sábado, 21 de abril de 2012

AvX: Ato 1 (lado A)

Atenção! Informações Inéditas no Brasil e EUA!


AvX começou. Uma grande batalha tem início, e até o momento, duas edições da grande saga já foram publicadas. O que certamente já dá bastante assunto para discutir. Como todos que acompanham a saga já sabem, existe um grande conflito que está causando a saga. Pois então, hoje eu abordarei um dos lados do conflito, e amanhã, meu colega Fernando Saker abordará o lado oposto. E assim, teremos aqui no site o panorama exato de como a saga está se desenrolando e quais argumentos cada lado deste conflito tem a oferecer. Vale destacar que o texto a seguir está repleto de spoilers.



Bom, a Fênix está vindo para a Terra atrás de um hospedeiro e todas as apostas estão em Esperança Summers. A maioria dos mutantes já desconfiava dessa ligação, mas Ciclope só teve a certeza quando seu filho, Cable, lhe confirmou isso ao final de X-Sanction, para saber mais sobre X-Sanction, clique aqui.

A Fênix destruiu o planeta de Terrax e enquanto vem em direção da Terra, está destruindo incontáveis planetas. E isso certamente chamou a atenção dos Vingadores. Após uma reunião com o governo, onde Rogers e Stark explicam que a Fênix vem vindo para a Terra e que está destruindo tudo em seu caminho, eles recebem autorização para retirar Esperança Summers da Terra. Infelizmente, neste ponto o roteiro ignora toda a cronologia da Fênix a partir da saga da Fênix Negra, mas Fernando abordará isso melhor em seu artigo.

Mas vamos analisar a postura dos Vingadores, ao saberem que a Fênix vem vindo em direção a Terra, resolvem tirar a Esperança do planeta, levá-la para o espaço, em um planeta deserto. Essa era a ideia original, mas o plano possui uma complicação, Scott Summers. Wolverine alertou Rogers que Scott não iria deixar que levassem a criança, que ele possui um fanatismo muito grande por ela. Mas Rogers mesmo assim resolveu tentar dialogar com Scott. Mas receoso que houvessem problemas, levou boa parte dos Vingadores consigo, para ficarem escondidos e só aparecerem caso ocorra problemas.

E não deu outra. Rogers tentou dialogar, falou que os Vingadores levariam Esperança, mas Scott não quis nem escutar. Acusou os Vingadores de estarem ausentes nos problemas mutantes e avisou que os Vingadores não levariam Esperança. É quando Capitão América avisa que não está pedindo para levá-la, Ciclope ataca o Capitão que imediatamente chama os Vingadores. Scott ordena que Emma leve Esperança em segurança, sua amada alerta que a decisão de ir ou não com os Vingadores é dela, mas o caolho nega e avisa que a decisão agora é dele.


Bom, esse é o final da primeira edição, vamos dar uma rápida analisada. Vingadores querem tirar a Esperança do planeta para não correr o risco da Terra ser destruída. Os X-Men acreditam que a Esperança, com o poder da Fênix, poderia restaurar o gene x. Mas dai vamos calcular os riscos, tentar restaurar o gene x, vale arriscar a vida de todos os seres do planeta? Não seria mais prudente irem para um planeta deserto, onde caso a messias fosse a verdadeira hospedeira, poderia restaurar o gene x, e caso não fosse, o que seria destruído seria um planeta deserto e não a Terra? Acredito que nessa, o fanatismo do Ciclope falou mais lato do que a lógica.

Outro ponto é Scott acusando os Vingadores de estarem ausentes nas situações dos X-Men. Vamos pegar os fatos por ordem cronológica. A destruição de Genosha, isso foi algo tão rápido e inesperado, que nem os X-Men tiveram a chance de ajudar em algo. O massacre no Alaska, os heróis em geral, estavam todos envolvidos na Guerra Civil, os que não estavam presos ou tendo de se esconder, estavam caçando ex-amigos, e sendo o Capitão América o líder do anti-registro, não vejo lógica no fato do Scott jogar algo na cara dele, já que algum tempo depois da Guerra Civil, os mutantes encararam uma situação semelhante e tiveram de ficar em Utopia e não tiveram como ir ajudar os Vingadores no Cerco. Em Utopia (a saga), os Vingadores apenas não ajudaram os mutantes porquê estavam ainda na clandestinidade e principalmente devido ao agravante de que Clint Barton havia sido capturado por Norman Osborn, eles já tinham seus próprios problemas. Em Segundo Advento os Vingadores foram ajudar os mutantes, infelizmente a redoma só poderia ser desfeita por dentro, então os Vingadores foram de pouco auxílio, mas estavam lá. Sem contar, que o Capitão América e o presidente dos EUA dando uma medalha de honra ao Scott, foi o maior gesto de popularidade positiva que os mutantes tiveram nos últimos 5 anos, e ele foi feito por um Vingador. Mas claro, Scott deve ter esquecido isso porquê jogou a medalha fora logo depois.

O que Scott está fazendo é colocar Esperança a frente do planeta inteiro, e omitindo informações. Mas a verdade é que em um histórico longo, os Vingadores pouco ajudaram os X-Men e os X-Men sempre preferiram ficar mais escondidos. E para ser sincero, os grupos de heróis, todos eles, não costumam se ajudar regularmente. Mas neste caso em específico, a Fênix vem vindo para possivelmente destruir a Terra, é plenamente coerente os Vingadores se intrometerem, mesmo o vilão sendo da "galeria" dos X-Men. O incoerente da situação é o Quarteto Fantástico ainda não ter se intrometido.

E assim termina a primeira edição. A segunda, por sua vez, possui pouco conteúdo, ela é repleta de batalhas entre os Vingadores e X-Men. Mas a surpresa fica para a Hope ao final da edição, manifestando a Fênix e queimando o Wolverine e deixando seus colegas, jovens mutantes, desacordados e partindo para longe, correndo velozmente pela água.


A saga até então vem dividindo opiniões. Alguns estão gostando, achando ela divertida, já outros não estão suportando as gigantes incoerências cronológicas. Mas e quanto a postura, você caro leitor, está com os Vingadores ou com os X-Men? Discorda da postura abordada neste artigo? E não perca amanhã, Fernando Saker mostrando o lado dos mutantes desta batalha.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus