segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maratona 616: Top 5 Versões Alternativas da Viúva Negra

* Artigo escrito pelo redator Léo Florentino

Viuva

A Viúva Negra é, sem dúvida, uma excelente escolha para integrar os Vingadores no cinema. A bela e talentosa Scarlett Johansson no papel de Natasha Romanov também é uma grande decisão. Mas e quanto às outras versões alternativas da superespiã que estão por aí? Confira agora as que são, na minha opinião, as 5 mais interessantes.


5- Mutante X

Na mensal que contava as histórias do Destrutor dos X-Men, quando sua psique estava presa no corpo de uma versão alternativa que liderava uma peculiar equipe mutante, a Viúva Negra teve algumas aparições, como membro dos Vingadores daquele mundo. Nessa versão, as origens aracnídeas do codinome de Natasha foram levadas mais adiante. Aqui, o uniforme preto tinha detalhes de teias vermelhas nas mãos e pés, como o do Homem-Aranha, mas as semelhanças não param por aí. A Viúva Negra desse universo utilizava lançadores de teia como os de Peter Parker e podia ser vista se locomovendo pelos ares como o amigão da vizinhança. Peculiar, não?






4- Monica Chang (Ultimate)

Monica é a segunda Viúva Negra do universo Ultimate, surgida depois de Natasha nas histórias. Apesar das memórias ruins associadas ao codenome que era de Romanov, ela decidiu mantê-lo, ao ser recrutada para fazer parte dos Vingadores daquela realidade. É revelado que Chang já foi casada com Nick Fury, mas que o casamento chegou ao fim quando ela descobriu que ele dormia com várias mulheres do pequeno círculo social e da família dela, inclusive sua mãe. Monica prova-se uma eficiente membro da equipe.

Viuva


3- 1602

Neste excelente universo criado por Neil Gaiman, com versões dos personagens Marvel vivendo no ano de 1602, Natasha é uma espiã conhecida como "a mulher mais perigosa da Europa". Inicialmente é aliada a Matthew Murdoch, mas o trai para ficar ao lado do Conde Otto Von Doom, de quem torna-se forte servidora e parceira sexual. Numa mini-série posterior, porém, Doom a descarta impiedosamente após ela questionar um de seus planos.

Viuva



2- Ultimate

A Viúva Negra original do universo Ultimate foi Natasha Romanov, parte importante da já clássica série Os Supremos. Sendo uma antiga espiã soviética que passou pro lado da SHIELD como agente em missões secretas e obscuras, ela foi posteriormente incluída nos Supremos, depois que um histórico agradável ao público foi escrito para ela. No volume dois da série, Natasha fica noiva do Homem de Ferro e ganha de Stark uma armadura negra semelhante à dele. Quando a série começa a caminhar para sua conclusão, a Viúva Negra revela-se uma traidora e, ao fim da série, é assassinada pelo Gavião Arqueiro, por ter sido responsável pela morte de sua mulher e filhos.

Viuva



1- Claire Voyant

A Viúva Negra original surgiu muito antes de Natasha e foi uma das primeiras protagonistas femininas com uniforme e super-poderes das histórias em quadrinhos. Criada pelo escritor George Kapitan e pelo artista Harry Sahle, ela apareceu pela primeira vez na revista Mystic Comics #4, de agosto de 1940! Com uma atsmofera bem mais pesada do que a gente imaginaria de uma protagonista tão antiga, a Viúva Negra original era uma anti-heroína que matava os que faziam o mal para entregar suas almas a Satanás. Era descrita como a "mais estranha e assustadora personagem em histórias em quadrinhos".






Claire era uma médium que foi possuída por Satã para causar a morte da família a quem servia, e acabou sendo morta por uma das vítimas e indo pro inferno. Lá, o coisa-ruim a transformou na Viúva Negra, lhe dando poderes mágicos e um toque da morte que deixava uma marca em suas vítimas. Satã a manda para a terra por não querer esperar a morte natural nem lidar com a possibilidade de redenção das pessoas ruins. Ela matava os malfeitores a sangue frio, mas demonstrava compaixão por suas vítimas.






Tendo sua origem na Timely Comics, a editora que deu origem à Marvel, a Viúva teve 5 histórias na Era de Ouro. Depois disso, teve algumas aparições especiais em flashbacks, inclusive em Marvels.


Com algumas modificações, ela tem um papel na série The Twelve, que teve uma publicação problemática nos EUA ainda é inédita no Brasil.





Bonus Track:

Terra X
No catastrófico futuro da Terra X, uma nova Viúva surgiu, servindo fielmente ao Czar da Rússia Colossus. Pouco se sabe sobre ela, mas o que é certo é que ela não é Natasha Romanoff, não a que conhecemos.

X

Aí está o top 5. Agora, é só esperar até sexta para vermos a versão cinematográfica da Natasha mais uma vez no nosso tão aguardado filme dos Vingadores. Enquanto isso, continue acompanhando a nossa Maratona 616.

Léo

comments powered by Disqus