sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maratona 616: Top10 Líderes dos Vingadores

Poster

Reunir um grupo de heróis a príncipio sem qualquer ligação direta alguma, não é nada fácil. Principalmente, tratando-se dos mais poderosos deles. Por isso, um líder dos Vingadores certamente é alguém que merece considerável destaque. E aqui resolvemos listar os 10 maiores de todos os tempos:


10. Capitã Marvel
Monica Rambeau até hoje se vangloria do fato de ter se tornado líder do time de Mais Poderosos Heróis da Terra, a partir da edição 279, em 1987. Não era um bom momento para o grupo e ela chegou ao posto mesmo tendo pouco tempo como heróina e vingadora. Ainda assim, ela era prendada e chegou até mesmo a comandar gente com muito mais experiência na época, como Capitão America, Thor e a Vespa. Não durou muito no papel, saiu do grupo pouco depois, mas mesmo assim mostrou que ainda tinha voz de comando ao liderar o irreverente grupo Nova Onda (publicado aqui na revista Marvel Max).
Avengers

9. Miss Marvel
Afastada por muito tempo da equipe desde conflitos que envolveram até mesmo o alcoolismo, Carol Danvers mudou sua perspectiva de vida quando se viu diferente na realidade da Dinastia M. Achou que era uma nova maneira de recomeçar e isso fez com que Tony Stark lhe confiasse o papel de Líder dos Poderosos Vingadores na fase em que Homem de Ferro dirigia a SHIELD e a lei de registro de superheróis foi efetivada. Em Mighty Avengers 1, no ano de 2007, montou seu próprio time combatendo ameaças como Ultron e Dr. Destino por mais de 12 edições.

Avengers

8. Patriota de Ferro
É duro ter que colocar um vilão nesta lista, mas é também inegável a marca que Norman deixou e permanecerar em seu tempo como Líder de uma equipe vil de Vingadores. Aproveitando um momento de fragilidade de Tony Stark, Norman conseguiu roubar seu cargo, reformulou a agencia governamental da SHIELD criando o MARTELO e montou seu time de Vingadores Sombrios em 2009, na primeira edição do novo título. Ainda que tenha orquestrado todo o tipo de manipulações a seu favor, não podemos deixar de compreender que Osborn, em sua visão, queria o "bem" do mundo. Combateu ameaças aquém de seu poder, como Morgana Le Fey e o Homem-Molecular, e derrotou todas elas. Foi desmascarado durante os eventos do Cerco, mas muitos ainda o idolatram pelo seu aureo tempo como o maior nome da segurança nacional dos EUA.

Avengers

7. Hank Pym
Membro fundador do grupo, Hank Pym chegou a fazer parte da célebre fase onde os heróis faziam rodízio da presidência do grupo semanalmente. Contudo, apesar de mais de uma vez ter sido oferecida liderança interina e ter servido por um tempo como consultor científico dos Vingadores da Costa Oeste, Pym só decidiu de fato assumir a liderança da equipe pela primeira vez após a morte da Vespa nos eventos da Invasão Secreta. Criou uma equipe de Vingadores a nível internacional, antagonizando os vils Vingadores Sombrios de Norman Osborn. Com a queda de Norman e o começo da Era Heróica, Pym tomou uma nova posição, como diretor da Academia de Vingadores, estando até o presente momento como tutor dos potenciais jovens heróis.

Avengers

6. Viúva Negra
Alguns talvez tenham apagado isto da memória, mas a Viúva Negra chegou a liderar a equipe de Mais Poderosos Heróis da Terra por quase 50 edições. Isso aconteceu nos anos 90, quando a equipe era um tanto incomum, composta por heróis que sobreviveram ao "Massacre". Ela servia como uma espécie de Líder administrativa, que por vezes dividia o comando de Campo com o Cavaleiro Negro. Junto com eles estavam Hércules, Sersi, Crystalis e Pietro. Natasha anteriormente já tinha uma boa experiência quando ocupava o cargo de assistente de liderança do Capitão América.

Avengers

5. Luke Cage
Foi com a morte do Capitão América e com a lei de registro entrando em vigor que Luke Cage se viu numa posição ingrata de ter que assumir a liderança dos 'Novos Vingadores' e continuar a boa luta em honra a Steve Rogers em Novos Vingadores 27. Foram tempos dificéis, perseguido pelo governo e em meio a uma paranóica invasão alienígena. Contava sempre com os conselhos do Wolverine, ajuda do amigo Daniel Rand e das portas abertas do Doutor Estranho. O importante é que conseguiu manter o grupo unido e isso garantiu a Luke a chance de permanecer no comando de um novo time de Novos Vingadores na Era Heróica, com o consetimento do Comandante Rogers, agora ressuscitado.

Avengers

4. Gavião Arqueiro
Naquela época, quem conhecia o temperamento difícil de Clint Barton, duvidaria de suas capacidades como líder, mas ele foi o primeiro da divisão Costa Oeste do grupo, 1984, fase aurea escrita e desenhada por Byrne. Provavelmente a vida de casado fez toda diferença e Clint permaneceu como tal por mais de quarenta edições. Acabou gostando da prática e chegou a liderar por curto tempo os Vingadores Centrais e os Thunderbolts. Muito tempo depois, após ressurgir de suas suposta morte em 'A Queda', Clint assumiu o pseudônimo de Ronin e até mesmo liderou o grupo durante a negra fase do Reinado Sombrio de Norman Osborn.

Avengers

3. Homem de Ferro
Como Membro Fundador, Tony Stark chegou a liderar a equipe em campo nas primeiras e mais importantes batalhas do grupo, mas nunca teve um papel oficial como líder interino do grupo desde então. Todavia, isso é talvez seja uma mera estratégia de Stark. Na prática, ele sempre esteve como grande financiador, representante dos heróis ao governo, mesmo ausente servia como consultor do grupo, aparentava sempre ocupar uma co-liderança, chegando até mesmo a dividir heróis no meio contra o Capitão América nos dias da Guerra Civil. No papel de diretor da SHIELD, não só comandou os Vingadores (tendo Miss Marvel como testa de ferro), mas sim toda a Iniciativa estava sobre seu comando. Com a Era Heróica, apesar da agente Hill estar como comandante administrativa, é o Homem de Ferro quem mais uma vez parece tomar as decisões.

Avengers

2. Vespa
Assim como Hank e Stark, Janet Van Dyne estava no grupo desde sua formação, mas provavelmente nunca fez parte da liderança rotativa (visto que na época todos a olhavam mais como ajudante do Homem-Formiga). Somente em 1982, ela assumiu de fato o cargo como líder na edição 217 e ficou até a edição 278. Sofreu bastante com batalhas duras contra Kang, Ultron, Barão Zemo, batalhas intergalácticas e mesmo assim manteve o time integro. Recentemente, devido aos trágicos eventos da Invasão Secreta, Janet foi vítima de uma armadilha, usada como bomba e despachada pra além desta realidade pela magia de Thor. Até então, é dada como morta, mas seu ex-marido continua numa busca implacável para encontrá-la.

Avengers

1. Capitão América
Steve Rogers não fez parte da primeira edição do grupo. Só foi encontrado muito tempo depois, na edição 4, mas desde então seu nome não pode ser mais desvinculado do grupo. Tornou-se o primeiro líder interino na edição 16, em 1965, comandando um grupo de novatos e ex-vilões - Gavião Arqueiro, Mércurio e Feiticeira Escarlate - e demonstrou que é um comandante nato. Foi o herói que por mais tempo ocupou o papel de líder da equipe, treinou a maioria dos que passaram pelo time ao longo dos anos e é admirado por todos por sua grandiosidade. Steve Roger, o Capitão América, é o Vingador definitivo, mesmo não sendo de fato o primeiro como o filme faz alusão.

Avengers


Não podia ser diferente a primeira posição, não? Capitão América praticamente tem o nome dos Vingadores associado ao seu quase sempre. E aí? Concordam com a lista?! Bom, isso é apenas o comecinho de algo mais. Fiquem atentos por muito mais listas em nossa maratona em breve!

Coveiro

comments powered by Disqus