quarta-feira, 25 de abril de 2012

Maratona 616: Top 10 Combates do Gavião Arqueiro

Seguindo com nossa maratona, hora de vermos dez batalhas marcantes de Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Como muito vão ver, a maior parte das batalhas de Clint foram ao lado de seus companheiros Vingadores. Obviamente, houve alguns combates individuais, que serão aqui ressaltados. Adotarei o critério cronológico, partindo-se do combate mais recente até o mais antigo. E peço desculpas, desde já, pela ausência de alguma batalha importante.

Photobucket

10. A Lista: Vingadores

Esse é um dos combates mais legais, principalmente pela qualidade das cenas envolvidas. Clint Barton perde a paciência com os desmandos de Norman Osborn e resolve se livrar do homem do jeito mais fácil: Matando-o. Obviamente, todos os Vingadores discordam disso. Mas nada é capaz de parar o Arqueiro. Assim, Clint invade a Torre Stark e começa a derrubar, um a um, os Vingadores Sombrios. Quando está prestes a cumprir sua missão, Ares mostra o porquê de ser o deus da guerra. Esse evento aconteceu em Dark Reign: The List - Avengers (November 2009).

Reinado Sombrio Especial: A Lista - Vingadores

09. O Velho Logan

Wolverine: O Velho Logan

Em mais uma das pirações de Mark Millar, essa história se passa num futuro sombrio onde os vilões venceram. Nesse futuro, Logan, devido a um trauma ocorrido 50 anos antes dos acontecimentos da história, se nega a usar violência contra as pessoas. Em razão disso, sua família é constantemente achacada por uma gangue formada pelos filhos do Hulk. Precisando de dinheiro, Logan concorda em se unir a um envelhecido Clint Barton cego(!) para uma travessia pelos distópicos 4 reinos dos Estados Unidos. A saga em si é um espetáculo, com diversas cenas violentas. E apesar da cegueira do Gavião Arqueiro, Clint apresenta bons motivos para ser considerado o maior arqueiro da Casa das ideias. O arco Old Man Logan pode ser visto em Wolverine 66-72 e Giant size Old Man Logan.

08. Vingadores: A Queda

Photobucket

Esse foi um dos eventos mais importantes para os Vingadores. Ok, Clint Barton foi uma das baixas do evento, mas morreu lutando. Em uma das melhores e mais emociantes cenas da história da Casa das ideias, Clint Barton abate o maior número possível de krees com suas flechas. No entanto, é pego no fogo cruzado. Desesperado com a iminente queda, Clint se sacrifica para derrubar uma das naves Krees. Um grande clássico, cortesia de Bendis e Finch. Esse evento aconteceu em Avengers #500-503.

07. Gavião Arqueiro Ultimate: Unhas Assassinas

Mais uma de Mark Millar, dessa vez ao lado Brian Hicth. Com o surgimento da realidade Ultimate, no começo do século XXI, Millar reescreve os Vingadores, batizando-os, agora, como os Supremos, a equipe de superseres a serviço do governo americano. Clint Barton, sendo um dos mais condecorados agentes da SHIELD, não poderia deixar de participar da equipe.


Photobucket

Destacamos a seguinte cena: Em uma das cenas mais loucas dos quadrinhos, Clint, que havia sido capturado pelas forças invasoras dos Estados Unidos da América, estava preso e desarmado. Ele, então, arranca as unhas e se livra dos seus carcereiros. Grande cena dos quadrinhos. Esses eventos podem ser vistos em Ultimates Vol. 02 n° 9

06.Thunderbolts – Indo ao Inferno pela Alma da Harpia

Liderando os Thunderbolts, Barton foi ludibriado por Hellstorm a ir até o inferno. O objetivo: Salvar Bobbi Morse, a Harpia ( é Bendis, tu sacaneou metade da vida do Gavião Arqueiro). No entanto, tudo não passou de um plano de Hellstorm para destruir Mefisto. Apesar de a equipe de vilões regenerados ter recebido ajuda de Morse, Harpia não conseguiu ser resgatada. Esses fatos aconteceram em Thunderbolts Annual 2000.

Photobucket

05. Vingadores Da Costa Oeste Vs Mephisto

Photobucket

Quando duas entidades infernais brigam, normalmente o problema sobra para os habitantes da Terra. E aqui não seria diferente. Satanish e Mefisto começam uma guerra que acabou envolvendo os Vingadores. Essa batalha é extremamente relevante para Clint, já que houve o sacrifício de Harpia para salvar a equipe (Bendis, Bendis...). Esses eventos ocorreram em Avengers West Coast Vol.2 #100.04.

04. Gavião Arqueiro Vs Trickshot

Essa merece um pouco mais de explicação. Quando Clint começou sua carreira de mascarado, ele era um artista de circo. Mas, obviamente, Clint não nasceu sabendo atirar com arco e flecha. Tudo que o Gavião Arqueiro sabe foi aprendido com Buck Chisholm, um habilidoso arqueiro. No entanto, em razão dos problemas, Buck acabou enveredando pelo caminho do crime. Clint, em razão de seus princípios, recusa a seguir por esse lado. Chisholm então se enfurece com o Clint por isso. Posteriormente, acaba adotando o codinome Trickshot.

Photobucket

Feita essa breve introdução, vamos ao combate. Buck está morrendo. Anos de alcoolismo acabaram com sua saúde. E em decorrência disso, acabou desenvolvendo um câncer. Prevendo o fim, Trickshot quer morrer dignamente. E desafia seu ex-pupilo, o vingador Gavião Arqueiro. Após o feroz combate, Clint, no lugar de realizar o desejo de Buck, paga um tratamento para doença de Trickshot. Esse combate ocorreu em Solo Avengers #3-5.

03. Guerra Kree-Skrull

Um dos eventos mais importantes para história dos Vingadores não poderia ficar de fora. Nessa saga, Clint Barton, como Golias, tem momentos memoráveis. Clint enfrenta diversos perigos, a maioria deles contanto tão somente com suas habilidades físicas, já que a quantidade de soro do crescimento é insuficiente para todas as situações. A Guerra Kree-Skrull aconteceu em Avengers #89 – 97.

Photobucket


02. Vingadores Vs Cabeça de ovo

Photobucket

Cabeça de Ovo, de posse de um raio mortal em órbita, ameaça o planeta Terra. E cabe aos Maiores Heróis da Terra resolver a questão. Essa foi uma das primeiras batalhas de Clint Barton como Golias. Mas o grande fato marcante é os Vingadores tiveram ajuda de um membro da família Barton: Barney. Na época, considerado um criminoso (na verdade, ele era um agente do FBI que estava infiltrado na máfia), Barney, o irmão mais velho de Clint, descobriu os planos de Cabeça de Ovo e os entregou aos Vingadores. Porém, o desfecho da história não foi totalmente positivo: Barney morreu durante a batalha. Essa luta ocorreu em Avengers Vol 01 n° 64-65.

01. Gavião Arqueiro Vs Homem de Ferro

Como já deve ter visto, a primeira aparição de Clint Barton foi como adversário do Homem de Ferro. Clint se apaixonou pela espiã soviética Viúva Negra, que o usou para roubar a tecnologia de Tony Stark. E apesar de toda tecnologia de ponta que Stark tem, o Gavião Arqueiro e suas flechas especiais deram bastante trabalho. Os encontros aconteceram em Tales of Suspense n° 57, 60 e 64

Photobucket


Gostaram? Bom não sou fã de listas, já que acabo sempre esquecendo algo relevante ou interessante. Mas acho que deu para pegar os principais combates para Clint Barton. Continuem acompanhando nossa Maratona 616.

Rafael Felga

comments powered by Disqus