sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maratona 616: Top10 Vingadoras

As mulheres conquistaram seus direitos na sociedade pouco a pouco no mundo que teve um início machista. Não de forma diferente, as HQs também participaram dessa evolução (afinal, acompanhavam a história da sociedade) e as personagens femininas foram tomando seu lugar. Começando um pouco sem expressão, mas cada dia mais presentes nas histórias de super-herois (e lendo elas também, claro!). Podemos votar, podemos trabalhar e podemos ser heroínas também! Ainda é um número bem menor de Vingadoras mulheres que dos homens na história da equipe, mas algumas deixaram sua marca no grupo. Por isso, listamos aqui as Top 10 Vingadoras de todos os tempos!

Photobucket

10. Flama

O interessante dela é que é um dos poucos exemplos de personagem que surgiram primeiro em um desenho para depois ir para os quadrinhos. Angélica "Angel" Jones surgiu no desenho "Homem-Aranha e Seus Amigos", onde se chamava Estrela de Fogo (no Brasil). Ela já foi membro dos novos guerreiros, mas os deixou junto com o parceiro Justiça e ambos entraram para os Vingadores. Um fato interessante é que a personagem se recusou a usar um uniforme decotado demais desenhado pela vingadora Vespa, pois não condizia com sua personalidade. Sempre autêntica e corajosa, na época do registro de super poderosos, ela simplesmente joga o uniforme no lixo para não ter de escolher lados.

Photobucket


09. Capitã Marvel

Apesar de bem menos “famosa” e não ter sido um membro tão presente em diversas épocas da equipe, Monica Rambeau participou de importantes batalhas como o conflito com os deuses Olimpianos, a invasão do exército de Atlântida e lutou contra grandes vilões dos Vingadores como Kang, Aniquilador e Morgana Le Fay. Foi líder da equipe durante a guerra Guerra Kree-Shi'ar.


Photobucket


08. Tigresa

Greer Nelson começou nos Vingadores da Costa Oeste e depois passou a ser membro dos Vingadores. Em uma luta constante com sua dupla personalidade parte felina, parte humana, ela deixa e volta o grupo diversas vezes até sua forma atual com corpo mais felino e mente humana tomarem lugar. Participou da Iniciativa Vingadores na época do registro e atualemnte ajuda Hank Pym a ensinar jovens poderosos na Academia de Vingadores.

Photobucket


07. Harpia

Vocês já viram sobre sua relação com Gavião Arqueiro e um pouco de sua história aqui e aqui, mas Barbara "Bobbi" Morse foi agente na SHIELD (como a maioria, não?) e iniciou sua história com a equipe dos Vingadores após casar com Clint e ajuda-lo a recrutar a equipe de Vingadores da Costa Oeste. Em uma missão contra o vilão Cavaleiro Fantasma, ele a captura, faz lavagem cerebral e a estupra. Quando ela volta a si, repudiada, deixa Cavaleiro Fantasma morrer caindo de um penhasco. Depois da tragédia e da desaprovação de Gavião Arqueiro em suas ações, ela abandona o marido e os Vingadores. Ela passa a ter idas e vindas tanto com Clint quanto com os Vingadorer. Morta por Mefisto para salvar Barton, a heroína retorna na Invasão Secreta como Skrull e, depois, sua forma original junto com todos heróis substituídos retorna viva. Ela se reconcilia com Clint e toma parte da equipe de Novos Vingadores com ele.

Photobucket


06. Mulher Hulk


Quando Jennifer Walters decide que prefere permanecer em sua forma alterada e superpoderosa que em sua forma frágil e humana, ela é convidada a integrar a equipe dos Vingadores. Ela entra na equipe na mesma época que Gavião Arqueiro retorna a ela e eles criam laços de forte amizade (como vocês viram aqui). A moça já fez parte de mais grupos que se possa imaginar, incluindo Heróis de Aluguel, Defensores, SHIELD e Quarteto Fantástico (no lugar do Coisa). Em Vingadores ela participou das Guerras Secretas na realidade criada por Beyonder.

Photobucket


05. Mulher Aranha


Apesar de terem existido mais de uma Mulher-Aranha, a que me refiro aqui no oitavo lugar é Jessica Mirriam Drew. Com uma pancada de superpoderes (incluindo emissão de feromônios, aderências às paredes e emissão de bioeletricidade pelas suas mãos) ganhos depois de seu pai (o futuro Alto Evolucionário) lhe injetar um soro experimental para salvá-la de uma rajada intensa de radiação, Jessica foi recrutada pela HIDRA sem saber sua real natureza. Quando revelada a verdade, ela resolve ser agente da SHIELD sob o comando de Nick Fury (saiba mais aqui). Durante o evento da Guerra Civil, Drew se uniu aos Novos Vingadores, equipe “fora da lei” que era contra a lei de registro. Porém, depois de Elektra se revelar Skrull depois de morta na Invasão Secreta, Jessica leva o cadáver Skrull para Tony Stark, se registra e passa a atuar em sua equipe, os Poderosos Vingadores. Teve sua lealdade duvidada constantemente com a acusação de ser espiã da HIDRA, mas, na verdade, Jessica era a Rainha Veranke, líder da invasão Skrull durante este tempo. Quando os “substituídos” retornaram ao mundo, a Mulher Aranha original enfrentou muita hostilidade dado o que sua imagem se tornou. Sem rumo, ela entra mais uma vez para o grupo Novos Vingadores de Luke Cage.

Photobucket

04. Miss Marvel

Depois de ter seu DNA misturado com DNA Kree e ganho seus poderes, Carol Danvers, ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos entrou para equipe dos Vingadores (após passar um tempo nos Defensores). Foi na equipe que Miss Marvel foi atacada pela então vilã Vampira permanecendo sem memória por algum tempo. Em um período fora da equipe (depois de um evento bizarro envolvendo uma pseudo-gravidez que preferimos esquecer), em um experimento de um alienígena, Carol ganha os poderes de gerar energia estelar, se tornando a Binária. Nessa forma ela vive algumas missões interplanetárias até retornar à Terra para ajudar os Vingadores ficando exaurida e passa um tempo se recuperando na Mansão da equipe. Mas Carol tem que enfrentar muitos demônios pessoais como alcoolismo, depressão e outros antes de ser novamente aprovada como uma Vingadora. Durante a Guerra Civil, Danvers passa a ser líder de campo da equipe de Tony Stark. Quando Norman Osborn toma o poder, ela se recusa a ficar e se une aos Novos Vingadores onde permanece até hoje.

Photobucket


03. Feiticeira Escarlate


Na alegria e na tristeza. Wanda foi um membro dos Vingadores de suma importância, não só pelo seu tempo em ambas as equipes (Vingadores da Costa Oeste e a equipe principal), pelas batalhas com diversos inimigos clássicos, pelo romance com o androide Visão (que já trouxe controvérsias suficientes ao grupo), por ter se ferido protegendo colegas, entre outras coisas, mas também por ser responsável pela Queda dos Vingadores. Seu poder, incialmente pouco usado na sua amplitude, se desenvolveu com ajuda de sua tutora e chegou a sua força máxima quando a mutante aprendeu a manipular a energia do caos (pra resumir bastante, claro). Depois de diversas desilusões como perder os filhos que havia criado com seu poder (pra resumir mais ainda), Visão ter sido destruído e “desumanizado” em sua futura construção, além de mais diversos outros fatores que cada vez mais levaram a vingadora a um colapso mental. Tanto poder em alguém instável não fez nada bem... Wanda causou a “Queda dos Vingadores” onde enlouqueceu a Mulher Hulk (que destruiu o androide Visão), destruiu a mansão, trouxe um exército Kree para ataca-los, e outros desastres. Todos os membros que já haviam participado da equipe foram chamados para ajudar. Porém, só se soube que os atos todos foram causados pelo descontrole de poder de Wanda depois. A mutante que foi uma estimada e duradoura vingadora causou um dos piores eventos na história da equipe, deixando destruição, membros feridos, outros desaparecidos e alguns até mortos no processo.

Photobucket


02. Viúva Negra


Depois de tanto falar de Natasha Romanoff nos últimos dias, nem precisamos contar grandes histórias. Desde vilã a membro reserva, de parceira em missões a líder, Viúva Negra já representou todos os papéis na equipe Vingadores. Também com suas idas e vindas, também tendo sido liderada por Homem de Ferro e Capitão América. Membro importantíssimo até em realidades alternativas. E, agora, a representante feminina do filme tão esperado da equipe. Pessoalmente, a escolha certa pra começar o universo de heroínas femininas do cinema. De personalidade forte, lutadora treinada, espiã por criação, Natasha é o novo rosto das Vingadores a partir de 2012 e vem acompanhado da bela face de Scarlet Johansson.

Photobucket


01. Vespa


Pode não ser a favorita de muitos, pode nem estar presente atualmente na equipe (estando até onde se sabe morta), pode não ter tido grandes lutas nem o mais incrível dos poderes, mas Janet van Dyne é a primeira. Vanguarda das mulheres em equipe de heróis embora sua personalidade, provavelmente pela mentalidade da época, poder conter traços fúteis. Nas primeiras histórias, Vespa era quase um sidekick. Ou a mocinha em apuros que os outros membros tinham de salvar, apesar de nem assim deixar sua personalidade forte e esperteza de lado. Muitas vezes seus pensamentos eram apenas sobre as belas faces e corpos de seus companheiros, mas a personagem evoluiu. Teve seus bons e maus momentos e criou uma complexidade enorme de personalidade junto ao sempre presente em sua vida Hank Pym. Janet é membro fundador da equipe dos Vingadores, coisa que não é pra qualquer um! Sendo alvo de um plano Skrull que a tornou uma bomba humana e acabando morta no processo. Não importa, goste ou não, Vespa foi a primeira Vingadora e sempre será! Ela tem papel fundamental na história das personagens femininas nos quadrinhos de herói.

Photobucket

Gostaram? Essa é nossa lista das Top 10 Vingadoras, e a sua? Acompanhando a Maratona 616? Quer fazer parte dela? Você pode dar opinião sobre filme marvete mais esperado no nosso podcast! Confira como no vídeo de abertura da nossa série de artigos. Hoje é a estréia! Bom filme pra quem vai ver! E... Avante, leitores!!

Photobucket


Cammy

comments powered by Disqus