. Quando as alterações foram revertidas, o Gavião Arqueiro novamente ganhou vida. Depois de um tempo, assumiu a identidade de Ronin, mas atualmente recuperou seu antigo codinome e segue nos Vingadores.

3. CAPITÃO MARVEL


Onde aconteceu: MARVEL GRAPHIC NOVEL #1 (No Brasil, Graphic Novel #3 – A Morte do Capitão Marvel, da Abril)

O que aconteceu: Mar-Vell passou seus últimos dias em Titã, junto com sua amada e amigos, até sucumbir ao câncer.

Em um confronto contra o vilão Nitro, Mar-Vell entrou em contato com um gás, chamado de Composto 13. Esse gás era cancerígeno, e Mar-Vell desenvolveu a doença, morrendo tempos depois. Em meio aos eventos que levariam à Invasão Secreta, um skrull chamado Khn’nr passou-se por ele. Khn’nr recebeu implantes de memória para realmente acreditar que era o Capitão Marvel original e chegou a ajudar a Terra durante a Invasão Secreta, mas acabou morrendo. Mar-Vell tem papel importante em Chaos War.

2. THOR

Onde aconteceu: THOR #85 (No Brasil, Os Novos Vingadores #26, da Panini)

O que aconteceu: Rebelando-se contra Aqueles que Sentam Acima das Sombras, Thor rompeu o ciclo do Ragnarok, enviando os asgardianos para viver na Terra e morrendo no processo.

Todos os asgardianos sempre estiveram cientes de que, um dia, teriam sua existência imortal terminada durante o evento conhecido como Ragnarok. Thor tomou consciência de como esse evento de sofrimento para seu povo era orquestrado por Aqueles que Sentam Acima das Sombras e resolveu se rebelar, dando sua vida para destruí-los. O martelo Mjolnir retornou à Terra, um clone de Thor foi criado, mas só quando Donald Blake pegou o martelo é que Thor foi trazido de volta à existência.

1. CAPITÃO AMÉRICA



Onde aconteceu: CAPTAIN AMERICA #25 (No Brasil, Os Novos Vingadores #49, da Panini)

O que aconteceu: Depois de se render, ao final de Guerra Civil, Steve Rogers foi morto, na escadaria de um tribunal, por Sharon Carter, que havia sofrido uma lavagem cerebral.

O mais interessante da morte do Capitão América foi que ela não se deu em um confronto contra uma grande ameaça ou contra um poderoso inimigo. O impacto de sua morte foi visto não apenas em toda a comunidade heroica, mas também na população. Na minissérie Capitão América: Renascimento, descobriu-se que a arma de Sharon Carter fez com que Steve se perdesse no continuum temporal. Seu retorno recente e sua liderança na luta contra o Reinado Sombrio de Norman Osborn comprovam o quanto ele fez falta.


Leonardo Bento

comments powered by Disqus