terça-feira, 17 de abril de 2012

X-Men Legado: Perigos invisíveis

Segundo Advento, a história que trouxe Esperança Summers de volta ao presente, abalou não só os X-Men, mas toda a cidade de São Francisco. Mantendo a promessa de "proteger um mundo que os teme e odeia", os heróis mutantes decidem ajudar na reconstrução da cidade, sem saber dos perigos que ainda se escondem entre eles mesmos...



Usando um recurso interessante de narrativa, o roteirista Mike Carey começa a visita a São Francisco pelo fim, para aos poucos mostrar por que Ciclope está entrevistando o grupo enviado para a reconstrução de São Francisco. Por sinal, o grupo recrutado para a tarefa é um tanto peculiar: Vampira (em se tratando de X-Men: Legado, não tinha como não ter ela, tinha?), Magneto, Psylocke, Colossus, Random, Perigo e Sentinela Ômega. Aos adultos, juntam-se os adolescentes Esperança, que insiste em ir, e Satânico, cada vez mais revoltado com a mutilação sofrida, levado à força como tentativa de fazê-lo se distrair.

Photobucket

Os operários trabalhando na reconstrução da cidade não parecem aceitar a ajuda mutante muito bem no começo - faz sentido, já que toda a destruição aconteceu porque Nimrods queriam destruir os mutantes -, mas não demora até ficar claro que gente com superpoderes pode agilizar e facilitar bastante o trabalho. Curiosamente, Esperança decide não trabalhar com seus poderes, usando apenas a própria força e uma pá. Isso inicialmente surpreende a pequena Amy, mas não demora para que a humana e a messias mutante se tornem boas amigas.

O problema é que os sistemas de Karima Shapandar começam a falhar cada vez mais durante o trabalho. O que parece ser apenas um "bug" logo se revela algo bem mais perigoso: um vírus, o mesmo que Cifra usou para contaminar os Nimrods em Segundo Advento, toma conta do sistema da sentinela e a faz atacar Esperança. Surpreendentemente, quem a salva é Satânico, que pouco tempo antes havia criticado duramente a messias mutante. Uma batalha feroz começa entre Karima e os X-Men (lá se vai todo o trabalho de reconstrução...), e ela consegue derrotar todos seus colegas. Mas a fúria de Satânico o leva a um ataque telecinético extremo contra Karima, nocauteando a moça... e aparentemente, causando morte cerebral nela.

Então entendemos o motivo da entrevista que abre a história: Ciclope quer averiguar se a atitude extrema de Julian Keller era necessária, ou se ele agiu com brutalidade sem considerar outras opções. Embora esteja grato pelo jovem ter salvado Esperança e os humanos na obra, Scott considera que Julian ultrapassou o limite de violência e coloca o rapaz em observação. E mesmo Vampira, normalmente gentil e compreensiva com os jovens de Utopia, avisa que está pronta para tomar medidas extremas se Satânico a fizer perder outro amigo, como fez com Karima. Mas tudo isso não parece incomodar Julian, que está convencido de que os X-Men são frouxos e de que não precisa de amigos em Utopia... novo vilão à vista? Só o tempo dirá.

Mas o vírus na programação de Karima não era o único perigo invisível em Utopia; e como Olhos Vendados percebe, um destes perigos está prestes a causar um grande caos. Mas qual deles? Gambit, que esconde em si a personalidade do Cavaleiro da Morte? Legião, com suas múltiplas personalidades, grandes poderes e nenhuma estabilidade para controlá-los? Satânico, que como vimos está bem próximo de cruzar a linha entre herói e vilão? Isso, Olhos Vendados não sabe, e parte para descobrir.

Photobucket

Em suas investigações, ela descobre um monstro vindo da dimensão entre dimensões do vilão Sangria, que capturou Armadura, Faísca, Dragonesa e Magma - e agora, também a capturou. Felizmente, Vampira e Madison Jeffries chegam para o resgate, e a sulista novamente absorve os poderes das moças capturadas para um "combo" contra a criatura.

Problema resolvido... certo? Errado! Como Olhos Vendados tenta dizer, ela acaba de perceber que o perigo que estava prestes a se manifestar não era esse. Mas agora é tarde demais para que possa fazer qualquer coisa; o mundo, como o conhecemos, não mais existe...

Estas histórias foram publicadas no Brasil na edição 124 de X-Men. Como já foi dito, Carey é o responsável pelos roteiros; a história com a Sentinela Ômega conta com arte de Paul Davidson, e a com Olhos Vendados, com arte de Harvey Tolibao.

Mas o que pode ter acontecido de tão terrível ao final desta última história, e quem está por trás disso? A resposta, caros leitores, vocês verão muito em breve na mais nova saga mutante, Era do X. Preparem-se!

Fernando Saker

comments powered by Disqus