segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maratona 616: A outra Viúva Negra

Como a Cammy disse no artigo dela dos uniformes da Viúva Negra, existe uma outra Viúva Negra, que clama para si o título de verdadeira espiã suprema russa. Seu nome é Yelena Belova e tem sua própria legião de fãs - mais lá fora do que aqui no Brasil, onde ela apareceu em poucos títulos. Conheça mais sobre ela aqui, no artigo abaixo:

Photobucket

Alistada aos 15 anos pela Sala Vermelha - órgão do G.R.U. (Glavnoye Razvedovatel'noye Upravlenie / Agência de Inteligência Principal), Yelena treinou por dez anos para se tornar a melhor espiã russa e assim receber o codinome Viúva Negra. Como Natasha Romanoff desertou ainda na Guerra Fria para atuar nos Estados Unidos como uma heroína independente, de tempos em tempos é formada uma nova agente especial.

Photobucket

Mas como Natasha iniciou seu treinamentos muito precocemente, Yelena sempre se comparou à ela nos resultados dos seus treinos, sempre tentando superá-la e obtendo excelentes resultados, tornando-se a primeira aluna a superar os sucessos de Natasha.

Uma de suas primeiras missões conhecidas envolvia recuperar uma bio-arma em um país estrangeiro. Ao saber que os americanos haviam enviado a Viúva Negra original para também recuperá-la, Yelena viu a oportunidade de confrontar pessoalmente aquela que havia aprendido a crer que era uma traidora da pátria-mãe. Na missão, as duas chegaram a agir juntas para se livrar dos perigos, mas Yelena continuou irredutível em sua campanha de se provar melhor que sua antecessora.

Photobucket

Nesse interím, Natasha a ensinou a não confiar cegamente nas ordens de seus superiores; e a convenceu de que um dia elas acertariam suas contas. O que veio de forma que ela menos esperava. Natasha sequestrou Yelena e com os recursos da Shield (Natasha é agente da Shield há muitos anos) trocou as feições uma da outra para mostrar à Yelena o que significa ser a Viúva Negra. Yelena, agora com a aparência de Natasha, ouviu de seu próprio oficial superior que ela era nada menos que um peão descartável no jogo da espionagem da Sala Vermelha, e que poderia ser trocada por outra a hora em que os russos quisessem.

Photobucket

Essa foi a primeira lição que Natasha queria ensinar a Yelena: de que a Viúva Negra não foi concebida para ser uma heroína do povo russo, mas sim como um soldado conveniente para seus líderes. A segunda foi ensinar que a vida de espionagem não era um jogo. A Shield reverteu suas feições, mas Yelena voltou à Sala Vermelha ressentida pelos métodos de Natasha.

Porém, algo ficou na mente da pobre Yelena, que resolveu se aposentar da vida de espiã. Usando seus atributos físicos, investiu na carreira de supermodelo, conseguindo uma pequena fortuna em pouco tempo, incluindo um império de lingerie que fatura meio milhão de dólares por mês, canais a cabo em Moscou, e casas em seis países diferentes, sendo a principal em Cuba. Quando em Cuba, limpou a barra de Natasha quando esta invadiu a ilha atrás de perseguidores que a vinham perturbando por meses.

Photobucket

Yelena em Cuba

Não muito tempo depois, Yelena reapareceu, já como agente da Shield, comandando uma operação de mineração de vibranium na Antártica, onde confrontou a nova formação dos Vingadores, que incluia Luke Cage e o Homem-Aranha, que haviam ido à Terra Selvagem capturar Sauron - um dos fugitivos da Balsa. Na confusão, Yelena teve seu corpo incinerado por Sauron, que a desfigurou completamente.

A preço de sua lealdade, a IMA, aliados à Hidra, ofereceram restaurar seu corpo e sua beleza. Enviada para destruir os Vingadores poucos dias antes do casamento de Luke Cage e Jessica Jones. Com super poderes, imitando os do já conhecido vilão andróide Superadaptóide, ela sobrecarregou suas habilidades enfrentando os Vingadores, e perdeu totalmente sua coesão corporal, virando nada mais que uma massa líquida no chão.

Poderia ser um fim trágico, se ela meses depois, não reaparecesse participando do Martelo, comandado por Norman Osborn, para chefiar a unidade Thunderbolts. Vale lembrar que muito depois da Invasão Secreta, os agentes da Shield na Terra Selvagem eram todos Skrulls. Talvez a Viúva que a IMA salvou era uma alienígena o tempo todo, vai saber. Voltando à história, durante meses ela trabalhou no período do Reinado Sombrio, mas no fim, ela era na verdade a Natasha Romanoff, usando um alterador genético que lhe conferia o peso, altura, e as feições da verdadeira Yelena Belova. Natasha estava infiltrada a mando de Nick Fury para espionar Osborn.

Photobucket

Ao descobrir que sua viúva Negra era falsa, Norman apenas sorri, porque ele era o contato de Natasha o tempo todo, fazendo uma reviravolta como há muito tempo não se via. E todo esse tempo, ele possuía a verdadeira Yelena num tubo, em animação suspensa.

Só o futuro dirá quando veremos Yelena novamente. Após o Cerco, não há notícias dela, mas provavelmente as vidas de Natasha e Yelena irão se entrelaçar como aconteceu durante toda a carreira dela.

Photobucket

Yelena e Natasha juntas até pela Kotobukiya


Jeferson

comments powered by Disqus