sexta-feira, 20 de abril de 2012

Maratona 616: Entrevista de Whedon ao NY Times sobre Os Vingadores

Vingadores

Em entrevista concedida alguns dias atrás ao jornal NY Times, o diretor dos Vingadores, Joss Whedon, diretor o filme mais esperado deste ano, Os Vingadores, fala curiosidade dos bastidores, opinião sobre alguns personagens e algumas coisas que faria diferente no filme. Confira a tradução na íntegra:

Você sempre foi um cara Marvel desde criança?
Todo mundo acho que foi curioso nos dois lados. Eu tentei um pouco de DC, li algo no colégio, foi uma fase. Mas sim, eu sou um Cara Marvel, do começo ao fim.

 Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, disse pra gente que conquistou seu contrato para o fillme dos Vingadores com apenas um único email.
 Os caras da Marvel, principalmente o Kevin, sabem exatamente o que precisam e me deixaram tomar as decisões. E nisso tudo só houve um conflito entre a gente, em termos do que eles queriam...

 E o que foi?
 Foi na questão dos vilões. Eu queria colocar mais um. E eles não aceitaram. A gente no fundo conseguiu fazer funcionar, mas esse foi o principal ponto em que a gente discordou.

 E que vilão era esse?
[Disfarçando] Uma figura específica. Eu queria um outro cara neste mix, alguém ao nível deles, pois a gente tem de um lado um monte de caras poderosos. Esse foi o problema. Eles acharam que funcionaria melhor sem isso e que seria muita coisa pro filme. Mas tirando isto, tudo o que eles queriam, eu concordei perfeitamente. Algo do tipo "queremos que os Vingadores acertem suas diferenças não apenas na conversa".Ok, certo. Eu gosto disso também. É um filme de superheróis. Superheroismos devem acontecer.

Vingadores

Marvel já havia contactado você antes, mas sem fechar contrato. O que foi que aconteceu?
Eu me interessei pelo Homem de Ferro quando ele tava na mão da New Line ainda e um dia pensei, será que eu quero mesmo fazer parte disto? Eu recurei. E honestamente, acho que Jon Favreau fez um grande trabalho, melhor do que eu faria. E todo mundo pode assegurar que o DNA do filme dos Vingadores, sem fazer teste de paternidade, tem o "Homem de Ferro" como "Papai". É o filme onde nossa realidade começa, mesmo quando torna-se um pouco mais fantástico.

Como foi que você respondeu sim ao convite dos Vingadores por email?
Foi tipo: eu não quero fazer um filme dos Vingadores, então darei a eles algumas idéias sobre como poderia tudo ser. Se for sobre a origem do time, não vai fazer muito sentido, e eles não queriam mesmo isso. Então, resolvemos usar o modelo Dirty Dozen, que é nada mais nada menos que 1 hora e 40 minutos de treinamento e 20 minutos de matança nazista. Eu despejei minhas idéias, sendo o cerne dela, com os Vingadores sendo um filme de guerra. Seria a unica maneira de expor esses personagens de uma maneira que você pode achar que eles poderão perder. Você não pode criar seis exatas combinações, mas de uma maneira maior, seis abominações. Você não pode fazer isso. O que dá pra fazer é coloca-los passando por tanta coisa que vai te dar essa sesnsação de que não sabe o que acontecerá com eles, não saberá se todos voltarão. Eu tive essa sensação quando assisti o "Falcão Negro em Perigo". Eu assisti e falei pra mim "Ok, este é um filme que gostaria de fazer". Meu primeiro escrito foi de 3 a 4 páginas, e dele, o pessoal da Marvel começou a ficar agitado sobre as coisas que eu escrevia. E eu pensava como aquilo soava divertido. Essas são pessoas que são quebradas. Eu posso escrever sobre isso. Eles são torturados e estranhos.

E seriam essas as principais caracteristicas de seus personagens?
 Sim, sim. Eu sou aquele cara que odiou a Emma na primeira vez que leu sobre ela, pois odiava a idéia de uma pessoa que tinha de tudo na vida e precisava ser derrubada.Eu não gostava dela e demorou um tempo para eu entender qual era a intenção dela. No meu caso, foi mais difícil escrever sobre o "Angel" do que sobre a "Buffy" porque ele era vigoroso e heróico, ao mesmo tempo que massivamente pertubardo. É difícil para mim imaginar essa estrutura num programa. E você precisa disso, precisa desta visualização. Alguém escreveu tempos atrás na internet que "Eu não acredito que contrataram Joss Whedon. Deveria ter sido Dean Martin, um cara de filmes com mais testosterona. Whedon vai ser só choro e conversa sobre sentimentos". E eu pensei comigo mesmo. Sabe, cara? Ele está mesmo certo. É, provavelmente vou. E eles tambem fazem isso aqui.

Vingadores

De certo modo, você só quer ver atores famosos fazendo esses papéis por muito tempos...
O que você quer ver é o Capitão América e o Tony Stark diferentes um do outro, articularmente falando. Eles são polos opostos, e ao mesmo tempo, eu diria que sou basicamente o Tony e desejaria ser o Capitão. Eu acredito em tudo o que o Steve Rogers diz, mas no fim de tudo, eu sempre so mais parecido com o Tony, sem o brilho e os bilhões, claro.

E você conseguiu lidar com todos os outros plots já estabelecidos dos filmes Marvel quando entrou nessa empreitada?? 
Sim, claro. E também com todas as outras sequências que estão por vir. Havia conversas do tipo - Você precisa trabalhar com esse personagem? Você precisará dele para a sequência disto. Você não pode jogar as coisas pro alto. Uma das maiores complicações pra mim foi o final de Homem de Ferro 2. Era uma relação semi-estável. Eles diziam que aprovavam o Homem de Ferro, mas não o Tony Stark. Eles dificultaram minha vida ali, neste respeito. Mas você tem que juntar todas essas peças e aí fazer seu quebra-cabeças. Mas é um quebra-cabeças que vai vir mesmo a tona. Não é um monte de peças soltas. tem uma logica que as faz se encaixar. E quando acontece, você sente que lhe foi dado mais presentes do que problemas.

É verdade que houve alguns problemas na construção da história enquanto estava filmando?
Eu gosto de falar que sou o Mycroft Holmes e BUM, lá vai. Eu me enganei algumas vezes. Eu só tinha a estrutura de tudo antes de começar a filmar e ainda estava escrevendo algumas cenas enquanto filmava.

Algum exemplo do que não deu certo no roteiro e você só percebeu no processo de filmagem?
Uma das melhores cenas que eu escrevi foi uma cena entre Rogers e a Peggy [Carter] no presente. E eu era o cara que disse "Cara, nos vamos ter que tirar isso". Já tinhamos muitas cenas com o Capitão, porque de fato ele é o cara principal pra mim. Eu tenho essa sensação de perda sobre o que anda acontecendo com nossa cultura, falta de idéia de comunidade, falta de cuidado do bem estar e todas essas coisas. Eu tava gastando boa parte do tempo com ele dizendo essas coisas, mas aí eu cortei tudo.

Vingadores

Mesmo tendo já experiencia como diretor, ao lidar com caras como Robert Downey Jr. e Samuel L. Jackson, e todas essas estrelas dos filmes Marvel, houve algum aprendizado??
Mesmo com todas as estrelas do mundo, se apenas forem os atores, vai se precisar ainda de um diretor. E todas essas estrelas são atores. E eles querem saber o que você está fazendo, pois não importa o quanto de controle eles tenham sobre seus papéis - e olha que eu colaboro intensamente com eles, o tanto o quanto eles queiram - eles ainda sabem que esse é o filme do diretor. E o Robert é inteiramente fácil de lidar. Uma das primeiras coisas que ele me disse foi "Eu nunca vou mexer com suas intenções. Eu vou questionar todo dia sobre seus planos até ali, mas não vou atrapalhar no que você pretende fazer". E assim nos entendemos, pois geralmente estou acostumado com pessoas fazendo o que falo, e ele é assim. E foi aí que vi que tivemos uma das melhores colaborações de todos os tempos.

Todo mundo sabe que você adora protagonistas femininas fortes em seus seriados. Você teve alguma influência em tornar a Viúva Negra muito mais proeminante do que seria em "Os Vingadores"?
Absolutamente. Teve até um momento em que questionaram se a Viúva Negra deveria ser uma Vingadora. E eu tive que lembrá-los de que estaria lidando com fanboys. Claro que ela deveria. Eu vou dar a ela papéis decentes neste filme. Ela certamente é a "Dona da Rua". Nós vamos gastar mais tempo com ela, pois alem de tudo, para mim, ela é um dos personagens mais interessantes aqui.

Bom, algumas outras perguntas foram feitas sobre a opinião do diretor quanto ao estilo de filmes de superheróis e a fórmula para este sucesso, mas acho que mais que a explicação dada por ele, a resposta está no próprio filme. Ficamos por aqui, pra evitar que qualquer spoiler escape. É uma semana até lá pessoal!

 Coveiro

comments powered by Disqus