sábado, 21 de abril de 2012

Vingadores nos desenhos animados

Animação

Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Thor, peças fundamentais na equipe dos Vingadores, estiveram presentes desde as primeiras animações Marvel da TV, aquelas mesmas baseadas nos desenhos de Jack Kirby e amistosamente chamadas hoje de “desenhos desanimados”. Contudo, apesar das aparições rápidas e comuns que faziam entre as histórias dos outros, demorou bastante tempo para vermos uma equipe de Vingadores realmente existindo nos desenhos. 
A primeira tentativa foi uma animação dos Vingadores foi em 1999 pela FOX, de pouco sucesso na TV, principalmente pelo fato de levar quase nenhum membro de destaque na formação. O nome original era “Avengers: United They Stand” e consistia de um das primeiras animações da Marvel com esse estilo de traço mais rebuscado. Basicamente, muitos a comparavam com uma versão “Costa Oeste”, já que lá estavam a Vespa, Magnum, Tigra, Gavião Arqueiro e Feiticeira Escarlate, liderados pelo Homem-Formiga. Os uniformes eram basicamente bem diferentes dos originais, mais parecidos com armaduras e bem tecnológicos, provavelmente um reflexo do que se via nos quadrinhos na época, no final dos anos 90. Juntaram-se a equipe no decorrer das histórias, o Falcão e o Visão, tendo este último as melhores histórias dos 13 episódios desta única temporada. Da famosa trindade, apenas breves aparições e referências. A equipe enfrentou vilões como Ultron, Mestres do Terror e o Zodíaco. Uma segunda temporada era planejada trazendo episódio com participação do Dr. Banner e Thor, mas tudo foi jogado fora quando a audiência não rendeu o esperado. 


Demorou bastante tempo depois da malfadada animação de 1999 até alguém apostar no grupo de novo e mesmo assim não se tratava do conceito original. O sucesso da versão Ultimate do Grupo, Supremos impulsionou a Lionsgate a fazer não só uma, mas dois longas do “Ultimate Avengers” direto para DVD em 2006. A formação da equipe é praticamente a mesma do gibi, com o Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Viúva Negra, Homem Formiga e Vespa, sendo geridos pelo Nick Fury versão Ultimate. Contundo, o drama era mais brando entre os personagens. Hank Pym, apesar de ter ainda um caráter idiota, nunca espacou a esposa e a Natasha Romanoff desta realidade nunca foi traidora, mas sim amante do Capitão América. O primeiro DVD basicamente resume uma nova concepção da luta entre os heróis e os Chitauris, os Skrulls daquele universo. Já no segundo DVD (que saiu antes do segundo Volume dos Supremos lá fora), traz uma aventura em Wakanda, quando eles encontram uma versão diferente do Pantera Negra. São duas animações básicas, com boa arte, mas histórias pouco cativantes. 


Mesmo deixado de lado os Supremos, a Lionsgate acreditou que havia mais a se explorar no universo dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Contudo, foi a vez de eles, orientados pelo fabuloso roteirista Chris Yost, criarem seus próprios heróis em 2008. Os Jovens Vingadores - Herois Do Amanhã ( do original “Next Avengers: Heroes Of Tomorrow”) é uma animação sobre os futuros filhos dos Vingadores Clássicos, que salvos e criados por Tony Stark, sobreviveram ao holocausto causado por Ultron. Isso até o dia em que eles são descobertos e decidem contra-atacar. São eles, James Rogers (filho de Capitão América e Viúva Negra) Henry Pym jr.( filho de Gigante com Vespa) Azari (filho de Pantera Negra e supostamente Tempestade) e Torum (filha de Thor e Sif), que mais pra frente se juntam com Francis, o filho perdido de Clint Barton. Com uma ajudinha de Stark e também de um envelhecido Hulk, a garotada decide ter um combate definitivo com o robô assassino. Na minha opinião, uma das melhores animações envolvendo o grupo, com uma história fabulosa e completamente inédita. Apesar de não ter continuação em DVD, os pequenos heróis conquistaram de tal forma o público (e os autores) que tiveram sua primeira aparição nos quadrinhos em 2011 na nova revista dos Vingadores.



Mesmo não usando o título “Vingadores”, cabe aqui uma menção rápida ao Esquadrão de Super-Heróis (como foi traduzido os Super Heroes Squad, versão mais infantilizada dos heróis baseadas numa linha de brinquedo da Hasbro). Os pequenos personagens tem um tipo de humor muito mais inocente, lutas muito mais cartunescas, mas não deixam em nenhum momento de manter referências aos “Mais Poderosos Heróis da Terra”. A base deles é uma versão do Aeroportaviões, a maioria dos vilões são os clássicos dos Vingadores e muitos dos curtos episódios são referências claras a histórias das HQs. Apesar de algumas variações, a equipe clássica consiste de Homem de Ferro, Falcão, Hulk, Surfista Prateado, Thor e Wolverine. O desenho conquistou duas temporadas até 2010, pelo canal Nickelodeon, provavelmente se encerrando após as modificações que a Marvel sofreu com a aquisição da Disney.


Por fim, foi no segundo semestre de 2010, continuando em 2011, que os fãs puderam se satisfazer com uma animação realmente digna para a maior equipe da Marvel. O desenho “Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra” começou na internet, com pequenos webisódios que foram conquistando fãs pouco a pouco. O resultado a curto prazo disso foi uma rápida resposta e boa aceitação. Com roteiros bem inscritos, características bastante fidedignas aos quadrinhos e muitas cenas de ação eletrizantes, a nova animação dos Vingadores facilmente chegou ao posto de melhor adaptação Marvel em série animada até então. O grupo traz os clássicos da formação original, com um a adição extra do Pantera Negra e Gavião Arqueiro. Conta também com uma série de participações especiais, que vão do Quarteto Fantástico aos heróis cósmicos da Marvel e já conquistou sua segunda temporada começando agora em 2012. 



Além dessas animações, os Vingadores chegaram a fazer uma rápida passagem no desenho dos X-Men numa versão futura e distorcida e são praticamente presença constante na nova animação do amigão da Vizinhança, o Ultimate Spiderman. Com a compra da Disney, as expectativas pros vindouros anos é de que muitos mais animações Marvel, principalmente envolvendo os Vingadores, venham. 

Coveiro

comments powered by Disqus